Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Especializadas / Bibliotecas presidenciais são mais do que livros e papel
Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia (© Bob Riha Jr/WireImage)

Bibliotecas presidenciais são mais do que livros e papel

Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia (© Bob Riha Jr/WireImage)

Os visitantes da Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia (acima), têm a chance de ver o famoso Boeing 707 customizado que transportou sete presidentes ao redor do mundo. Esse avião é comumente conhecido como Air Force One.

Não é uma biblioteca típica.

As bibliotecas presidenciais em todo os EUA servem como arquivos do tempo de um presidente em exercício. Estão abertas ao público e disponibilizam os registros de um governo a pesquisadores, historiadores e a qualquer pessoa interessada em saber como a Casa Branca funciona.

Mas as bibliotecas também são museus que preservam os artefatos das autoridades que ocuparam o cargo e a época em que serviram. Isso significa que é provável encontrar alguns itens não disponíveis em outras bibliotecas.

As bibliotecas — geralmente nos estados de origem dos ex-presidentes — atraem pesquisadores e turistas. Se você não tiver a chance de visitar qualquer uma das bibliotecas destacadas abaixo, o Arquivo Nacional oferece recursos on-line* para as 14 bibliotecas que administra.

Abraham Lincoln

(© Seth Perlman/AP Images)

Além de seus extensos materiais de pesquisa sobre Lincoln e a Guerra Civil, a Biblioteca e Museu Presidencial Abraham Lincoln, em Springfield, Illinois, possui extensos artefatos da 16ª Presidência (1861-1865), como esta carruagem usada por Lincoln e sua esposa, Maria.

Dwight Eisenhower

(© Charlie Riedel/AP Images)

O rascunho acima, da Biblioteca Presidencial Dwight D. Eisenhower, em Abilene, Kansas, captura as revisões manuscritas do 34º presidente ao rascunho de seu pronunciamento de despedida redigido por seus redatores de discursos. Eisenhower serviu de 1953 a 1961.

John F. Kennedy

(© Rick Friedman/Corbis/Getty Images)

Projetada pelo arquiteto internacionalmente aclamado I. M. Pei, a Biblioteca e Museu John F. Kennedy, em Boston, abriga curiosidades como um peso de papel do Salão Oval feito a partir de um coco* no qual o presidente John F. Kennedy (presidente de 1961 a 1963) esculpiu uma mensagem de resgate quando o barco que ele comandou durante a Segunda Guerra Mundial foi afundado.

Lyndon Johnson

(© Jay Janner/Austin American-Statesman/AP Images)

Localizada em Austin, Texas, a Biblioteca e Museu Lyndon Baines Johnson é o maior edifício de todas as bibliotecas presidenciais. Suas exposições examinam o legado de Johnson, tanto seu trabalho para aprovar a Lei de Direitos Civis de 1964 e seu papel no envolvimento dos EUA no Vietnã. A biblioteca também possui uma versão robótica do 36º presidente (1963-1969) contando histórias a partir de uma tribuna.

Jimmy Carter

(© John Bazemore/AP Images)

Uma série de bibliotecas e museus presidenciais incluem recriações de seu Salão Oval — o gabinete oficial do presidente na Casa Branca em Washington — como o da foto acima localizado na Biblioteca e também Museu Presidencial Jimmy Carter em Atlanta. A recriação mostra uma réplica do mobiliário e da atmosfera dos anos Carter durante seu mandato de 1977 a 1981.

George H.W. Bush

(© Pat Sullivan/AP Images)

Além de suas 40 milhões de páginas que documentam a Presidência de Bush (1989-1993), a Biblioteca e Museu Presidencial George H.W. de Bush localizada no campus da Universidade A&M em College Station, no Texas, examina a vida do 41º presidente no serviço público de forma mais geral. A análise inclui o período em que serviu nas Forças Armadas e também quando foi vice-presidente de Ronald Reagan. Uma exposição reproduz uma conferência de imprensa, dando aos visitantes a chance de se posicionar em uma tribuna presidencial, ler a partir de um teleprompter (aparelho usado por oradores para ler os textos sem desviar os olhos da câmera) e responder perguntas.

Fonte: Share America

Sobre admin

Check Also

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial BIBLIOTECÁRIAS(OS) NEGRAS(OS) IMPORTAM! Dia Internacional para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *