Página inicial / Eventos / SEO para profissionais da Informação: como ser encontrado no Google

SEO para profissionais da Informação: como ser encontrado no Google

Offices Tlawnier – São Paulo, SP
13 de abril de 2019, 09h-17h

Descrição do evento

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) já são exploradas há muito tempo pelo Marketing Digital para trazer melhores resultados e mais acessos via mecanismos de buscas – como Google, Yahoo, Bing etc. – a ambientes com fins comerciais, mas ainda pouco exploradas em ambientes que prestam serviços sem fins comerciais como por exemplo portais e bibliotecas digitais.

Por meio do SEO, é possível melhorar o posicionamento das páginas de um site nas buscas orgânicas desses motores, isto é, otimizá-las para obterem um melhor resultados dos buscadores. E o melhor: isso pode ser alcançado de graça fazendo bom uso de algumas técnicas!

Nesse curso os alunos serão apresentados aos principais conceitos e técnicas de SEO. Aprenderão como iniciar um planejamento e o gerenciamento de planos de SEO, alinhados aos objetivos do negócio. Também aprenderão quais ferramentas utilizar para o constante monitoramento e o acompanhamento das estratégias de busca.

A QUEM SE DESTINA

  • Webmasters;
  • Administradores de websites;
  • Gestores de Bibliotecas Digitais;
  • Gestores de Portais de Conteúdo;
  • Arquitetos da Informação;
  • Taxonomistas;
  • Jornalistas;
  • Demais profissionais que desejam otimizar a busca de ambientes digitais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1) Fundamentos de Search Engine Optimization

  • O que é SEO?
  •  Como montar um plano básico de SEO

2) Motores de busca

  • Como funcionam os robôs dos motores de buscas
  • Como é o processo de indexação na Web
  • As Páginas de resultados (SERP – Search Engine Results Pages)
  • O ranking nos motores de busca e o volume de tráfego
  • Como os motores de buscas auxiliam na recuperação da informação

3) Principais técnicas de SEO

  • Técnicas SEO on-page: como os recursos internos auxiliam no SEO

• Contribuições da arquitetura do website no SEO
• Uso das Metatags: metatitle, metadescription e keywords
• Páginas com facilidade de uso em dispositivos móveis
• Otimização de urls: a influência do protocolo https; urls amigáveis
• Estruturação os sitemaps
• Enriquecimento de conteúdo informacional das páginas
• Páginas personalizadas

  • Técnicas off-page e recursos externos

• Perfis em redes sociais
• Google MyBusiness
• Uso de padrões W3C
• Verbetes no Wikipédia

4) Métricas e monitoramento: ferramentas para acompanhamento das estratégias e dos resultados

  • Como medir o resultado de SEO
  • Quais ferramentas de monitoramento utilizar
  • Google Search Console
  • Google Analytics
  • Outras ferramentas

5) Tendências em SEO

  • ASEO – SEO para Google Acadêmico
  • SEO para repositórios digitais
  • Google Webmaster tools
  • Google Analytics
  • Outras ferramentas
 
DOCENTE: 
Fabiana Andrade Pereira
Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP (2009) e especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAC-SP (2011). Possui diversos cursos de extensão em áreas correlatas de gestão digital. Trabalha desde 2009 na Biblioteca Virtual da FAPESP (BV FAPESP), atualmente atuando prontamente em SEO e Controle de Vocabulário.
Carga-horária: 7 horas
 
Para dúvidas, solicitação de desconto para grupos acima de 3 pessoas ou orçamento para realização In-Company entre em contato por e-mail (contato@egregorainteligencia.com.br)

Sobre admin

Check Also

Encontro com os escritores recebe Ana Maria Machado e Ruth Rocha

Em sua décima segunda edição, a série Encontro com os escritores recebe as premiadas autoras Ana Maria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *