Página inicial / Fontes de Informação / Entre dribles e quadros: relação entre o futebol e as histórias em quadrinhos

Entre dribles e quadros: relação entre o futebol e as histórias em quadrinhos

Texto por Bianca Loiola

A interação entre diferentes linguagens e recursos é um dos aspectos que estão inseridos no processo de comunicação humana. Partindo desse princípio, as histórias em quadrinhos se apresentam como um importante veículo que integra variados recursos comunicativos, revelando-se nessa pesquisa por possuir potencial expressivo, possibilitando a construção de narrativas.

Mundialmente, o Brasil é conhecido por diversos aspectos, um deles, é que o país é considerado um dos grandes pilares para o desenvolvimento e a popularidade do futebol. Esse título perpassa um imaginário social desde 1938 – que foi o marco principal para a inserção do futebol-arte na identidade nacional (GUTERMAN, 2009). Com o passar dos anos, a sociedade adquiriu um crescente gosto pelo futebol e esta paixão do torcedor pela seleção brasileira e seus respectivos clubes de futebol foi considerada elemento essencial no cotidiano dos indivíduos, influenciando na construção de memória e identidade.

A relação entre o futebol e os quadrinhos não é algo tão surpreendente, visto que na década de 40, o argentino Lorenzo Molas originou diversos mascotes para os clubes de futebol do Rio de Janeiro. Em tal ato, cada clube era representado por um personagem, o “Pato Donald”, personagem de desenhos animados e histórias em quadrinhos dos estúdios de Walt Disney, passou a representar o Botafogo de Futebol e Regatas (BFR), o marinheiro “Popeye”, personagem clássico dos quadrinhos criado por Elzie Crisler Segar, já posava como símbolo do Clube de Regatas do Flamengo (CRF), o “Almirante” no Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG), o “Cartola” no Fluminense Football Club (FFC) e o “Diabo” no América Football Club (AFC), também foram representações de personagens que davam alusão aos respectivos clubes (PESSOA, 2012).

A maior parte das histórias em quadrinhos que abordam o futebol partem do gênero infantil, porém, elas não isentam o acesso e a leitura a outros tipos de público, visto que o alcance e o consumo dessa produção pode ser disponibilizado para qualquer indivíduo. Desse modo, foram destacadas quatro características observadas na relação entre o futebol e as histórias em quadrinhos:

  • Primeiro Contato: As histórias em quadrinhos aplicadas ao gênero infantil estão inseridas no primeiro contato do leitor com a leitura e o próprio item, atentando-se ao fato da interação do público infantil com o quadrinho sobre futebol. Aos demais públicos também considerou o aspecto do primeiro contato, pois os mesmos podem não estar familiarizados a esse tipo de suporte específico voltado para a disseminação de conteúdos esportivos relativos ao seu respectivo clube. Pode se compreender que o primeiro contato pode gerar novos olhares e interesses para as histórias em quadrinhos desenvolvendo novos conhecimentos e novas linguagens para aquele indivíduo. As histórias em quadrinhos podem influenciar na formação da identidade do torcedor, visto que, na narrativa são apresentados conteúdos que destacam as épocas vitoriosas dos clubes de futebol, ou seja, indiretamente, a vangloriação de seus feitos históricos podem induzir o indivíduo a torcer por aquele clube.
  • Uso suavizante: As linguagens das histórias em quadrinhos por serem produzidas em massa para o quadrinho infantil, possuem um uso suavizante, ou seja, um estilo leve que promove acesso à narrativa por meio de textos e imagens que acabam sendo um atrativo maior para o leitor, que pode desenvolver a interpretação daquele contexto esportivo, possibilitando um registro memorialístico do respectivo clube.
  • Incentivo à leitura: Por possuir uma linguagem suavizante, as histórias em quadrinhos podem chamar a atenção do leitor e instigá-lo a consumir em massa mais itens deste gênero. O indivíduo, através do hábito de ler, inicia um ciclo viciante de novas leituras, novas interpretações e atribuições de significados para cada item lido.
  • Memória por tabela: As histórias em quadrinhos voltadas para o futebol, por se tratarem de feitos históricos dos clubes que aconteceram em décadas ou até mesmo séculos, faz com que o leitor da geração atual possa não ter vivido ou estado presente em certos acontecimentos, porém, independente de tal circunstância, o indivíduo pode desenvolver o sentimento de pertencimento histórico a aquele contexto por meio da noção de memória por tabela (POLLAK, 1992).

Podemos considerar que o mundo da bola e o mundo das histórias em quadrinhos formam uma eficiente dupla de ataque no campo de entretenimento, desse modo, tanto a representação de mascotes de clubes de futebol, quanto à inserção de histórias em quadrinhos que retratam o ambiente futebolístico, têm sua importância por narrar um conteúdo que faz parte do imaginário social do brasileiro e possibilitar a construção da memória e identidade da sociedade.

E você, já leu alguma história em quadrinhos que aborde a temática do futebol ou algum outro esporte?

*Texto resumido do artigo científico “Entre dribles e quadros: a construção da memória social do futebol brasileiro pela linguagem das histórias em quadrinhos” apresentado na 6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos (ECA/USP)*

Referências:

GUTERMAN, M. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto, 2009.

PESSOA, F. M. L. Mascotes e “merchandising” no futebol carioca da década de 1940. XV Encontro Regional de História – ANPUH-Rio, 2012. Disponível em: <http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338409790_ARQUIVO_Mascotesemerchandisingnofutebolcariocadadecadade1940.pdf>.

POLLAK, M. Memória e Identidade social. In: POLLAK, M. Estudos históricos, 2. ed. Rio de Janeiro: Cpdoc/FGV, 1992.

Fonte: Linkedin

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Um comentário

  1. Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *