Página inicial / Centros de Documentação e de Memória / MAGISTRADOS E SERVIDORES PARTICIPAM DE VISITA GUIADA AO CENTRO DE MEMÓRIA DO TRF3

MAGISTRADOS E SERVIDORES PARTICIPAM DE VISITA GUIADA AO CENTRO DE MEMÓRIA DO TRF3

Local é destinado a preservar a história do Tribunal desde a sua instalação em 1989

Magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) participaram no dia 28/2 de visita monitorada ao Centro de Memória, espaço inaugurado no início de fevereiro e destinado à preservação da história da Corte.

A atividade foi conduzida pela então Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, e pela Juíza Federal Raquel Perrini, responsável por coordenar os trabalhos de concepção e de execução do Centro de Memória.

Os presentes receberam informações sobre o local e conheceram os recursos documentais e digitais que possibilitaram o registro histórico do Tribunal nos últimos trinta anos.

Entre servidores e magistrados, participaram da visita os Desembargadores Federais Paulo Fontes, Marisa Santos, Inês Virgínia, Daldice Santana e André Nekatschalow, além dos Juízes Federais Herbert Cornelio Pieter de Bruyn Junior e Julia Cavalcanti Silva Barbosa.

A Juíza Federal Raquel Perrini esclareceu os principais pontos considerados na concepção do espaço, que contempla necessidades de acessibilidade e é dotado de recursos multimídia, publicações, documentos, fotografias, vídeos e objetos.

Os visitantes puderam visualizar a linha do tempo, montada a partir da seleção de decisões e de fatos mais significativos na história do TRF3, tudo adaptado em linguagem clara que atende o público em geral.

Resgate à memória

A Desembargadora Federal Inês Virgínia acredita que a visibilidade aos momentos marcantes da Justiça Federal, presentes no Centro de Memória, permite uma reflexão sobre as origens e os acontecimentos posteriores.

De acordo com o Desembargador Federal Paulo Fontes, a iniciativa de preservação da história da Justiça Federal é válida, pois, também, exalta as principais ações realizadas pelo TRF3 em prol da sociedade. “A administração deixa um legado, um espaço que já guarda nossa memória e que vai preservar o que for feito daqui para frente. O Tribunal não é uma instituição que vive para si mesmo, o seu objetivo é prestar serviço à sociedade e à democracia”, completou.

A Juíza Federal Substituta Julia Cavalcante disse que ter conhecimento sobre a história do Tribunal, como um todo, facilita aos que ingressaram recentemente na Justiça Federal na construção do futuro da carreira.

Para a servidora Rosemary Pimentel, que trabalha há 15 anos no TRF3, o local é importante para resguardar a trajetória e trazer reconhecimento aos envolvidos nela. “Quanto mais pessoas tiverem acesso à história do Tribunal mais elas vão valorizar o trabalho que é feito”, falou.

O servidor Wladimir Rodrigues afirmou que, com este espaço, é possível integrar os que desejam conhecer a realidade do órgão e valorizar aqueles que participaram ativamente dos 30 anos do TRF3. Rodrigues revelou sentimento de nostalgia após a visita. “Eu vivi algumas coisas que foram mostradas, sinto-me parte dessa história”, relembrou.

O Centro de Memória do TRF3 está localizado na Avenida Paulista 1.842, Torre Sul, 25.º Andar. Está aberto à visitação do público em geral das 11h às 19 horas, de segunda à sexta-feira.

ACOM/TRF3
Centro de Memória: preservação da história do TRF3
Magistrados, servidores e colaboradores participaram da visita guiada

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Fonte: TRF3 

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *