Página inicial / Notícias / SP: Exposição virtual comemora 88 anos da Revolução Constitucionalista

SP: Exposição virtual comemora 88 anos da Revolução Constitucionalista

Arte: TJSP

Há exatamente 88 anos tinha início um dos momentos mais importantes da história de São Paulo: a Revolução Constitucionalista de 1932. O movimento, que objetivava a restauração do regime constitucional no país após a supressão da Constituição de 1891 pelo governo provisório de Getúlio Vargas, ocorreu em São Paulo entre julho e outubro de 32. No total, foram 85 dias de combates, (de 9 de julho a 2 de outubro de 1932), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não-oficiais reportem até 2,2 mil vítimas. A Revolução fortaleceu o movimento constitucionalista, que culminou na promulgação da Constituição de 1934.

Para rememorar estes fatos, nesta terça-feira (9/7) o Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) lança exposição virtual sobre os 88 anos da Revolução de 32. Por meio da mostra, que apresenta peças inéditas do acervo, o museu destaca a participação da Corte paulista no movimento. Uma das novidades é que os materiais foram especialmente adaptados para divulgação em redes sociais.

Composta por cinco álbuns com fotografias e cartazes, a exposição começa com ilustrações do momento de tensão e agitação política que pairava em São Paulo antes do início do conflito armado. Um dos destaques é a seção “Paulo Bomfim e a Revolução de 1932”, que traz os poemas “Os jovens de 32” e “O que foi 32?”, do poeta Paulo Bomfim. O “Príncipe dos poetas”, como era chamado, faleceu no dia 7 de julho do ano passado, aos 92 anos. Foi a memória viva de uma época, legando à população paulista produção artística inestimável, que mescla lirismo e história. Testemunha ocular do impacto do movimento na sociedade paulista em sua infância, o poeta teve a vida e obra marcadas pela Revolução de 1932.

Saiba mais sobre a exposição virtual da Revolução de 192 lendo a matéria completa no site do CNJ

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *