Página inicial / Sistema CFB/CRB / CRB8 / Caravana leva Conhecimento e propostas de Inovação à Região do Estado de SP

Caravana leva Conhecimento e propostas de Inovação à Região do Estado de SP

A cidade de São João da Boa Vista foi a escolhida para sediar a primeira “Caravana do Conhecimento e da Inovação”, um projeto desenvolvido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, e que tem o apoio das Escolas (UNIFAI, FESP, ECA/USP), FEBAB e ABRAINFO.

O principal objetivo da iniciativa foi levar ao interior do Estado de São Paulo, profissionais da área que promovam novas práticas e modelos de organização e gestão da informação, bem como introduzir contatos com novas tecnologias e proporcionar o compartilhamento e a troca de experiências profissionais inovadoras.

Embora os encontros promovidos sejam abertos a toda a população, educadores, empresários, empreendedores, estudantes e bibliotecários, constituindo o núcleo do público-alvo, a proposta essencial é valorizar e divulgar, socialmente, a profissão bibliotecária em cada evento realizado. Aliás este projeto deverá circular por todo o Estado de São Paulo, até o final de 2020.

A ideia do projeto nasceu da intenção do CRB-8 de proporcionar às comunidades de bibliotecários localizados em regiões distantes da capital um evento que integre os profissionais e a sociedade local com o tema da informação sob aspecto da cultura, educação e tecnologia. Neste primeiro encontro a questão da inovação foi pautada com a apresentação de temas relacionados à história da cultura e preservação de memória cultural e rural; a educação e a biblioteca escolar por meio da experiência inovadora do Colégio Arquidiocesano e o conceito do learning commons; e o modelo de pensar e inovar por meio da oficina sobre a metodologia do design thinking. 

Embora seja ainda de desconhecimento de grande parte da população, muitos assuntos ligados à informação e à comunicação constituem a base do dia a dia de muitos bibliotecários, que hoje atuam nas mais diversas áreas profissionais (Jurídica, Bancária, Saúde, Universitária, Escolar, Pública, Infraestrutura, Publicidade, Seguro, ONGs, Cartórios, Provedores de Internet, E-Commerce, entre outros).

No evento ocorrido em São João da Boa Vista, participaram profissionais das cidades de: Tambaú, Divinolândia, Casa Branca, Campinas, Brotas, Águas da Prata, Poços de Caldas, além de bibliotecários e estudantes de biblioteconomia de São Paulo, capital.

O evento aconteceu no auditório da Estação das Artes. Teve início às 9h30 com apresentações e palestras. Na parte da tarde, uma dinâmica envolveu todos os participantes, o que proporcionou, além de novos conhecimentos, grande troca de experiências.   Ao término os participantes fizeram uma visita ao Museu de Arte Sacra da cidade, convite especial feito por  Antônio Carlos Rodrigues Lorette.

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *