Página inicial / Notícias / Serviços de Informação Inovadores em Bibliotecas

Serviços de Informação Inovadores em Bibliotecas

Na sociedade contemporânea, a oferta de serviços inovadores é condição básica para sobrevivência das instituições. Entender as necessidades dos usuários, é condição fundamental para que de fato haja sucesso no processo de inovação. A participação do usuário como colaborador, e o teste através de protótipos antes da implementação do serviço é essencial para que seja possível obter um serviço de qualidade que satisfaça as demandas do usuário.

Inovação em Bibliotecas

A literatura nos mostra alguns exemplos de serviços de informação inovadores em bibliotecas. O que pode ser inovador em determinado tipo de biblioteca, pode não ser em outro, portanto a inovação em bibliotecas é algo relativo que muito tem a ver com o contexto em que a instituição está inserida. Nessa postagem, serão apresentadas algumas ações inovadoras em serviços oferecidas em diversos países e alguns casos brasileiros.

Serviço de impressão 3D

Várias bibliotecas americanas têm disponibilizado o serviço de impressão 3D para seus usuários, o que reforça a ideia de que as bibliotecas podem oferecer espaços que estimulem a criatividade. É necessário que o usuário perceba a biblioteca como um espaço de aprendizagem, dinâmico e inclusivo, onde a criatividade possa ser algo estimulado.

Dispositivos móveis

No Reino Unido, os dispositivos móveis também têm sido muito utilizados em bibliotecas especializadas na área de saúde essas bibliotecas ainda têm disponibilizado os dispositivos em si, tablets, smartphones, ipods, entre outros, quanto a divulgação de bases de dados e websites, onde a comunidade pode encontrar informações confiáveis que sirvam de suporte para suas pesquisas.

Empréstimo de coisas

Empréstimo de protetores auriculares, guarda-chuvas e sacolas retornáveis para transporte de livros são realizados em bibliotecas universitárias brasileiras. Tais serviços apontam que a biblioteca precisa sempre pensar além dos serviços tradicionais oferecidos para que possa inovar. Outra atividade que as bibliotecas têm realizado é servir como ponto de encontro para troca de figurinhas, visto que neste ano haverá a Copa do Mundo da Rússia. (informação extraída do Facebook da biblioteca da UFSC)

Você também pode gostar:

Clube do livro

O Clube do livro também se destaca entre uma das iniciativas que cativa os usuários a uma maior interação com o ambiente da biblioteca para discussão de obras literárias, o que faz com que os acadêmicos mergulhem no universo da leitura literária, ao invés de ficarem somente nas leituras acadêmicas.

Serviços de Informação Inovadores

Sistemas de geração de fichas catalográficas com dados fornecidos pelo próprio autor, reservas de salas e espaços via sistema, gestão de acervo com a tecnologia de radiofrequência (RFID), empréstimos de netbooks, Serviço de Referência Virtual (SRV) e biblioteca itinerante também se mostram bastante presente em bibliotecas universitárias brasileiras. É possível notar que essas inovações estão atreladas às Tecnologias de Informação e Comunicação, uma vez que o público-alvo dessas bibliotecas é proveniente de uma geração que é cada vez mais independente na busca de informações, porém cada vez mais dependente da tecnologia para que isto seja possível.

Fonte: portaldobibliotecario.com

Sobre admin

Check Also

Bate-Papo FGV | Desafios e dificuldades na cultura e no mercado editorial no país, Marieta de Moraes

Clique na imagem para assistir o vídeo A cultura perdeu o protagonismo no Brasil no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *