Página inicial / Eventos / TOI IV – I Simpósio Curadoria Digital

TOI IV – I Simpósio Curadoria Digital

CONTRIBUIÇÕES PARA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Evento GRATUITO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO USP

Inscrição

OBJETIVO
Hoje o conceito Biblioteca Digital abarca as iniciativas de disposição de coleções estruturadas em rede, num conceito muito parecido ao do MEMEX (máquina de acesso à informação desejada por Vanevar Busch em 1945). Este será como um dispositivo em que o indivíduo armazenará seus livros, seus periódicos e registros, suas anotações, suas comunicações, que será́ mecanizado de modo a poder ser consultado com extrema velocidade e flexibilidade. A Biblioteca Digital é um serviço de informação capaz de processar e oferecer conteúdo informacionais de diversas fontes e tipologias, utilizando tecnologias para organização e acesso por meio de interfaces gráficas digitais e nos mecanismos de busca para sua recuperação. Assim, estes conteúdos precisam ser elaborados, desde sua arquitetura de informação que define os tipos e prioridades de exibição de conteúdo, até como evidenciar as coleções e o acervo disponível. Para esta CURADORIA DIGITAL, que é a seleção, preservação, manutenção, coleção e arquivamento de ativos ou dados digitais, se propõem a debater seus conceitos e as diversas etapas a serem cumpridas para a mediação e a difusão bem-sucedida dessas informações e conteúdo nas BIBLIOTECAS DIGITAIS.

PÚBLICO ALVO
O I SIMPÓSIO CURADORIA DIGITAL tem como foco os profissionais da informação, pesquisadores, estudantes, executivos, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão de bibliotecas e de conteúdo digital e da organização da informação.

LOCAL
Local – USP – Escola de Comunicação e Artes (ECA) – Auditório Lupe Cotrim – 1º andar
Dia – 22 de maio de 2018
Horário – 08h às 12h30

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *