Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Públicas / Biblioteca Mário de Andrade abre duas exposições

Biblioteca Mário de Andrade abre duas exposições

Nesta terça-feira (20), a Biblioteca Mário de Andrade dá início ao ciclo de mostras de artes plástica de 2018 com a abertura de duas exposições gratuitas. 

A primeira delas, “A Respeito da Proximidade”, de Luiz Paulo Baravelli, ocupaa sala do pátio. Com obras produzidas desde a década de 1980 até os dias de hoje, a série “Caras” começou a ser desenvolvida por ocasião da 41ª Bienal de Veneza em 1984, da qual o artista participou. O trabalho foi retomado em 2015.

Antes de serem “Caras” – pinturas que são quase objetos, estruturas quase autônomas – alguns daqueles rostos já habitavam outras de suas pinturas – aquelas que seguem mais ou menos o esquema figura e fundo – como mais um dos elementos da composição. São como personagens recortados de uma cena e aumentados em 500 vezes o seu tamanho, podendo ser deformados, alterados, misturados ou mesmo inventados, criados do zero.

A exposição também conta com alguns estudos e desenhos do artista, produzidos para se mesclar com a série.

Já “Fósseis Contemporâneos”, de Miguel Anselmo, parte da premissa do autor de que “o ser humano é frágil por natureza, e o que temos ao nosso alcance para nos socorrer é fortificar-nos, abrigar-nos. Fortificar nossa substância material”. 

Em seu trabalho, o pintor e restaurador gaúcho, que vive e São Paulo desde 2001 aborda principalmente a vulnerabilidade inata do homem. Suturas bordadas tornam-se ossos, enquanto pinceladas precisas enganam os olhos e se transformam em azulejos, madeiras e papéis de parede. A exposição conta com 17 peças, que misturam bordado, pintura a óleo, instalação e mais. 

Biblioteca Mário de Andrade
Tel. (11) 3775-0002
Abertura dia 20 de fevereiro
Visitação “A Respeito da Proximidade”: até 22 de abril
Visitação “Fósseis Contemporâneos”: até 10 de junho
Todos os dias da semana, das 8h às 19h
Grátis

Fonte: Destak Jornal

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *