Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas do Sistema S / Tudo o que você queria saber sobre a Biblioteca do Sesc Avenida Paulista

Tudo o que você queria saber sobre a Biblioteca do Sesc Avenida Paulista

Biblioteca do Sesc Avenida Paulista | Foto: Julia ParpulovBiblioteca do Sesc Avenida Paulista | Foto: Julia Parpulov
biblioteca do Sesc Avenida Paulista é um dos lugares mais procurados do prédio.Para você conhecê-la melhor e tirar algumas dúvidas, conversamos com Ludmila Almeida, bibliotecária da Unidade:“A biblioteca do Sesc Avenida Paulista segue a mesma premissa de todo o Sesc São Paulo. Diferente de outros estados que têm escolas, por exemplo, aqui a instituição prioriza espaços de leitura e lazer, muito ligados às ações culturais do Sesc.
Então o acervo de São Paulo, e do Sesc Avenida Paulista, tem o foco em literatura, nacional e internacional, infantil e adulta; e dentro disso tem algumas obras relacionadas com tudo que a programação do Sesc apresenta. Tem arte, cinema, fotografia, todas as linguagens que estão presentes nas programações. E ainda, além da literatura e esse diálogo com artes, temos HQs e livros das Edições Sesc.”

COMO CONSULTO AS OBRAS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA?

O acervo das bibliotecas do Sesc SP pode ser acessado localmente; a pessoa lê o livro na Biblioteca ou opta pelo serviço de empréstimo.
Quem estiver interessado pode retirar até quatro livros, por 14 dias e com a possibilidade de renovar até três vezes se não tiver ninguém na lista de espera. Além dos livros, algumas Unidades contam com periódicos, jornais e revistas para consulta local.

A BIBLIOTECA TEM ACERVO ACESSÍVEL?

O Sesc possui aparelhos de acessibilidade, que não são todas as bibliotecas que têm.
No Sesc Avenida Paulista, há a linha braile, conversor de texto em áudio, ampliador de caracteres… Ou seja, o espaço dedicado à leitura já nasceu com a ideia de biblioteca acessível.
E esse pensamento não se limita apenas às questões de acesso aos livros. Existem duas bancadas: uma é alta e outra mais baixa, pensando na questão da acessibilidade também.

MAS O ESPAÇO SÓ FUNCIONA COMO SALA DE LEITURA?

Não, a Biblioteca – assim como todos os andares da Unidade – é pensada para receber programação e por isso, possui luz cênica, todos os aparatos para conexão, pontos de energia – já pensando na possibilidade de receber debates, espetáculos, contações de histórias, etc.
Ela já iniciou com muita programação, principalmente aos finais de semana, recebendo tanto oficinas, intervenções livrísticas, até a prática de mediação e de contação de histórias.
A intervenção, ao invés de só ficar na mediação, vem com a proposta de um fazer ligado ao livro e à leitura. Como ela está dentro da Unidade que tem o trinômio Arte, Corpo e Tecnologia, a ideia é que carregue também a discussão acerca tecnologia e livro.

EU CONSIGO UTILIZAR MEU COMPUTADOR NO ESPAÇO?

Sim, todas as mesas e bancadas estão equipadas com pontos de energia; então, a ideia é que todo mundo leve seu aparelho portátil e use no espaço, usufruindo também do serviço de wi-fi gratuito. Assim, dentro dessa estrutura, a Biblioteca é o local mais indicado pra quem quer permanecer utilizando seu aparelho portátil ou estudar.

A área de leitura também pode ser um lounge; no espaço externo, há cadeiras e pufes, enquanto dentro, sofás e poltronas. Ou seja, um lugar especial.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Informações gerais:

– Consulta local de livros e periódicos
–  Acervo com mais de 5 mil títulos: literatura, artes, história em quadrinhos, biografias e títulos das Edições Sesc
– Aparelhos acessíveis: ampliador de caracteres, linha braile e conversor de texto em áudio
– Mesas e bancadas com pontos de conexão de energia
– Programações literárias

Serviço de empréstimo de livros:

– Empréstimo de até 4 livros pelo período de 14 dias
– Possibilidade de até 3 renovações, caso não tenha lista de reserva
– Serviço gratuito, com a necessidade de apresentação de Credencial Plena ou um documento oficial com foto para não credenciados

Fonte: SESC São Paulo

Sobre admin

Check Also

Livros além das grades: por que focar nas Bibliotecas Prisionais?

Entrevista com Lisa Krolak, do “Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida” da UNESCO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *