Página inicial / Eventos / 20º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura

20º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura

Local: Rua 26 de Agosto, 63 – Campo Grande, MS

Data: 24 de outubro de 2019, 08h – 25 de outubro de 2019, 20h

DESCRIÇÃO DO EVENTO

20º PROLER     

18º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas

2º Seminário Municpal de Mediação de Leitura

Datas: 24 e 25 de outubro de 2019

Local: Insted, MIS, Biblioteca Pública Estadual DR. Isaías Paim, Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza de Prado Bastos

Tema: Leitura Literária e Bibliotecas – a infância como ponto de partida

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER conjuntamente com o Sistema Estadual de Bibliotecas (SEBP/MS) tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura e literatura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura. Isto implica articular a leitura/literatura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola. Tornar a prática de leitura dentro do cotidiano cultural da sociedade é tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. As instituições culturais, escola e principalmente as bibliotecas são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização e vai para o imagético da criação literária. Para constituir uma sociedade leitora, na qual a participação dos cidadãos no processo democrático seja efetiva, é preciso conjugar a leitura da palavra à leitura do mundo. Esta, no dizer de Paulo Freire, precede àquela, mas é continuamente modificada e enriquecida pelos elementos de compreensão e pelos novos sentidos trazidos pela relação com os textos. Se o primeiro passo tem na escola seu ponto de partida, ler o mundo – ou relê-lo – significa ir além desse princípio e avançar para todos os espaços onde a vida social se organiza.

Em Campo Grande, MS, o comitê PROLER é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do Estado como UEMS, UFMS, IESF, UCDB, SED, SEMED/CG, SESC, FEBAB,

UNIGRAN, IFMS, FUNDAC, UBE e outros parceiros da sociedade civil e vem desde então organizando atividades anuais e seu encontro com duas interrupções. O SEBP foi criado por decreto em MS em 2004.

Para a 20ª edição do PROLER temos confirmados para o evento Ana Crélia Dias e Renata Junqueira, pesquisadoras renomadas na área de Letras e Literatura. Também contamos com a participação da Recode, que desenvolve trabalhos de Biblioteca voltadas para adolescentes e jovens*.

Objetivo: Capacitar mediadores de leitura e gestores públicas para a área do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Mais informações: https://www.sympla.com.br/20-proler__651027

Sobre admin

Check Also

Biblioteconomia sem tabu: prazer feminino e entretenimento para adultos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *