Página inicial / Mercado Editorial / Livrarias / TAG cria projeto para divulgar pequenas livrarias durante a pandemia

TAG cria projeto para divulgar pequenas livrarias durante a pandemia

Projeto procura ajudar na divulgação virtual e na criação de uma plataforma colaborativa

Livraria divulgada no projeto, a Banca Tatuí, no centro de São Paulo, precisou se reinventar para a venda on-line | Foto: Cecilia Schiavo / Divulgação / CP

Texto por Camila Souza

Portas fechadas, sentimento de incerteza, ruas vazias e comerciantes preocupados. Esse é o cenário visto no mundo nos últimos meses devido à pandemia do novo coronavírus. Em um momento tão difícil, é necessário encontrar soluções para manter os negócios funcionando, o que, para as pequenas livrarias, pode ser um desafio. Pensando nisso, a TAG, um dos maiores clubes de assinatura de livros do Brasil, lançou um projeto chamado “#PequenasGrandesLivrarias”.

A ideia é divulgar 30 livrarias independentes de todo o país que se adaptaram ao formato de venda on-line para conseguir manter sua estrutura física. A divulgação será feita durante 30 dias no Instagram do clube, que conta com um público de mais de meio milhão de seguidores. Também integra o projeto uma lista colaborativa criada em uma plataforma on-line, na qual os leitores podem incluir outras indicações de livrarias.

A campanha foi lançada no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. A analista de conteúdo da TAG, Luise Spieweck, explica que a ideia surgiu de uma preocupação com a situação do mercado editorial durante a pandemia. “Para nós, apoiar as livrarias significa também apoiar, indiretamente, os editores. A gente valoriza bastante esses agentes do mercado do livro, que são fundamentais para a TAG e para a leitura. Então, com esse projeto queremos ajudar um pouco da forma que a gente consegue.” A escolha das livrarias que serão divulgadas no Instagram é feita com base na lista colaborativa, dando espaço para diversas regiões do país.

Livraria Taverna, localizada no centro de Porto Alegre, foi uma das participantes do projeto da TAG. André Günther, um dos responsáveis, conta que a Taverna começou no ambiente virtual, mas depois de inaugurar a loja física, as vendas on-line ficaram em segundo plano. “Parece que voltamos para o começo, precisamos olhar para o ambiente virtual como uma prioridade.” Para a equipe da livraria, o que mais faz falta é o contato com os leitores. “O site tem nos ajudado bastante, mas não é o mesmo que estar com a livraria aberta. Sentimos falta da relação com as pessoas, porque no nosso trabalho tem muita troca e conversa”, explica André. Ele enfatiza a importância de projetos de apoio. “As pessoas poderiam estar comprando de grandes monopólios e as livrarias independentes poderiam ser esquecidas nesse momento. Estamos surpresos com a quantidade de leitores que nos procuram e a gente sabe que isso vem de estímulo de ações como as da TAG.”

Outra livraria divulgada no projeto é a Banca Tatuí, localizada no centro de São Paulo. Apesar de já trabalhar no ambiente virtual, a equipe precisou se reinventar e desenvolver estratégias para a venda on-line. “Lançamos a campanha ‘Tatuí em Casa’, oferecemos descontos, fizemos entregas grátis para as vendas de abril e um sorteio de três kits de editoras. Foram pequenas ações para manter a loja virtual ativa”, explica Cecilia Arbolave, responsável pela banca. Ela destaca que neste momento é importante que os agentes do mercado literário estejam unidos. “Temos que pensar que estamos todos juntos, editores, livreiros e autores. Quanto mais ações tiverem para a gente se ajudar, é melhor. Temos muito apoio de pessoas que estão nos divulgando, comprando livros para contribuir e isso é muito bonito, é uma rede que vai se formando”, explica Cecilia.

Os livros, mais do que nunca, se mostram essenciais. É tempo de se refugiar nas suas histórias e contribuir com as pequenas livrarias que lutam para sobreviver a esse período difícil. Para conhecer e divulgar outras livrarias independentes, basta acessar a lista colaborativa criada pela TAG em parceria com a Editora Todavia.

* Sob a supervisão do editor Luiz Gonzaga Lopes

Fonte: Correio do Povo

Sobre admin

Check Also

O livro, esse subversivo!

Texto por Jaime Pinsky     Em artigo, o editor Jaime Pinsky defende: ‘Onerar o livro, transformá-lo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *