Página inicial / Notícias / Simpósio Internacional “Bibliotecários na era da IA e da transformação digital nas organizações”

Simpósio Internacional “Bibliotecários na era da IA e da transformação digital nas organizações”

O Simpósio Internacional “Bibliotecários na era da IA e da transformação digital nas organizações” organizado pelo CRB-8, foi realizado no Centro Universitário Belas Artes. Contamos com as palestras  dos professores Dr. José Moreiro, da Univ. de Madrid,  Dr. Fernando Modesto ECA/USP e do Alisson de Castro especialista em transformação digital e sistemas para gestão de conhecimento e da mediação da presidente do CRB-8, Regina Céli de Sousa.

Abordaram a IA (inteligência artificial) e o impacto imediato na área da biblioteconomia e ciência da informação. Na primeira apresentação, Alisson demonstra o uso  da Alexa (apliance da Amazon) e suas capacidades (skills) de responder a linguagem natural (comandos e conversa humana).

Alisson também ressaltou que está em curso o desenvolvimento pela Biosferatech (www.biosferatech.com) um código para a Alexa pesquisar em catálogos bibliográficos e enviar os resultados por email. Com isso o usuário poderá perguntar, por exemplo, “Alexa, o que temos sobre ICMS para provedores de internet em Manaus?”. O usuário ouvirá a resposta e receberá o conteúdo por email.

O prof. Moreiro falou sobre seu estudo que envolveu a análise do mercado de trabalho do profissionais da informação, indicando que muitos casos a vaga não diz explicitamente que é uma vaga para o profissional da informação mas analisando os requisitos são compativeis.

Prof. Modesto nos fala sobre a aplicação da IA no ambiente de catalogação e as iniciativas existentes já no mercado e demonstrou estudos neste sentido.

Regina Celi salientou que devemos ter uma postura de explorar estes recursos e aproveitar o momento de mudanças para implementar mudanças e atualização tecnológica, ela narra sobre sistemas de IA que tem gerado oportunidades aos profissionais, estes sistemas precisam de : Informação Organizada, vocabulários controlads e treinamento constante do algorítmos.

Sobre admin

Check Also

Bibliotecomia FESPSP

Ingresso via ENEM: Para matrículas: de 600 a 700 pontos= 50% desconto na matrícula / …

Um comentário

  1. Estar em sintonia com os adventos tecnológicos e seus conceitos é um desafio recorrente… pena que no Brasil essa realidade esteja tão distante ainda. IA é tão necessária quanto foi a escrita, as transformações daí advindas serão, como tal, de importância ímpar. Parabéns aos “novos sujeitos” envolvidos em tão necessários projetos para o bem da humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *