Página inicial / Notícias / Site permite a surdos acessar tradução em Libras

Site permite a surdos acessar tradução em Libras

A novidade é fruto de pesquisas que têm buscado alternativas à inclusão

Por Da Redação

Conhecimento. Sistema foi desenvolvido no Brasil e permite a tradução em Libras do site da Câmara e de outros sitesCrédito: Captura de tela

Conhecimento. Sistema foi desenvolvido no Brasil e permite a tradução em Libras do site da Câmara e de outros sites

Uma dificuldade comum de parte dos surdos é que muitos são alfabetizados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e não em Português. Por esse motivo, tem dificuldade para conseguir ler. Para ampliar a acessibilidade desse público às notícias e ações dos vereadores, a Câmara, que já conta com intérprete de Libras nas reuniões ordinárias, disponibiliza o uso de uma ferramenta que permite a tradução dos textos publicados no site do Legislativo, em Libras.
A novidade é fruto de pesquisas que têm buscado alternativas para a inclusão das pessoas com deficiência no dia a dia da Casa de Leis, que é o objetivo central do Projeto ‘Câmara Inclusiva’. ‘Plugin ou Módulo de Extensão’ é um Programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.
Para instalar, o usuário deve seguir as instruções elaboradas pelo CPD do Legislativo, acessando o ícone ‘Libras’, posicionado no canto superior direito da página principal do site: www.camarapiracicaba.sp.gov.br ou diretamente em www.camarapiracicaba.sp.gov.br/libras.
Após a instalação do ‘Plugin’, o usuário deve marcar um texto, clicar com o mouse do lado direito e acionar “Traduzir em Libras”. Uma tela será aberta com o sistema VLibras, ferramenta aberta de distribuição livre, desenvolvida para melhorar o acesso à informação das pessoas surdas brasileiras.
A funcionalidade está disponível para os navegadores Google Chrome, Firefox, Safari e Widget, para os computadores Windows (versão 7 ou superior), Addon VLibras NVDA, Linux (32 bits) e Linux (64 bits) e para smartphones e tablets com sistema Android e iOS.
Parceria
Resultado de uma parceria entre o então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que passou a integrar o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a ‘Suíte VLibras’ consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.
Após aprovação do Programa ‘Parlamento Aberto’, em abril desde ano, a Mesa Diretora, presidida pelo vereador Gilmar Rotta (MDB), determinou estudos para definição de projetos que atendessem aos quatro pilares do Programa: Transparência Pública, Participação Popular, Tecnologia e Inovação e Educação para Cidadania.
“Assim surgiu o ‘Câmara Inclusiva’, que envolve todos estes pilares. Não podemos pensar uma Câmara aberta se todos não se sentirem bem-vindos e acolhidos”, explicou Rotta. O presidente destacou que o Sistema VLibras não tem nenhum custo para a Câmara e vai possibilitar que surdos não alfabetizados em Português possam ter acesso a todo conteúdo do nosso site e de outros também.

Sobre admin

Check Also

A especialidade dos Bibliotecários de Dados na Ciência Aberta

Por Ernesto Spinak Imagem: Lucas Silva Pinheiro Santos. No âmbito da pesquisa acadêmica, está ocorrendo uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *