Página inicial / Sistema CFB/CRB / CRB8 / Taxonomia e novas tecnologias foi tema de outubro no Ciclo de Palestras do Grupo Jurídico
Elaine Restier, palestrante, diretora da Organizator Consultoria da Informação

Taxonomia e novas tecnologias foi tema de outubro no Ciclo de Palestras do Grupo Jurídico

Texto da Comissão de Divulgação do CRB-8

O Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo – GIDJ/SP, em parceria com o CRB-8, promoveu a palestra Taxonomia frente a novas tecnologias como a inteligência artificial, com Elaine Restier, na manhã do sábado 19 de outubro de 2019, na Câmara Municipal de São Paulo. Elaine Restier é instrutora do Centro de Treinamento em Documentação – CTDOC, diretora da Organizator Consultoria da Informação e atua há 20 anos em projetos voltados para documentação eletrônica e digitalização em instituições de diversos portes e segmentos.

Na palestra, Elaine tratou das taxonomias enquanto ferramentas para distribuição do conteúdo, discutiu sobre as possíveis causas da pouca exploração pelos profissionais e sobre o impacto da evolução da tecnologia para as estruturas de classificação. Além de compartilhar algumas visões de futuro, Elaine forneceu um roteiro que permite construir e implantar uma taxonomia corporativa eficaz para compartilhamento de documentos eletrônicos.

Elaine Restier, palestrante, diretora da Organizator Consultoria da Informação

Já participei de diversas palestras, mas a iniciativa do GIDJ-SP foi especialmente gratificante. O foco do grupo (documentação jurídica) forma uma audiência qualificada que propicia uma troca mais rica. A participação dos presentes complementou o conteúdo, com experiências próprias e dúvidas pertinentes. Os exemplos e dificuldades relatados estimularam o debate permitindo que cada um saísse do evento com um caminho mais claro sobre seus projetos pessoais e corporativos. A escolha do tema foi bem assertiva. Abordar as práticas arquivísticas com enfoque na tecnologia, estimula os profissionais da área a se reciclarem. Parabéns às organizadoras.”

Os participantes acompanharam com interesse toda a apresentação que despertou questões e discussões bastante interessantes.

José Eugênio Grillo, consultor em gerenciamento de ativos digitais

“A palestra  Taxonomia frente a novas tecnologias como a Inteligência Artificial foi ministrada com maestria pela Elaine Restier. De maneira leve e descontraída, apropriada para uma manhã de sábado, Elaine abordou os principais tópicos de um projeto de construção deste instrumento fundamental para os nossos novos tempos digitais. Da coleta de informações sobre as expectativas dos participantes, passando por assuntos da área jurídica até as lições aprendidas extraídas de seus projetos.”

Os slides da palestra estão disponíveis no site do GIDJ/SP.

Para o sábado 14 de dezembro está agendada a última palestra de 2020. Luciana Arjona apresentará o tema Gestão compartilhada para melhoria de serviços em unidades de informação. A palestra será ministrada na rua Quatá, 300, Vila Olímpia.

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *