Página inicial / Notícias / Unesp implanta sistema ‘de Havard’ na biblioteca em Rio Preto

Unesp implanta sistema ‘de Havard’ na biblioteca em Rio Preto

Objetivo é melhorar o gerenciamento dos serviços online

Texto por Redação

Unesp inicia o uso da plataforma Alma, que gerencia os serviços das bibliotecas – Divulgaçção/Unesp Ibilce

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciou nesta quarta-feira, 5, a utilização de uma plataforma para gerenciar os serviços das bibliotecas de todas as unidades – incluindo a do campus rio-pretense, o ibilce. O sistema, chamado Alma, é o mesmo utilizado em Havard, uma das universidades mais renomadas dos Estados Unidos e do mundo.

O objetivo da iniciativa é melhorar o gerenciamento dos serviços das bibliotecas, permitindo o armazenamento em nuvem, ou seja, os arquivos ficarão salvos em um servidor online que concede acesso tanto ao acervo bibliográfico, impresso e eltrônico, quanto ao digital. Com a plataforma, os processos de aquisição, catalogação e circulação dos livros físicos, digitais e outros tipos de conteúdo ficam mais fáceis de serem controlados.

Segundo a bibliotecária da Unesp de Rio Preto, Luciane Antônia Passoni, isso também simplifica o fluxo de trabalho dos bibliotecários e assistentes de bibliotecas. Além disso, ela afirma que o sistema é multiplataforma e atende a alta demanda pelos e-books: os livros digitais. “O nosso trabalho vai mudar bastante agora. A plataforma Alma facilita ainda mais a organização de todos os processos que acontecem nas bibliotecas”.

O sistema é constituído de uma nova geração de sistemas para bibliotecas conhecida por Library Service Plataform (LSP), desenvolvida para trabalhar com os conteúdos digitais, como e-books e videoaulas.

Leia a matéria completa publicada no site do Diário da Região.

Sobre admin

Check Also

Bibliotecárias negras brasileira e colombiana produzem livro sobre epistemologias latino-americanas no campo biblioteconômico-informacional

Texto por Priscila Fevrier Qual a incidência de estudos de mulheres negras em Biblioteconomia e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *