Página inicial / Destaque / SÉRIE: BIBLIOTECAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – Lençóis Paulista guarda uma riqueza

SÉRIE: BIBLIOTECAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – Lençóis Paulista guarda uma riqueza

 

Localizada em Lençóis Paulista, município de 66, 6 mil habitantes e a 289 km de São Paulo, a biblioteca Orígenes Lessa possui hoje um acervo de mais de 150 mil livros, sendo referência no Centro Oeste Paulista. Sua arquitetura destaca-se pelo estilo moderno. No início, a biblioteca possuía um fluxo diário de aproximadamente 20 pessoas, entre adultos e estudantes, e atendia 15º sócios permanentes. Na época seu acervo era pequeno, pouco mais de 2 mil livros e funcionava de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.

Além das doações realizadas graças à campanha de Orígenes junto aos amigos escritores da Academia Brasileira de Letras (as chamadas Caravanas Literárias), as constantes doações da população e aquisição de novos acervos e os acervos informatizados fizeram com que em alguns anos a Biblioteca desse um salto de qualidade e número de livros catalogados.

A bibliotecária Jane Maria Mozaner de Mello, que há 14 anos trabalha no local, ressalta o amor de Orígenes Lessa pela biblioteca de Lençóis Paulista, “ele investiu na biblioteca para que ela fosse especial para a nossa cidade. Contou também com ajuda de seus amigos escritores que ajudaram fazer dela a maior biblioteca do interior do estado, doando livros. Estas doações continuam até os dias atuais por autores e população em geral”, conclui.

Hoje a Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” atende em média 200 pessoas por dia, totalizando um atendimento anual de cerca de 36.000 usuários entre pesquisa local, retiradas de materiais e solicitações de pesquisa via internet, oferece exposições; boletim eletrônico informando os usuários e a comunidade sobre novas aquisições, ranking dos livros mais retirados e mantém um canal aberto para a publicação de sugestões de leituras enviadas pelos leitores; “Feira de Troca” ação reconhecida pelo Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) como um dos 50 projetos nacionais que melhor promovem o incentivo à leitura e democratização do acesso aos livros.

“Conta com 3 bibliotecas ramais , 2 pontos de leituras e 5 geladeirotecas. Temos informatizado em nosso acervo cerca de 134.500 livros falta informatizar mais ou menos uns 10 mil. Além do nosso Espaço Cultural onde ficam as nossas obras raras especiais e únicas, onde deve ter  mais ou menos uns 10 mil  livros também. Temos um acervo de troca em torno de 10 mil livros, a sala funciona periodicamente das 8hs às 11hs e das 13hs as 16hs de segunda a sexta feira. Todos os livros são expostos no nosso Festival do Livro que acontece anualmente entre Outubro e Novembro”, comenta a bibliotecária.

Jane, que possui o CRB/8-6915, comenta também sobre a importância do profissional no processo de transformação das bibliotecas. “O papel do bibliotecário junto à biblioteca é social e cultural. Tem como objetivo trazer novas tecnologias para a sociedade, além de fazer parte na educação e construção dela. Eu particularmente busco sempre novas oportunidades de incentivar a leitura dentro ou fora da biblioteca, levando para a população oportunidades de acesso sem custo”. como ações: feira de troca de livros, livros distribuídos em pontos estratégicos em nossas geladeirotecas”.

A Biblioteca Orígenes Lessa de Lençóis Paulista fica na Rua Geraldo pereira de Barros, 43, Praça Comendador Jose Zillo, Lençóis Paulista, SP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8hs às 21hs e aos sábados das 8hs às 17hs.

 

Sobre admin

Check Also

ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA DE BIBLIOTECÁRIOS E DEMAIS INTEGRANTES DO SINBIESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *