Página inicial / Eventos / SEO para profissionais da Informação: como ser encontrado no Google

SEO para profissionais da Informação: como ser encontrado no Google

Descrição do evento

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) já são exploradas há muito tempo pelo Marketing Digital para trazer melhores resultados e mais acessos via mecanismos de buscas – como Google, Yahoo, Bing etc. – a ambientes com fins comerciais, mas ainda pouco exploradas em ambientes que prestam serviços sem fins comerciais como por exemplo portais e bibliotecas digitais.

Por meio do SEO, é possível melhorar o posicionamento das páginas de um site nas buscas orgânicas desses motores, isto é, otimizá-las para obterem um melhor resultados dos buscadores. E o melhor: isso pode ser alcançado de graça fazendo bom uso de algumas técnicas!

Nesse curso os alunos serão apresentados aos principais conceitos e técnicas de SEO. Aprenderão como iniciar um planejamento e o gerenciamento de planos de SEO, alinhados aos objetivos do negócio. Também aprenderão quais ferramentas utilizar para o constante monitoramento e o acompanhamento das estratégias de busca.

A QUEM SE DESTINA

Webmasters;

  • Administradores de websites;

  • Gestores de Bibliotecas Digitais;

  • Gestores de Portais de Conteúdo;

  • Arquitetos da Informação;

  • Taxonomistas;

  • Jornalistas;

  • Demais profissionais que desejam otimizar a busca de ambientes digitais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1) Fundamentos de Search Engine Optimization

  • O que é SEO?

  • Como montar um plano básico de SEO

2) Motores de busca

  • Como funcionam os robôs dos motores de buscas

  • Como é o processo de indexação na Web

  • As Páginas de resultados (SERP – Search Engine Results Pages)

  • O ranking nos motores de busca e o volume de tráfego

  • Como os motores de buscas auxiliam na recuperação da informação

3) Principais técnicas de SEO

  • Técnicas SEO on-page: como os recursos internos auxiliam no SEO

  • Contribuições da arquitetura do website no SEO

  • Uso das Metatags: metatitle, metadescription e keywords

  • Páginas com facilidade de uso em dispositivos móveis

  • Otimização de urls: a influência do protocolo https; urls amigáveis

  • Estruturação os sitemaps

  • Enriquecimento de conteúdo informacional das páginas

  • Páginas personalizadas

  • Técnicas off-page e recursos externos

  • Perfis em redes sociais

  • Google MyBusiness

  • Uso de padrões W3C

  • Verbetes no Wikipédia

4) Métricas e monitoramento: ferramentas para acompanhamento das estratégias e dos resultados

  • Como medir o resultado de SEO

  • Quais ferramentas de monitoramento utilizar

  • Google Search Console

  • Google Analytics

  • Outras ferramentas

5) Tendências em SEO

  • ASEO – SEO para Google Acadêmico

  • SEO para repositórios digitais

  • Google Webmaster tools

  • Google Analytics

  • Outras ferramentas

DOCENTE:

Fabiana Andrade Pereira

Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP (2009) e especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAC-SP (2011). Possui diversos cursos de extensão em áreas correlatas de gestão digital. Trabalha desde 2009 na Biblioteca Virtual da FAPESP (BV FAPESP), atualmente atuando prontamente em SEO e Controle de Vocabulário.

Carga-horária: 7 horas

Para dúvidas, solicitação de desconto para grupos acima de 3 pessoas ou orçamento para realização In-Company entre em contato por e-mail (contato@egregorainteligencia.com.br)

Fonte: www.sympla.com.br

Sobre admin

Check Also

Live “A biblioterapia como campo de atuação do bibliotecário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *