Página inicial / Notícias / UBIRATAN QUER REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESTHER MESQUITA

UBIRATAN QUER REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESTHER MESQUITA

Da Redação – A Biblioteca Municipal Esther Mesquita, além de ser um local para pesquisas literárias e didáticas, também poderia oferecer atividades culturais a crianças e jovens, estudantes e moradores de São Caetano do Sul, se o espaço não estivesse ultrapassado e sem uma infraestrutura adequada. Pensando em solucionar esse problema, uma indicação tratando sobre a completa revitalização e modernização da biblioteca foi protocolada pelo vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PR) na Câmara Municipal.

De acordo com a justificativa do texto, o espaço representa um suporte no processo educativo do município, porém, com o passar dos anos, os livros estão se deteriorando devido a falta de cuidados e investimentos necessários para mantê-los em boas condições de uso. Hoje, a biblioteca encontra-se obsoleta, com pouca iluminação, rachaduras e infiltrações no forro de isopor. Durante as fortes chuvas, há a precisão de evacuar o prédio e mover objetos para não serem afetados pelas goteiras.

“Isso evidencia a necessidade de uma modernização e informatização dos seus meios, além da pintura do espaço, bem como o aumento do referencial teórico e bibliográfico disponíveis no local. Com a revitalização ainda será possível promover eventos e atividades educativas e culturais para o público em geral, além de prestar um atendimento qualificado e dinamizar a relação biblioteca-comunidade”, destacou o parlamentar.

Mesmo com a facilidade de encontrar qualquer informação à distância de um clique, a internet ainda não substituiu as bibliotecas que, mesmo modernizadas, com títulos digitalizados e conteúdos online, podem servir de suporte para estudantes e amantes da leitura. As salas repletas de livros, conhecimento e silêncio são ótimas aliadas da web na hora de melhorar o rendimento acadêmico.

“O perfil mudou, a geração conectada que frequenta bibliotecas requer mais agilidade na busca da informação. Além de oferecer informação, o espaço gera conhecimento e cultura para todos”, completou Ubiratan.

Fonte: CliqueABC

Sobre admin

Check Also

DECLARAÇÕES DE SIGNIFICÂNCIA

Nos arquivos não existem documentos raros, como ocorre nas bibliotecas e nos museus. O processo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *