Localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paranapanema, a cidade de Fartura possui, de acordo com a último levantamento feito pelo IBGE (2010), 15.320 habitantes.
Seu brasão já conta sua história e o significado de seu nome: o rio e os peixes representam a elevada piscosidade do Rio Itararé e dos Ribeirões Fartura e Veado; o arado, o pé de café e pé de milho representam a agricultura, que é a base econômica do município graças às suas terras férteis; e a serra, que representa sua geografia de belíssimas paisagens.
A pequena cidade próxima a divisa do Paraná possui ainda mais uma virtude: a preocupação com a educação. Foi com esse intuito que a Biblioteca Municipal de Fartura foi fundada, em 1968, no governo de Benedito Garcia Ribeiro. Graças aos governos municipais, a SisEB e a toda a comunidade, que por toda sua história contribuíram para a evolução da biblioteca municipal, hoje seu acervo conta com 48.447 livros.
O principal acontecimento na história da biblioteca aconteceu em 1997, quando a mesma foi transferida para um prédio amplo no centro da cidade. Essa mudança possibilitou, então, o aumento de serviços oferecidos, projetos e eventos no ambiente da biblioteca e parcerias com as escolas da cidade.
Hoje, a biblioteca conta com um fluxo diário de 110 pessoas. Toda a população pode se dirigir à biblioteca para pesquisas escolares, empréstimos de livros e ainda para participar dos projetos: Viagem Literária, Contação de História, Oficina Escrita Criativa e Projeto Estímulo a Leitura.
O artista farturense pode contar com a biblioteca municipal para realizar exposições de seus trabalhos artísticos e escritores podem se voluntariar para a realização do “bate-papo com escritores”, que fomenta a escrita e leitura na cidade.
Com tantos projetos em execução, a biblioteca garante o fomento à cultura da cidade, auxilia as escolas públicas da cidade na extensão de suas atividades curriculares e ainda auxilia na divulgação dos artistas locais.
A bibliotecária Luciane Erustes Domingues, que possui o número do CRB 8ª/5193, contou que apesar da grande participação da população farturense, a biblioteca ainda passa por algumas dificuldades. “Orçamento apertado, com dificuldade para troca de equipamentos, ar condicionado, elevador entre outras coisas, é uma realidade para muitas bibliotecas públicas, e com a biblioteca de Fartura não é diferente”.
Mas para além das dificuldades, o profissional bibliotecário trabalha para que a cultura e a literatura não morra. “A biblioteca é uma instituição imprescindível ao desenvolvimento democrático da sociedade, ela é um ponto de referência para os cidadãos farturenses, e tentamos torná-la com nossas ações uma biblioteca viva” – Luciane Erustes Domingues.
A Biblioteca Municipal de Fartura encontra-se na Rua Monsenhor José Trombi nº 170. Você pode fazer uma visita virtual ao seu acervo pelo site oficial da prefeitura, no link: http://www.fartura.sp.gov.br/Biblioteca.aspx.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria da Cultura e Biblioteca: 14 3382-2699.
[su_custom_gallery source=”media: 2079,2080,2081,2082,2083,2078″ link=”lightbox” title=”never”]