Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Públicas / Biblioteca Municipal tem sarau literário e lançamento de livro no sábado

Biblioteca Municipal tem sarau literário e lançamento de livro no sábado

A Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, localizada ao lado do prédio da Prefeitura, promove neste sábado, dia 28 de setembro, às 10h, mais um sarau literário. O encontro acontece todo último sábado do mês, com participação gratuita.

A atividade deste sábado terá como foco o lançamento do livro de poesias “Banco de Jardim” da poeta Rachel dos Santos Dias. Declamação dos poemas do livro e discussão sobre os temas serão abertos aos participantes.

O livro começou com um projeto realizado pela autora e reúne parte significativa de seu trabalho poético. O início, denominado “Natureza Viva”, é formada pelos poemas escritos a partir dos anos 60. Em seguida, vem uma seleção dos cadernos de poesia da jovem Rachel, produzidas entre 1951 e 1958.

A autora se apropriou dos modelos românticos tardios, de uma produção cultural que se disseminava pela emergente cultura de massas e que se mantinha na cultura popular, refletindo, assim, sobre os dilemas de seu tempo. As dores de amor que fizeram a alma do tango, do fado, do bolero e do samba canção são o caldo cultural em que Rachel se inspirou em sua juventude – anos quarenta e cinquenta do século passado.

Sua poesia “Banco de Jardim”, título do livro, tornou-se notória nas rodas literárias de Campinas, que Rachel frequenta e onde apresenta seus poemas.

Sobre a autora

Rachel dos Santos Dias, da cidade mineira Curvelo, é pedagoga, poeta, escritora, cronista, revisora, declamadora e musicista. Morou em vários países e, atualmente, reside em Campinas.

Já publicou poemas em coletâneas organizadas pelas entidades Casa do Poeta de Campinas, Centro de Poesia e Artes de Campinas, Portal do Poeta Brasileiro e Ciranda Literária. Recebeu prêmios pela sua produção poética e foi homenageada pela Câmara Municipal de Campinas com o Diploma de Mérito Literário “José Paranhos de Siqueira”, por serviços prestados à cultura na área de literatura. 

É membro da diretoria da Casa do Poeta de Campinas, participou da Fundação da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, e se imortalizou na cadeira de número 47.

Serviço

Sarau literário e lançamento de livro

Quando: 28 de setembro

Horário: 10h

Local: Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink

Endereço: Av. Benjamin Constant, n°1633 – Centro

Fonte: Prefeitura de Campinas

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *