Página inicial / Notícias / USP contribui para a biblioteca virtual de biodiversidade

USP contribui para a biblioteca virtual de biodiversidade

Iniciativa vai catalogar substâncias que podem ajudar a produzir medicamentos

Texto por Ferraz Jr

Abacaxi ornamental, do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa – Foto: Renato Manzinni/Divulgação Embrapa

Uma das maiores bibliotecas virtuais de biodiversidade brasileira está sendo construída numa parceria que envolve a Embrapa, a Universidade Federal da Paraíba e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

A biblioteca está prospectando, identificando quimicamente e catalogando substâncias bioativas com potencial para produção de medicamentos, inicialmente a partir de três frutas: umbu, cajá e abacaxi.

O acervo atual já possui catalogadas 100 substâncias naturais e mais de 100 extratos vegetais do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Agroindústria Tropical, que fica em Fortaleza, Ceará.

O professor Fernando Batista da Costa, da FCFRP, diz que a parceria surgiu após uma temporada de dois meses como pesquisador visitante na Embrapa Tropical e que a FCFRP possui três pesquisas de pós-graduação que convergem com a prospecção de substâncias bioativas, principalmente do abacaxi.

Ele afirma que a biblioteca inicialmente vai oferecer a pesquisadores elementos para novas pesquisas de desenvolvimentos de fármacos e não descarta, em um futuro próximo, abrir as informações da biblioteca para a população em geral. Ouça a entrevista no player acima.

Ouça a matéria:

Fonte: Jornal da USP

Sobre admin

Check Also

10 consejos para mantener en perfectas condiciones los libros de tu biblioteca personal

10 consejos para mantener en perfectas condiciones los libros de tu biblioteca personal Los libros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *