Página inicial / Eventos / Relações sociais da informação serão discutidas em jornada da ECI
Fachada da ECI, onde se reúne o grupo que investiga práticas informacionais e cultura Foca Lisboa / UFMG

Relações sociais da informação serão discutidas em jornada da ECI

Evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros em cinco dias de debates

Fachada da ECI, onde se reúne o grupo que investiga práticas informacionais e cultura
Foca Lisboa / UFMG

De 5 a 9 de março, será realizada, na sala de videoconferência da Biblioteca Central, a primeira Jornada em Práticas Informacionais da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Organizado pelo grupo de pesquisa Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (Epic), o evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater as relações sociais presentes nas trocas de informação.

As práticas informacionais são definidas como o conjunto de ações que as pessoas que produzem, recebem e compartilham informações estabelecem num contexto de troca, com foco nos aspectos sociais e culturais desse processo, como as relações de poder e as perspectivas individuais de como se relacionar com a informação (a aceitação de uma fonte de informação como legítima, por exemplo).

Aberta a qualquer interessado e sem necessidade de inscrição prévia, a jornada promoverá discussões sobre teorias e métodos gerais de ciências sociais e abordará, entre outros temas, praxiologia, construcionismo social, interacionismo simbólico, etnografia e representações sociais.

Nos cinco dias do evento, as discussões serão realizadas das 9h às 12h, reunindo (à exceção do último dia) um pesquisador brasileiro e outro estrangeiro nas duas sessões diárias. Os pesquisadores da Argentina, Colômbia, Espanha e do Uruguai partilharão o panorama atual dos estudos informacionais em seus respectivos países.

O evento é organizado pelo grupo Epic, da pós-graduação da ECI, e a participação de pesquisadores de outras universidades está relacionada à iniciativa do grupo de ampliar o diálogo no campo de estudos.

A sala de videoconferência da Biblioteca Central fica no quarto andar do prédio, número 404. O evento será transmitido ao vivo na página do Epic do Facebook, onde também está disponível a programação da jornada.

Fonte: UFMG

Sobre admin

Check Also

Carta Aberta – Vacinação de Bibliotecários atuantes em Bibliotecas Escolares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *