Página inicial / Centros de Documentação e de Memória / TRF3 INAUGURA CENTRO DE MEMÓRIA

TRF3 INAUGURA CENTRO DE MEMÓRIA

A história do Tribunal, instalado em 1989, é contada por meio de recursos multimídia

Texto por Assessoria de Comunicação Social do TRF3

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.a Região, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, inaugurou, nesta segunda-feira (10/2), o Centro de Memória do TRF3, em cerimônia que contou com a presença do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro João Otávio de Noronha, entre outras autoridades.

O Centro de Memória foi inaugurado logo após a realização de sessão do CJF na sede do TRF3. O presidente do STJ e do CJF parabenizou a Desembargadora Therezinha Cazerta pela iniciativa de criar o espaço, que é aberto ao público.

“É importante que nós, da Justiça, que de certa forma ajudamos a escrever a história desse país, tenhamos o cuidado de documentar os fatos, para que essa história se perpetue com base no conhecimento da realidade, não por suposição”, afirmou o Ministro Noronha.

A Presidente do TRF3 esclareceu a motivação do projeto. “O mundo está mudando muito rapidamente. Temos toda uma história para contar. Ela deve estar registrada para que todos conheçam o que a Justiça Federal fez e como ela contribuiu para a transformação do país.”

A Juíza Federal em Auxílio à Presidência, Raquel Perrini, que coordenou os trabalhos de ideação e de execução do Centro de Memória, disse que as dificuldades financeiras, a exiguidade de tempo e a carência de recursos humanos e materiais não impediram a concretização do projeto.

“No Centro de Memória do TRF3, o visitante tem a oportunidade de conhecer ou de relembrar momentos importantes da história do Tribunal, contados por meio de recursos multimídia, publicações, documentos, fotografias, vídeos e objetos.”

De acordo com a Juíza Federal, a concepção do espaço levou em consideração a necessidade de contemplar a acessibilidade. “Os dispositivos acessíveis criam um espaço inclusivo e democrático, com audiodescrição de fotos, construção de displays com dimensões e iluminação adequadas para acesso de cadeirantes e placas em braille.”

A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta agradeceu a Juíza Federal pelo empenho. “Esse é um projeto antigo do Tribunal, que não teria sido possível implementar, se não fosse pelo empenho da dra. Raquel, que dedicou corpo e alma para a sua concretização, auxiliada pela competente equipe de servidores desta Corte.”

Também estiveram presentes os Ministros do STJ Maria Thereza de Assis Moura, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva e Sebastião Alves dos Reis Junior; os Presidentes dos Tribunais Regionais Federais Carlos Moreira Alves (TRF1), Reis Friede (TRF2), Victor Laus (TRF4) e Vladimir Carvalho (TRF5); o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf; a Juíza Federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, Secretária-Geral do CJF; o Juiz Federal Fernando Marcelo Mendes, Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil; o Juiz Federal Otávio Henrique Port, Presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul; a Advogada Margarete de Cassia Lopes, representando a OAB; e o Subprocurador-Geral da República Alcides Martins, pelo Ministério Público Federal.

O Centro de Memória do TRF3 está localizado na Avenida Paulista 1.842, Torre Sul, 25.º Andar, e pode ser visitado das 11 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Fotos: ACOM/TRF3

Fotos: ACOM/TRF3
Da esq. p/ a dir.: Otávio Port, João Otávio Noronha, Therezinha Cazerta, Fernando Mendes e Paulo Skaf
Juíza Federal em Auxílio à Presidência, Raquel Perrini fala sobre a ideação do Centro de Memória do TRF3
Autoridades presentes na inauguração do Centro de Memória do TRF3
Da esq. p/ a dir.: Carlos Muta, Therezinha Cazerta, Consuelo Yoshida, Cid Scartezzini e Mairan Maia
Linha do tempo
Centro de Memória do TRF3

Fonte: TRF3

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *