Página inicial / Eventos / TOI IV – III Mesa de Catalogação de Metadados

TOI IV – III Mesa de Catalogação de Metadados

Evento GRATUITO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO USP

Inscrição

OBJETIVO
Em 1961 deu-se início a promoção da automação nos processos técnicos das bibliotecas. Seu crescimento até os anos de 1990 foi de uma progressão acelerada, porém aritmética e, desde então, essa progressão tornou-se geométrica. A catalogação passa a confluir não apenas para sua operação central em qualquer rede de bibliotecas, mas também para uma forma de organizar o conhecimento (agora além de impresso, digital) e como agente essencial de sua transferência ou intercâmbio. Um novo paradigma norteia o processo catalográfico, que se pretende um meio de identificar, descobrir, selecionar, recuperar e navegar na informação bibliográfica. A biblioteca do presente e do futuro, como em todas as épocas, necessita aspirar o oferecimento da informação à sociedade, com independência de suporte e de objetivos. Assim, novos padrões, protocolos, processos e conceitos estão refundando a catalogação e reconstruindo um novo pacto consensual de representação descritiva e norma de adesão internacional. Neste sentido, a Mesa de Catalogação e Metadados se propõem a debater o cenário atual da área por meio da renovação dos processos catalográficos brasileiros; a possibilidade de inter-relação catalográfica entre arquivo, biblioteca e museu; e a inserção da descrição na web semântica via VIAF.

PÚBLICO ALVO
A III MESA DE CATALOGAÇÃO DE METADADOS tem como foco profissionais da informação (bibliotecários, arquivistas e museólogos), pesquisadores, estudantes, gestores, especialistas, consultores e empreendedores que atuam na área da organização da informação.

LOCAL
Local – USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) – Auditório Safra
Dia – 24 de maio de 2018
Horário – 18h às 21h

Sobre admin

Check Also

Lançamento do livro “A Biblioteca de Foucault”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *