Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Nacionais / Solidariedade ao Museu Nacional e medidas de proteção do acervo da Biblioteca Nacional

Solidariedade ao Museu Nacional e medidas de proteção do acervo da Biblioteca Nacional

O corpo técnico e a direção da Biblioteca Nacional prestam sua solidariedade às comunidades de Educação, Cultura e Ciência do Brasil pela perda irreparável do patrimônio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
Junho de 2018 - Fachada da Biblioteca Nacional após remoção dos tapumes e lona.
Junho de 2018 – Fachada da Biblioteca Nacional após remoção dos tapumes e lona.

A preservação da memória nacional tem inestimável valor para a formação e identidade de um povo. Grande parte das instituições brasileiras de cultura tem relevância que ultrapassa as fronteiras nacionais, por abrigar obras e coleções de incalculável valor para a Humanidade.

Por esse motivo, a Biblioteca Nacional, instituição bicentenária que abriga tesouros bibliográficos do Brasil e do Mundo, ciente de seu papel e responsabilidade pela guarda de parte significativa da memória do País, traz a público as medidas de proteção de seu acervo já em vigor, bem como aquelas que integram planejamento futuro de melhorias.

Atualmente, a casa possui 260 extintores em funcionamento; 15 hidrantes internos; 1 hidrante de passeio (próprio para que sejam acopladas mangueiras de incêndio); 12 brigadistas que se revezam em plantão durante 24 horas, contando com três profissionais sempre disponíveis por dia; sistema de detecção de fumaça e alarme de incêndio (revisto recentemente); sinalização de rota de fuga; e central de monitoramento de segurança.

Com o objetivo de complementar e estender as providências de segurança em vigor, a Biblioteca Nacional aprovou recentemente junto ao Corpo de Bombeiros projeto para a complementação do sistema existente que envolve iluminação de emergência; reforma da casa de máquinas; complementação da rota de fuga e sinalizações; e plano de Gerenciamento de risco.

Fonte: Biblioteca Nacional

Sobre admin

Check Also

Livros além das grades: por que focar nas Bibliotecas Prisionais?

Entrevista com Lisa Krolak, do “Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida” da UNESCO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *