Texto por André Cabette Fábio
Plataforma ‘Museum of Obsolete Media’ é tocada por professor britânico, que começou a pesquisar assunto em 2006
Disco de vinil, fita cassete compacta, microcassete, laserdisc, betamax, WAV, WMA, DVD ou blu-ray são apenas alguns dos vários formatos usados no decorrer do tempo para gravar arquivos de áudio.
No início de 2006, o bibliotecário e professor britânico Jason Curtis começou a estudar o assunto, e coletar informações sobre diferentes formatos usados para armazenamento de dados. Ele organizou o que aprendeu em uma plataforma online chamada Museum of Obsolete Media.
No site, ele escreve que o assunto interessou a ele quando percebeu que muitos dos formatos que havia conhecido quando mais jovem, como fitas de vídeo, fitas cassetes e disquetes, estavam desaparecendo. “Alguns eram substituídos por outros arquivos, porém, cada vez mais, sem nenhum formato físico, à medida que o conteúdo passa a ser entregue por meio da internet.”
Ele afirma que nesse processo se surpreendeu com a quantidade de formatos existentes. “Conforme a coleção crescia, eu ficava sabendo de mais e mais formatos dos quais eu nunca tinha nem ouvido falar, e a vontade de colecioná-los aumentou. A coleção nunca ficará completa, já que muitos formatos são tão raros que é difícil achar informações sobre eles.”
A coleção traz formatos conhecidos, assim como obscuros, e é dividida em:
Áudio, como o “magnabelt”, uma cinta magnética usada para gravar vozes, lançada pela IBM em 1961.

Formatos de vídeo, como o TeD, ou television electronic disc, um formato lançado em 1975 pela Telefunken e pela Teldec na Alemanha Ocidental, com capacidade para 10 minutos de vídeos em cores.

Formatos de dados, como o Miniature Card, lançado em 1995, com capacidade de até 64 megabytes e compatibilidade com os formatos ROM, DRAM e SRAM. Ele concorria com CompactFlash e SmartMedia.

Formatos de filmes, como o VistaScreen, lançado em 1955 por uma empresa britânica homônima e usado para visualizar fotografias ou ilustrações 3D.

Fonte: NEXO JORNAL