Thesaurus, sistema de gerenciamento de dados foi substituído pelo Aleph, considerado mais ágil e moderno
A responsável pela biblioteca da Fundacentro, Erika Alves dos Santos, em entrevista à Assessoria de Comunicação Social da instituição defende a biblioteca do futuro como um ambiente em que a informação deve ir ao encontro do usuário e não o usuário ao encontro da informação.
Isto porque a biblioteca da Fundacentro, responsável por um grande acervo de obras na área de segurança e saúde do trabalhador, começa a trilhar novos projetos para o quadriênio 2018-2021, de modo a acompanhar as novas tecnologias e tendências da Ciência da Informação, além de atender o leitor de forma rápida, prática e funcional.
Criada em 1969 e registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) – 8ª região em junho de 1971, na categoria de biblioteca especializada, a biblioteca Eduardo Gabriel Saad (nome dado em homenagem ao superintendente da instituição no período de 1976 a novembro de 1981), já procedeu mais de 150 mil atendimentos presenciais e remotos e registra uma média anual de 30 mil acessos em sua página na Internet, com mais de 150 mil downloads de publicações da Fundacentro.
Vinculado à Diretoria Técnica, Serviço de Documentação e Biblioteca (SDB), coordena, além da biblioteca do Centro Técnico Nacional, as 13 bibliotecas físicas nas Unidades Descentralizadas, nas quais ocorre a prestação de serviços semelhantes à da biblioteca central, no CTN.
Atualizar o acervo é um dos desafios da coordenadora, que explica que, o normal entre as bibliotecas é que se façam novas aquisições anualmente. Mas, além da atualização do acervo, Erika destaca outros pontos importantes que integram a rotina de trabalho em bibliotecas, como a definição de politicas de trabalho, além dos regulamentos de uso dos serviços prestados ao público interno e externo.
Desde o inicio de 2018, a coordenadora vem construindo, além de uma política de regulamentação interna e externa, projeto que envolve a reestruturação da biblioteca. Um primeiro passo será o estabelecimento de uma comunicação direta com o sistema da biblioteca em tempo real, tanto no CTN quanto nas Unidades Descentralizadas. “Pretendemos com essa primeira medida, maximizar o atendimento na biblioteca”, diz Erika.
Outras ações também importantes que estão no projeto de reestruturação envolvem a ampliação do serviço de empréstimo domiciliar para o público externo. “O fato de o horário de funcionamento da biblioteca coincidir com o horário comercial desfavorece a visita de pessoas que possuem vínculos empregatícios, e isto potencializa a necessidade de flexibilizar as possibilidades de acesso à biblioteca”, reforça a chefe do SDB.
Para iniciar a empreitada, o Thesaurus, antigo sistema de gerenciamento de dados utilizado pelo SDB foi substituído por outro sistema mais ágil e moderno -, o Aleph, sistema de gerenciamento israelense, mais robusto e atualizado.
50 anos de atendimento ao público
A biblioteca Eduardo Gabriel Saad completará em 2020, 50 anos de atendimento ao público e de auxílio nas pesquisas voltadas para a área de segurança e saúde do trabalhador.
Com todas as novas ações a serem implementadas, a intenção é de que o cinquentenário da biblioteca seja comemorado com a apresentação de novas diretrizes e procedimentos, garantindo um atendimento ágil e diferenciado.
Organização da informação
No Brasil e em outros países, profissionais bibliotecários buscam a troca de informações e delinear as tendências da Ciência da Informação, alinhada aos interesses e necessidades dos pesquisadores para a construção de novas idéias.
Erika Alves dos Santos que está há 14 anos no Serviço de Documentação e Biblioteca da Fundacentro e atualmente ocupa o cargo de coordenadora, irá participar do 13º. Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. O evento acontece de 22 a 26 de outubro de 2018, na cidade de Fundão, Portugal.
Em julho, Erika teve seu trabalho apresentado no 15th International ISKO Conference realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 9 a 11 de julho de 2018. O trabalho recebe o título de The cooperative work as a strategy for information organization in the era of linked data e teve como coautor, Marcos Luiz Mucheroni.
No período de 22 a 26 de outubro de 2018, na Universidade Estadual de Londrina, acontece o XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. O artigo “Ontologias SPAR e uso de metadados FRBR para elaboração de referências” foi aprovado e escrito por Erika Alves, em coautoria com Marcos Luiz Mucheroni e Fernando Modesto.
Fonte: SEGS