Página inicial / Ciência da Informação / Informação Jurídica / TRF3 INAUGURA LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

TRF3 INAUGURA LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Finalidade do espaço é propiciar o desenvolvimento de projetos inovadores por meio da metodologia design thinking

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, inaugurou, nesta segunda-feira (17/2), o Laboratório de Inovação do TRF3 (iLabTRF3), que funcionará na Avenida Paulista, n.º 1.912, Edifício Funcef Center, 2.º andar, São Paulo/SP.

O iLabTRF3 é um espaço de participação democrática, no qual, por meio da metodologia design thinking, magistrados, servidores, operadores do Direito e usuários da Justiça Federal poderão desenvolver e compartilhar experiências inovadoras, voltadas para a melhoria da gestão pública e para o aprimoramento dos serviços prestados à população.

A Presidente do Tribunal falou do novo espaço: “É um ambiente totalmente diferente, leve, alegre, e que muito colabora com a criatividade”. Ela disse que a ideia de criar o iLabTRF3 surgiu em razão da experiência bem-sucedida do Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo (iJuspLab), instalado no Fórum Pedro Lessa, sendo o primeiro laboratório do Poder Judiciário. A Desembargadora Federal elogiou o trabalho da Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz, e do Juiz Federal Paulo César Neves Junior à frente desse Laboratório.

A Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria Tereza Uille também contou como a experiência da Justiça Federal de São Paulo inspirou a criação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do CNJ, inaugurado nesta terça-feira (18/2).

“Esse é um ambiente horizontal, um ambiente de diálogo, em que as pessoas se sentem livres para criar. E a criatividade é o sucesso da inovação. Nós temos muitos problemas, mas, quando nós nos reunimos, colocamos todos os problemas à mesa, chamamos os magistrados, os servidores e representantes de outros órgãos para dialogar, certamente a solução aparece”, afirmou a Conselheira.

Durante o evento, a Presidente do TRF3, Therezinha Cazerta, e a Diretora do Foro, Luciana Ortiz, prestaram homenagem à Conselheira Maria Tereza Uille pela competência, empenho e dedicação com que conduziu os estudos para a integração das Metas do Poder Judiciário aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, disseminando a importância dos trabalhos realizados pelos Laboratórios de Inovação na busca de ideias, conceitos e planos para a melhoria dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.

Também compuseram a frente de honra o Diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região, Desembargador Federal José Lunardelli; a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz; a advogada Cecília Mello, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo; e o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Juiz Federal Fernando Marcelo Mendes.

ILabTRF3

O Laboratório de Inovação do TRF3 será coordenado pela Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica do Tribunal (Adeg), com o apoio do Grupo Inova TRF3. O espaço permitirá a reflexão, a interação, a cocriação, a empatia, a troca de conhecimento e a prototipagem, com a participação de todos os atores envolvidos com as políticas.

A Assessora da Adeg, Maíra Zau Serpa Spina D’Eva, explicou que esse é um ambiente livre para criar e trazer para a instituição as melhorias e os avanços mais atuais, como a inteligência artificial. “Sozinhos, não vamos a lugar algum. Buscar experiências, compartilhar ideias, reunindo esforços, desburocratiza e facilita o alcance de resultados”, afirmou.

O servidor Fábio Akahoshi Collado, integrante do grupo InovaTRF3, falou do primeiro projeto trazido para o ILabTRF3: o Sinara.

“O Sinara é um algoritmo de Inteligência Artificial que está sendo desenvolvido para identificar textos jurídicos como leis, artigos, alíneas, entre outros”, afirmou. Ele explicou que a ideia é facilitar a pesquisa por assuntos, jurisprudência, e trabalhar essas informações para melhor gerenciar o trabalho dos Gabinetes: “Hoje temos muitos dados à disposição. São 40 milhões de imagens digitalizadas com o Projeto TRF3 100 % PJe”.

Fotos: ACOM/ TRF3
Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, inaugura o ILABTRF3
Autoridades prestigiam a instalação do novo espaço no TRF3
A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta e a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Luciana Ortiz, prestam homenagem à Conselheira do CNJ Maria Tereza Uille
 
 Presentes na instalação do iLabTRF3
 
Instalações do iLabTRF3
 
 Instalações do iLabTRF3
 
Autoridades desceram a placa de inauguração do iLabTRF3

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Fonte: TRF3

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *