Página inicial / Arquivologia / Oficina – Controle de Vocabulário para Arquivos

Oficina – Controle de Vocabulário para Arquivos

LOCAL: Sala de Vídeo do Departamento de História da FFLCH-USP. R. Professor Lineu Prestes, 338, 2º andar, Cidade Universitária, São Paulo – SP.

DOCENTE: Johanna W. Smit. Professora sênior junto ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP. Foi diretora do Arquivo Geral da USP. É graduada em Biblioteconomia e Documentação pela USP (1970), mestre em Documentação pela École Pratique des Hautes Études (França, 1973) e doutora em Análise do Discurso pela Universidade de Paris-I (França, 1977). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, arquivo fotográfico, vocabulário controlado e organização da informação.

EMENTA: A introdução do controle de vocabulário nos arquivos é necessária, embora nem sempre identificada como tal. Partícipe dos procedimentos de padronização realizados nos arquivos, a questão do vocabulário passa a ter uma grande visibilidade quando o uso dos arquivos (correntes e permanentes) recebe especial atenção, quer a busca se dê presencialmente ou à distância, mediada pela tecnologia.

PROGRAMA:

Controle de vocabulário e vocabulário controlado

Por que controlar o vocabulário?

Onde introduzir o controle de vocabulário?

Principais questões-problema de controle: normalização gramatical, opções de grafia, alterações de topônimos e outros nomes próprios, questões de sinonímia, homonímia, quase-sinonímia e termos compostos

O recurso às notas de escopo e notas de uso

O sistema de remissivas

Controle de vocabulário e classificação

METODOLOGIA: Alternância entre apresentações teóricas, discussão de casos e exercícios práticos com a subsequente discussão pelo grupo.

Informações e inscrições: http://arqsp.org.br/of-0218-controle-de-vocabulario-para-arquivos/

Sobre admin

Check Also

Biblioteconomia sem tabu: prazer feminino e entretenimento para adultos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *