Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Infantis / A maior biblioteca da Turquia será totalmente adaptada para pessoas com deficiência

A maior biblioteca da Turquia será totalmente adaptada para pessoas com deficiência

O edifício tem capacidade para 5.000 pessoas, estará aberto ao público 24 horas e terá 4 milhões de livros impressos.

A maior biblioteca da Turquia será totalmente adaptada para pessoas com deficiência

AA – A maior biblioteca da Turquia, inaugurada quinta-feira na capital, Ankara, terá 4 milhões de livros impressos e oferecerá serviços totalmente adaptados para pessoas com deficiência, desde o estacionamento até o interior da biblioteca.

O projeto da Biblioteca Nacional foi liderado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan e foi realizado através de intensos esforços nos quais contribuíram os principais intelectuais, bibliotecários, ONGs e grupos turcos que representam os menos favorecidos.

“Turkcell (principal operadora de telefonia móvel da Turquia) preparou uma sala de tecnologia para usuários com deficiência visual. Além disso, o trabalho está sendo feito em outra sala de tecnologia da Turk Telecom (operadora de telefonia móvel) para usuários com deficiência visual e auditiva”, disse à Agência Anadolu Ayhan Tuglu, chefe do departamento de bibliotecas presidenciais.

” Nossa biblioteca é adaptado para pessoas com deficiência desde a primeira entrada para o interior da biblioteca. Carros para transporte de pessoas com deficiência estarão disponíveis. Um usuário de cadeira de rodas pode chegar facilmente à biblioteca”, disse Tuglu.

” A maior biblioteca da Turquia era a Biblioteca. National, que foi construída em 45.000 m2 (de terreno). A nova biblioteca tem 125.000 m2”, acrescentou Tuglu.

Milhões de livros impressos

A biblioteca é a maior da Turquia não apenas em termos de capacidade física, mas também em número de livros.

“Possui 4 milhões de livros impressos, mais de 120 milhões de edições eletrônicas e 550.000 livros eletrônicos e coleções raras”, disse Tuglu, que acrescentou que o arquivo de áudio da emissora nacional TRT, que tem 1,2 milhão de áudios , também estará disponível para os usuários.

Nas prateleiras, que se alinhadas cobririam cerca de 201 km, existem livros publicados em 134 idiomas diferentes e 120 milhões de artigos e relatórios.

Localizada dentro do complexo presidencial, a biblioteca tem capacidade para 5.000 pessoas e estará aberta ao público 24 horas por dia.

Tuglu disse que a nova biblioteca está decorada com motivos tradicionais seljúcidas, otomanos e contemporâneos.

Com suas ricas coleções de livros e serviços para visitantes, espera-se que a biblioteca se torne um centro de pesquisa de renome mundial.

Biblioteca infantil e juvenil

A Biblioteca Infantil Nasreddin Hodja estará disponível para visitantes de 5 a 10 anos, e aqueles de 10 a 15 anos poderão usar a Biblioteca da Juventude. Haverá também mini-bibliotecas separadas, focadas em multimídia, livros raros e pesquisa.

Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre a história clássica turca, graças aos departamentos sobre a história de Seljuks e Anatólia.

Sala Cihannuma

A biblioteca também possui uma sala especial chamada Cihannuma (atlas mundial). Existem 16 colunas na sala que representam os estados turcos que foram fundados ao longo da história.

O lounge está pronto para os visitantes com uma coleção de 200.000 livros em uma área de 3.500 m2.

Além disso, citações do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, sobre a importância da leitura e da escrita estão escritas na cúpula da sala.

Em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, dezenas de livros de todos os países onde a Turquia tem uma missão diplomática foram levados para a biblioteca. Esses livros estarão disponíveis na Biblioteca Mundial, localizada dentro do Cihannuma Hall.

Embaixadores e representantes de países como Uzbequistão, Chile, China, França e Bielorrússia visitaram pessoalmente o complexo presidencial e gentilmente doaram livros que mais tarde foram adicionados ao arquivo da biblioteca.

Em particular, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um enviado especial e disse que as bibliotecas nacionais turcas e francesas poderiam colaborar no campo da literatura.

A biblioteca também é projetada para ser um centro educacional ao longo da vida, onde visitantes, crianças ou adultos, podem receber cursos sobre inteligência artificial, segurança cibernética, realidade aumentada e codificação (AA)

Fonte: TRT

Sobre admin

Check Also

Jornada da Leitura 6.0

https://observatoriodolivro.org.br/ Programação incrível de lives apresentadas por especialistas, escritores e artistas, que vão falar sobre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *