Página inicial / Biblioterapia / Biblioterapia: Udesc mobiliza ação para auxiliar pessoas que estão em casa a enfrentarem o período de quarentena

Biblioterapia: Udesc mobiliza ação para auxiliar pessoas que estão em casa a enfrentarem o período de quarentena

O projeto “Dito Efeito Literário” divulga vídeos com declamação de poesias, narração de histórias e reflexões

Por Estúdio NSC
Biblioterapia: Udesc mobiliza ação para auxiliar pessoas que estão em casa a enfrentarem o período de quarentena (Foto: Freepik)

Muitas pessoas estão procurando ajuda para enfrentarem a quarentena estimulando a saúde mental, desafiada em tempos de isolamento social. Pensando nesse público, a coordenadoria de Cultura da Pró Reitoria de Extensão Cultura e Comunidade da Udesc está produzindo vídeos curtos com declamação de poesias, narração de histórias e reflexões, para auxiliar nesse momento é que é necessário lidar com mudanças e adversidades.

— É senso comum que o hábito da leitura eleva o desempenho acadêmico, e ele vem sendo estudado como propulsor da criatividade, do desenvolvimento de habilidades afetivas, que se dá na catarse, na projeção e introjeção que a leitura proporciona — diz a bibliotecária Karin Vanelli, que também é psicanalista.

O projeto explora os benefícios da biblioterapia, que é o uso do livro, leitura e literatura como recurso de autocuidado. Os vídeos estão sendo publicados periodicamente no youtube do projeto “Dito Efeito Literário”. Ali são levantadas informações biográficas, históricas e psicossociais, e compartilhadas impressões sensíveis sobre a leitura, por meio das quais o leitor é levado à outros universos.

O material também está sendo veiculado na Rádio Udesc 100.1 FM às segundas, 20h e terças, 23h.

[su_youtube url=”https://youtu.be/f6ox8tDTus0″]

Fonte: NSC Total

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *