Página inicial / Cultura / TV Câmara e Academia Brasileira de Letras assinam parceria pela valorização da cultura nacional Fonte: Agência Câmara de Notícias

TV Câmara e Academia Brasileira de Letras assinam parceria pela valorização da cultura nacional Fonte: Agência Câmara de Notícias

Texto por Redação – ND com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

Parceria faz parte de acordo para desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e valorizar a leitura

Com o intuito de valorizar a cultura nacional, a TV Câmara e a Academia Brasileira de Letras farão uma parceria para exibição de programas, vídeos e documentários produzidos pela Academia. A cerimônia para marcar o início do acordo ocorre hoje, às 14 horas, de forma virtual e será transmitida pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

Como coordenador da Comissão Especial do Bicentenário da Independência, o deputado Enrico Misasi (PV-SP) vai conduzir a cerimônia. “O acordo entre Câmara e ABL é motivo de alegria para todos nós: seja por representar a união entre duas instituições históricas em prol de um objetivo comum, seja por reconhecer o enriquecimento mútuo que pode haver nesse estreitamento das relações”.

Enrico destaca ainda que, pelo período difícil que atravessamos, a parceria é importante para levar opções de entretenimento para as famílias brasileiras.

A iniciativa é contemplada pelo acordo de cooperação assinado em 2019 entre a Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e promover ações de valorização da leitura.

Estímulo para futuras gerações

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destaca a importância do acordo. “Essa parceria entre a Câmara dos Deputados é muito importante para criar o estímulo a cultura, a leitura, para as nossas futuras gerações. Tudo isso é importante para que tenhamos uma sociedade mais igual, mais justa e para que construamos um Brasil melhor para todos”, afirmou em entrevista para a TV Câmara.

Para o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, a parceria reforça o papel republicano das duas instituições. “A Academia Brasileira de Letras e a Câmara dos Deputados realizam um diálogo republicano de alto nível. O protocolo de amizade e cooperação firmado adquire maior potência em tempos de pandemia. Os livros chegam a todas as partes do Brasil, centros de formação, comunidades vulneráveis, bibliotecas prisionais, aldeias indígenas, comunidades quilombolas. Haverá vocação republicana mais solidária?”.

Dentre essas ações, além das edições publicadas de forma conjunta, – como o lançamento da obra Imortais: patronos e fundadores da Academia Brasileira de Letras – estão as doações de livros para composição de bibliotecas públicas em áreas carentes do Brasil.

Essa parceria reforça o compromisso de ambas as Casas de viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, promovendo a literatura brasileira e a cultura nacional.

Conheça a TV Câmara

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *