Página inicial / Eventos / SP terá edição brasileira de evento da BBC que debate soluções contra ‘fake news’; inscreva-se

SP terá edição brasileira de evento da BBC que debate soluções contra ‘fake news’; inscreva-se

A BBC News Brasil convida você para participar do seminário Beyond Fake News – Em Busca de Soluções, que vai discutir o avanço da desinformação no Brasil e no mundo.

O projeto Beyond Fake News é realizado pelo Serviço Mundial da BBC, que transmite conteúdo em mais de 40 idiomas ao redor do mundo. O Brasil é o quarto país a receber a iniciativa, que já foi realizada na Índia, no Quênia e na Nigéria.

O evento é gratuito e aberto ao público por meio de inscrição disponível online. Será realizado em 12 de março (terça-feira), das 8h30 às 14h, no auditório do Centro Brasileiro Britânico (rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros), em São Paulo.

A fala de abertura será feita pelo diretor do World Service Group, Jamie Angus, e o evento terá representantes da academia, das redes sociais, do Jornalismo e da Educação.

No mesmo local, à tarde, entre 14h e 16h, a BBC News Brasil vai realizar um workshop sobre leitura crítica de notícias (media literacy) para professorescomo parte de uma nova iniciativa a ser divulgada no evento.

Para participar do seminário e/ou do workshop com professores, faça sua inscrição nos links disponíveis ao final deste texto.

Seminário BBC Beyond Fake News – Em Busca de Soluções

Data: 12 de março, das 8h30 às 14h

Local: Centro Brasileiro Britânico (rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros), em São Paulo

Programação (sujeita a alterações):

8h00 – 8h30: Recepção e café da manhã

8h30 – 9h20: O alcance da crise da desinformação no mundo e as iniciativas da BBC para combatê-la em diversos países, com Jamie Angus, chefe do World Service Group da BBC (em inglês, com tradução simultânea)

9h20 – 10h00: Quando conteúdo falso vira questão de vida ou morte, com a educadora paraense Lilia Melo, vencedora do prêmio Professores do Brasil, e o jornalista Rene Silva, criador e editor do jornal comunitário Voz das Comunidades, no Rio de Janeiro

10h00 – 10h30: O papel das autoridades contra a desinformação

10h30 – 10h50: BBC News Brasil lança sua iniciativa de alfabetização midiática e leitura crítica de notícias, com Silvia Salek, diretora de redação da BBC News Brasil

10h50 – 11h30: Intervalo e sessão interativa Blue Room. O Blue Room é formado por uma equipe de tecnologia da BBC internacional que estuda avanços, possibilidades e riscos da tecnologia no futuro da comunicação e da desinformação

11h30 – 13h10: Painel de discussão une educadores e jornalistas: Há uma crise de confiança na imprensa? Por onde passam as soluções? Quais as novas formas de se conectar com o público? Qual o papel da educação para promover a capacidade de leitura crítica das informações? – Com Claudia Costin, diretora do CEIPE-FGV – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais; Octávio Guedes, jornalista da GloboNews; Nathalia Arcuri, criadora do canal Me Poupe! no YouTube; e Yasodara Córdova, pesquisadora-sênior sobre desinformação e dados na Digital Harvard Kennedy School

13h10 – 13h15: Conclusões finais

13h15 – 14h00: Segunda sessão com Blue Room – a equipe de tecnologia da BBC internacional mostrará avanços, possibilidades e perigos da tecnologia no futuro da comunicação e da desinformação.

  • Inscrições gratuitas para o seminário neste link

  • Educadores que queiram participar do workshop de Leitura Crítica de Notícias (a ser realizado das 14h30 às 16h do dia 12 de março) podem se inscrever aqui

Atenção: Só será permitida a entrada de participantes que tenham feito a inscrição nos links acima e que estejam portando documento com foto.

A entrada de participantes será limitada à lotação máxima do auditório.

Fonte: BBC – Brasil

Sobre admin

Check Also

Transbordar bibliotecas na era digital: tecendo caminhos para a formação de leitor@s no Brasil

A contemporaneidade vem redefinindo os modos como nos relacionamos com a informação, desafiando o papel das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *