Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / Projeto de lei aprovado dá nome de Jurema Gomes Moreira Citeli à Biblioteca Municipal
Jurema Citeli foi bibliotecária do espaço que agora terá seu nome (Reprodução).

Projeto de lei aprovado dá nome de Jurema Gomes Moreira Citeli à Biblioteca Municipal

Jurema Citeli foi bibliotecária por 35 anos em Adamantina. Ela faleceu em setembro deste ano.

Jurema Citeli foi bibliotecária do espaço que agora terá seu nome (Reprodução).

Foi votado nesta quarta-feira (9) e aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei (PL) Nº 062/2020, que dá o nome de Jurema Gomes Moreira Citeli à Biblioteca Pública Municipal de Adamantina. O PL é assinado pelos nove vereadores e agora segue para o prefeito, para sanção e promulgação.

A nova denominação ao espaço é uma homenagem à bibliotecária Jurema Citeli, que por 35 anos atuou no serviço público em Adamantina, divididos na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Acadêmica do Centro Universitário UniFAI. Ela ingressou no poder público local em 1985, um ano após sua formatura em biblioteconomia na Unesp de Marília.

O PL é acompanhado de uma justificativa para a homenagem. “Na Biblioteca Pública Municipal Jurema teve uma atuação de destaque, e que a fez referência do lugar. Além da gestão do acervo do espaço – atividade de rotina da profissional – ela liderou, incentivou e promoveu inúmeras atividades de valorização do espaço, de acesso ao livro e de fomento à leitura” diz o texto.

Jurema faleceu no dia 25 de setembro último, por complicações de saúde decorrentes do seu quadro de diabetes (reveja). Deixou o marido Armando Citeli e os filhos Maria Vitória e Enrico Citeli.

Os autores destacam que o atual nome da Biblioteca, do ex-prefeito “Cônego João Baptista de Aquino” não foi desprestigiado, já que há uma rua com essa denominação, e um busto em sua homenagem instalado na Praça José Costa (Jardim da Estação).

Leia a matéria completa publicada pelo Sigamais

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região expressa seu pesar pelo falecimento do prefeito do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *