Página inicial / Notícias / “Sonho em ver as pessoas cada vez mais acessando livros”, afirma bibliotecária de Holambra

“Sonho em ver as pessoas cada vez mais acessando livros”, afirma bibliotecária de Holambra

Josemara Aparecida de Morais se sente realizada trabalhando na Biblioteca Municipal

Michael Harteman

É quase que um consenso afirmar que os livros podem transformar uma pessoa. São neles que estão as histórias, sonhos, conhecimentos capazes de fazer viajar qualquer leitor. Se há um lugar repleto de conhecimento puro, esse é a biblioteca. Você já deve ter entrado em uma. Os livros estão lá, todos organizados minuciosamente. Pois bem, isso só ocorre por causa da existência do bibliotecário.

Holambra conta com uma biblioteca com aproximadamente 14.800 livros. Dentro dela, muita organização, adultos e jovens com exemplares. Tudo isso sob os olhares atentos de Josemara Aparecida de Morais. “É muito gratificante ver alguém tendo contato com os livros, fico muito feliz quando vejo crianças entrando aqui e pegando os livros, é algo que pode mudar a vida deles”, exclama a profissional.

Josemara é formada em Biblioteconomia e trabalha há seis meses na Biblioteca Municipal de Holambra. Acredite, esse é o lugar onde ela se sente mais feliz e realizada. “Cheguei a trabalhar em outras áreas, mas é aqui que eu gosto de estar”, confessa.

Quando perguntada sobre um sonho, a resposta vem bem rapidamente. “Meu sonho é que as pessoas tenham cada vez mais acesso aos livros, além disso, espero que a profissão de bibliotecário seja mais reconhecido”, comenta.

Origem do Dia do Bibliotecário

A data é comemorada no dia 12 de março por esse ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Tigre assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado. Engenheiro, ele ainda foi escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário.

Assista ao vídeo

……………………………………..

Fonte: Portal Holambrense

Sobre admin

Check Also

Manifesto bibliotecário pela Ciência Aberta na América Latina

Reunidos em Bogotá entre os dias 26 a 28 de setembro de 2019 na ocasião …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *