Página inicial / Mercado Editorial / ‘Formulário Médico’, livro da Editora Fiocruz, conquista o 6º Prêmio Abeu

‘Formulário Médico’, livro da Editora Fiocruz, conquista o 6º Prêmio Abeu

A Editora Fiocruz acaba de conquistar mais um Prêmio Abeu. O livro Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba foi o grande vencedor na categoria Ciências da Vida da sexta edição do prêmio, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A vitória foi anunciada em cerimônia realizada virtual apresentada na última quinta-feira (26/11). A transmissão ocorreu pelo canal da Abeu no YouTube. 

Lançada em 2019, como parte do selo especial Clássicos & Fontes da coleção História e Saúde, a obra foi organizada pelos pesquisadores Heloisa Meireles Gesteira, João Eurípedes Franklin Leal, Maria Claudia Santiago. Os segundo e terceiro lugares na categoria foram, respectivamente, os livros Terra Papagalorum (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo) e Geopolítica do Alimento: o Brasil como fonte estratégica de alimentos para a humanidade (Editora da Embrapa).         

Um vídeo com depoimento da coorganizadora Maria Claudia Santiago, chefe da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz, foi exibido durante a transmissão. Em seus agradecimentos, a historiadora ressaltou que o trabalho só foi possível pelo esforço conjunto de pesquisadores das mais diversas áreas e de órgãos científicos. “Aproveito para agradecer aos 43 profissionais de 17 instituições brasileiras que participaram da produção desse livro”. Segundo ela, a publicação representou a chance de fazer com que um manuscrito raro e de fundamental importância para a história da saúde do país saísse das estantes da Biblioteca e chegasse a um público mais amplo. Ao premiar o livro, a Abeu ressaltou que o cuidado com a memória enriquece e fortalece a ciência do Brasil. 

Essa foi a 5ª vez que a Editora Fiocruz conquistou o primeiro lugar no Prêmio Abeu. Desde sua criação, em 2015, a Editora vem marcando presença em todas as edições da premiação, incluindo, além das vitórias, uma série de indicações e menções honrosas. Em 2019, o livro Clínica, Laboratório e Eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha foi o vencedor na categoria Ciências Sociais, enquanto Arquivo de um sequestro jurídico-psiquiátrico: o caso Juvenal conquistou menção honrosa em Ciências da Vida. 

Leia a matéria completa publicada Defasa Agência de Notícias

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *