Página inicial / Notícias / Violeira usa traços da literatura de cordel em suas obras

Violeira usa traços da literatura de cordel em suas obras

Compositora Laís de Assis se inspira na cultura do romanceiro popular nordestino

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho da violeira Laís de Assis. Mestre em Música na área de Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a artista é também compositora, pesquisadora e educadora musical.

Participou de importantes festivais de música em Recife, Pernambuco, como o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras, Projeto Elas São Frevo e Festival de Cultura Mostra da Roda e é considerada como uma das poucas mulheres que tocam a viola nordestina instrumental longe do canto.

Em suas obras traz a cultura do romanceiro popular nordestino, conhecido como literatura de cordel. São folhetos que guardam arte e literatura por meio de poesias e xilogravura, assim como da música e do canto de seus versos acompanhados pela viola ou rabeca. O programa apresenta as  músicas: Ponteada, Guaxo, Maria Bunita, Galo de ouro e Espelhos.

Ouça o programa Revoredo na íntegra no player acima.

Fonte: Jornal da USP

Sobre admin

Check Also

Bibliotecárias negras brasileira e colombiana produzem livro sobre epistemologias latino-americanas no campo biblioteconômico-informacional

Texto por Priscila Fevrier Qual a incidência de estudos de mulheres negras em Biblioteconomia e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *