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Como funcionam os livros sonoros na educação infantil?

Olá, leitores!

A utilização de sons durante a leitura na educação infantil nas fases iniciais é considerada um método muito positivo no processo de desenvolvimento cognitivodas crianças.

Quando os pais e os professores decidem introduzir a literatura na vida das crianças, o mais comum é que eles se utilizam da contação de história ao lerem histórias lúdicas para os pequeninos.

Contudo, existem outras formas de se empregar a literatura no ensino das crianças que, ao mesmo tempo em que incentivam a leitura, também potencializa o processo de desenvolvimento educacional.

Entretanto, antes de nos aprofundarmos nessas formas de leitura, falaremos um pouco sobre o papel da literatura na educação infantil.

A literatura infantil na fase inicial do aprendizado

Quando falamos sobre aquisição da linguagem, processo onde a criança aprende a falar até conseguir desenvolver frases bem estruturadas, vemos que a leitura detém um papel de extrema importância.

leitura para as crianças oferece muito mais do que simples influência lúdica ou ficcional, pois aspectos importantíssimos são afetados através das histórias.

A capacidade mental da criança é influenciada diretamente pela leitura, como também, a capacidade de desenvolvimento e formação das características emocionais, afetivas, sociais e cognitivas.

Ao ouvir as histórias as crianças também aumentam seu vocabulário e até mesmo podem tornarem-se mais comunicativas. O processo de aquisição da escritatambém se torna muito mais fácil para uma criança onde a leitura esteve presente na sua vida desde as fases iniciais de desenvolvimento.

Novas opções de leitura para a educação infantil

Não podemos caracterizar como fácil a tarefa de conseguir chamar à atenção de uma criança e fazer com que ela preste a tenção durante a contação de história.

Então a busca por novas opções de leituras que proporcionassem uma maior interação da criança com o livro trouxe para o mercado algumas modalidades diferenciadas.

Nessa categoria de leitura não-convencional, podemos enquadrar a utilização de:

  • Livros com ilustrações, desenhos ajudam no desenvolvimento do processamento da imagem;
  • Livros 3D, os quais permitem o trabalho com conceitos espaciais através das imagens;
  • Livros interativos, onde as próprias crianças farão parte da história;
  • E os livros sonoros, aqueles que se apresentam com efeitos sonoros ao decorrer da narrativa.

Essas novas formas de se contar ou narrar uma história fora desenvolvida com o propósito de chamar a atenção das crianças e a prenderem durante a narrativa.

Os livros sonoros e seus benefícios

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Os livros sonoros são livros que contam com o auxílio de som para narra uma história.

Podemos encontrar os livros sonoros geralmente são aqueles em que a narrativa da história constitui-se com a interação e o auxílio do som, ou seja, a pessoa que está lendo acionará o livro nos momentos necessários para que a criança ouça o som. Por exemplo, a história fala sobre cães, então quando chegar o momento da história quando a o cachorro late, o narrador aciona o livro que reproduzirá o som do animal.

Também podemos encontrar livros sonoros totalmente narrados, ou seja, não será necessário a intervenção de narrador para que a história seja contada. Contudo, essa categoria é recomendada para crianças mais velhas, pois os pais devem contar as histórias para os mais novos para estreitar os laços familiares e estimular o desenvolvimento emocional e afetivo dos filhos.

Existem muitos livros do gênero por aí, com os mais variados preços, alguns custam 10 reais e outros podem custar até 15o reais. Porém, para aqueles que não podem ou não querem comprar livros sonoros, a leitura através da própria voz dos pais ou professores pode ser uma experiência válida.

A utilização de pequenos elementos sonoros é possível mesmo sendo os pais a lerem a história, a própria voz utilizada com entonações diferentes pode despertar tais desenvolvimentos para as crianças. O importante mesmo é ter esse hábito de leitura até eles mesmo poderem decidir o que querem ler e lerem por conta própria.

Além disso, muitos especialistas na área dizem que a audição é o sentido mais forte assim que a criança nasce e até mesmo quando ela se encontra na barriga da mãe, por isso livros sonoros podem sim trazer benefícios de forma comprovada ao estimularem a imaginação, raciocínio mental e a associação de sons a objetos.

Entre as principais vantagens da utilização dos livros com sons na educação, temos:

  • Incentivar a leitura;
  • Desenvolvimento do lúdico na criança;
  • Desenvolvimento do raciocínio mental;
  • Desenvolvimento do processo cognitivo;
  • Estímulo a associação de sons a objetos;
  • Estímulo a imaginação e a associação a imagens;
  • Estímulo a aquisição da linguagem e aumento do conhecimento linguístico.

Os benefícios listados acima são os mais importantes no processo dedesenvolvimento cognitivo das crianças, mas os benefícios de ler para uma criança, seja a utilizar-se de livros sonoros ou não, são incontáveis.

Vale lembrar que a leitura como forma de desenvolvimento da criança é um trabalho contínuo e demanda uma parceria entre pais e professores/casa e escola.

Os pais devem fazer sua parte da mesma forma que os professores devem trazer inovações que auxiliem o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos.

Fonte: Canal do Ensino | Guia de Educação

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