Página inicial / Sistema CFB/CRB / CRB8 / Fiscalização do CRB-8 em ritmo acelerado de teletrabalho

Fiscalização do CRB-8 em ritmo acelerado de teletrabalho

Texto da Comissão de Fiscalização do CRB-8

A quarentena em virtude da pandemia de Coronavírus trouxe desafios para a atuação da fiscalização do CRB-8. Como fiscalizar num cenário de bibliotecas fechadas, com atendimento restrito ou em home office? A Comissão enxergou o momento de crise como uma oportunidade de traçar um programa de Fiscalização Preventiva, para dar suporte e apoio às demandas enfrentadas pelos bibliotecários. Dois eixos de ação foram escolhidos: capacitar e divulgar. O primeiro deles se refere à capacitação profissional à distância, traduzida na realização da palestra “Estratégias de marketing aplicada aos recursos da sua biblioteca”, em 15 de abril último. A iniciativa teve o total apoio da Diretoria e dos conselheiros para sua concretização e alcançou um resultado bastante positivo. Foram mais de 800 inscritos e aproximadamente 450 participantes de todo o país.

Divulgar, o segundo eixo, objetiva dar visibilidade às boas práticas profissionais, aos serviços que o bibliotecário pode oferecer durante o período de teletrabalho e aos desafios a serem enfrentados pelos bibliotecários na volta ao trabalho. Inspirados pela palestra, os profissionais estão convidados a apresentar a divulgação de seus serviços junto ao CRB-8, criando um “Mural de Serviços”, valorizando o profissional e a biblioteca. Além dos serviços à distância oferecidos pelas bibliotecas, algumas outras áreas identificadas para a divulgação são: atuação do bibliotecário escolar, boas práticas para home office, identificação e acesso de fontes confiáveis e identificação de fake news sobre o Coronavírus, preparação para volta ao trabalho após a quarentena.

Ainda no eixo de divulgação, a Comissão de Fiscalização dará maior publicidade aos trabalhos que são desenvolvidos, internamente e a partir das visitas, para garantir o exercício legal da profissão. No final de 2019 foi desenvolvido o “Mapa Interativo das Atividades da Fiscalização” que mostra os municípios visitados pela Fiscalização desde 2018.

Além do programa de fiscalização preventiva, os fiscais e a Comissão mantêm o atendimento de dúvidas e denúncias por e-mail. As demandas estão sendo discutidas em videoconferência com os fiscais e os conselheiros. Resultante desse trabalho, a fiscalização atuará com uma ferramenta virtual para a fiscalização de bibliotecas durante esse período e, a partir dos resultados obtidos com a ferramenta, será adicionada à rotina fiscalizatória. Sendo assim, já contamos com sua colaboração respondendo o questionário eletrônico que será enviado em breve pelo CRB-8.

Mapa Interativo das Atividades da Fiscalização. Nele, estão registradas as atividades de fiscalização realizadas em 2018 a 2020.

Para envio de notícia para o Mural de Serviços crb8@crb8.org.br

Mostre o trabalho da sua biblioteca durante a quarentena!

No assunto do e-mail indicar “Mural de Serviços”

Envie notícia já existente sobre o serviço de sua biblioteca, ou escreva um texto de até uma lauda com seu nome completo, número de CRB-8, e link para o serviço a ser divulgado

Para saber mais sobre a Fiscalização https://www.crb8.org.br/sobre-a-fiscalizacao/

Para denúncias https://www.crb8.org.br/denuncia/

Sobre admin

Check Also

Nota de Falecimento

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região comunica o falecimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *