Página inicial / Fontes de Informação / O arquivo online de quadrinhos antigos em domínio público
IMAGEM PRESENTE NA CAPA DO GIBI BRIDE'S DIARY Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/11/23/O-arquivo-online-de-quadrinhos-antigos-em-dom%C3%ADnio-p%C3%BAblico?utm_source=socialbttns&utm_medium=article_share&utm_campaign=self&fbclid=IwAR0huoYdA1r1yAa4ToVbqllUfj4hJz_zlWOyx9VtIxyyMH29AjTd4mzVTpo © 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. REPRODUÇÃO

O arquivo online de quadrinhos antigos em domínio público

Texto por André Cabette Fábio

Digital Comic Museum permite pesquisar por editora ou mesmo buscar quadrinhos em inglês publicados em jornais. Acervo vai até o final dos anos 1950

IMAGEM PRESENTE NA CAPA DO GIBI BRIDE’S DIARY
Foto: Reprodução

Lançado em 2010, o site Digital Comic Museum é um repositório online de quadrinhos em inglês criados até o final da década de 1950 e disponíveis já em domínio público, o que permite sua reprodução.

O site pede que usuários se registrem antes de baixar os quadrinhos. Isso pode ser feito de forma gratuita. Também é possível lê-los online.

Ele não traz clássicos de grandes franquias famosas, como DC e Marvel. Mas traz uma lista de editoras de quadrinhos e também uma sessão dedicada exclusivamente a quadrinhos publicados em jornais.

Entre eles está a tirinha Brainy Bowers, publicada entre 1903 e 1905. Ela conta a história de um homem engenhoso, que veste um chapéu cônico, como o de um mago, e cria soluções originais para os problemas que encontra.

HISTÓRIA BRAINY BOWERS, PUBLICADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20
Foto: Reprodução

Também é possível encontrar publicações de super-heróis alternativos que não atingiram sucesso suficiente para serem comprados e mantidos por grandes editoras, como o super herói Black Cobra, publicado entre 1954 e 1955.

Ou a história Bride’s Diary, publicada entre 1955 e 1956, que conta dramas amorosos do ponto de vista de donas de casas.

CAPA DE GIBI DO BLACK COBRA
Foto: Reprodução

Fonte: Nexo

Sobre admin

Check Also

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial BIBLIOTECÁRIAS(OS) NEGRAS(OS) IMPORTAM! Dia Internacional para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *