Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Públicas / Referência no Estado de São Paulo, Biblioteca Municipal de Marília completa 77 anos
Uma série de atividades estarão acontecendo no mês de fevereiro em comemoração a data

Referência no Estado de São Paulo, Biblioteca Municipal de Marília completa 77 anos

Uma série de atividades estarão acontecendo no mês de fevereiro em comemoração a data

A Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” completa 77 anos no mês de fevereiro e um levantamento de dados mostra balanço positivo das diversas ações, projetos e parcerias realizados no último ano de trabalho em seu novo espaço. Em julho de 2017, a biblioteca municipal se mudou para as novas instalações na rua São Luís, abrigando de forma mais adequada o acervo de 26 mil itens, composto por obras gerais, obras de referência, literatura, livros infantis, acervo em braile, jornais, revistas, HQs, CDs e DVDs, audiolivros. 

A mudança leva a Biblioteca Municipal a um prédio totalmente acessível com 850 m² com três pisos totalmente climatizados, elevador e banheiros adaptados para pessoas com deficiências. “De julho a dezembro de 2017 a biblioteca atingiu um movimento surpreendente, recebendo 16.850 pessoas no novo endereço e que elogiaram o ambiente, a recepção, a equipe e os novos serviços disponíveis e oferecidos no novo espaço”, relata a coordenadora Rosane Fagotti.    

Segundo ela, no Programa Visitas Monitoradas foram atendidas 1.183 pessoas de diversos seguimentos da cidade como alunos de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), universidades, além de centenas de visitantes de outras localidades como Campos Novos Paulista, Bauru, Ourinhos, Vera Cruz, Garça, São Paulo, Sorocaba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e alunos e professores das Universidades de Presidente Prudente e Londrina. 

Mais de 600 livros novos foram incorporados ao acervo nesses cinco meses e mais de quatro mil livros foram emprestados para os mais variados públicos. Além disso, a biblioteca tornou-se um espaço de encontro dos escritores marilienses, sendo palco também de lançamentos de livros de Celso Cezário Motta, J.Nicolau, Marina Stefano, André Francischetti Moreno e José Beffa. 

O programa Janela Literária já se encontra na 6ª edição. “Sempre no primeiro sábado do mês tem recebido uma média de 100 pessoas a cada sábado com diversas atividades que vão desde exposições de fotos, poesias, HQs, dança, batalha de poesias, oficinas, lançamento de livros entre outras”, ressalta Rosane. 

Outros programas que têm dado resultados positivos e tornado efetivos no programa anual são Arte Terapia para a terceira idade, programa de Informática, Colecionismo “Mania de Você”, Vitrine de Livros, atividades temáticas mensais entre outros projetos. 

A Biblioteca também realizou o Encontro Regional de Gestores Municipais e Bibliotecas, reunindo mais de 30 cidades para debates políticas públicas em Marília. E, pela primeira vez, a Biblioteca Municipal foi convidada para participar do Seminário Internacional de Bibliotecas Vivas e Comunitárias em São Paulo, sendo referência de trabalho e instalações para todo o Estado de São Paulo.  

PROGRAMAÇÃO: 77 ANOS 

No dia 3 de fevereiro, sábado, acontece a 6ª edição do programa Janela Literária na Biblioteca Municipal que promoverá diversas atividades em comemoração ao aniversário de 77 anos da biblioteca em Marília. 

A atividade tem início às 8h30 com o encontro de escritores marilienses, seguido de exposição de poesias e minicontos, stand com vendas de livros, oficina de HQ, recital acústico, contação de histórias e grupos de danças circulares. 

Nesse dia a biblioteca irá atender normalmente e para emprestar livros os interessados, basta levar o RG e CPF mais o comprovante de residência e recolher uma taxa no valor de R$ 5,00 (conforme Decreto 11.176/2013). Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis para fazer o cadastro e a taxa é de R$ 2,50. Uma foto digital será feita na hora. Quem já for sócio, só precisa trazer a carteirinha antiga e um comprovante de residência para atualizar o cadastro.

 A Biblioteca Municipal João Mesquita Valença está localizada na Rua São Luís, 1295. O telefone de contato é (14) 3454-7434. 

Fotos: Assessoria PMM

Fonte: Uni Rádio

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região expressa seu pesar pelo falecimento do prefeito do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *