Página inicial / Covid-19 / Seminários UNIRIO e Simpósio de Preservação de Conservação de Acervo do TOI, informação especializada em conservação em tempos de pandemia

Seminários UNIRIO e Simpósio de Preservação de Conservação de Acervo do TOI, informação especializada em conservação em tempos de pandemia

Texto da Comissão Temporária de Patrimônio Bibliográfico e Documental

Logo no início da pandemia, a Comissão Temporária de Patrimônio Bibliográfico e Documental do CRB-8 identificou a necessidade de acompanhar as demandas profissionais na área de preservação e conservação de acervos em período de pandemia. Ao mesmo tempo, avaliou a impossibilidade de realizar essa tarefa a contento isoladamente. Desde então, vem observando as iniciativas neste campo para realização de parcerias.

Uma dessas iniciativas, desde abril deste ano, foi o Núcleo Interdisciplinar sobre Preservação (NIP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que vem desenvolvendo duas atividades muito oportunas para os profissionais da área de biblioteconomia, documentação e arquivos, o Observatório de Opiniões e os Seminários UNIRIO.

O Núcleo está vinculado ao Laboratório Multidimensional de Estudos em Preservação de Documentos Arquivísticos e conta com a participação de quatro docentes: Profa. Brenda Rocco, Prof. Bruno Leite e Profa. Stefanie Freire, do Departamento de Arquivologia, e Prof. Fabiano Cataldo, do Departamento de Biblioteconomia.

O Observatório de Opiniões, interessado em monitorar as necessidades e demandas profissionais, postou a pergunta abaixo que continua disponível para colaborações. Convidamos a todos a partilharem sua opinião:

Você acha que os acervos em Arquivos e Bibliotecas estão mais sujeitos a riscos durante a pandemia de Covid-19? Quais?

Já os Seminários UNIRIO trazem uma série de palestras com especialistas em preservação e conservação. Yerko Andrés Quitral, bioquímico e palestrante internacional, inaugurou a série de palestras em 16 de junho. Na oportunidade, gentilmente antecipou a disponibilização de um artigo para colaborar com os estudos e fundamentaçãoprofissionais gestores de coleções bibliográficas e arquivísticas. Em 23 de julho, a palestra de José Pedersolli, do Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais – ICCROM, deu continuidade à série. . Links para a gravação das palestras e para o artigo no final deste texto.

Em 23 de julho, a palestra de José Pedersolli, do Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais – ICCROM, deu continuidade à série; e brevemente terá a gravação disponibilizada.

Para a palestra de 04 de agosto com Jandira Flaeschen, presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR e integrante da Biblioteca Nacional, foi firmada uma parceria com a Comissão Organizadora do VI Simpósio de Preservação e Organização de Acervo do TOI. Nesta data, será realizado o Simpósio do TOI na parte da manhã e, à tarde, o Seminário UNIRIO.

O VI Simpósio de Preservação e Organização de Acervo do TOI vem sendo preparado desde abril com a participação com participação da Comissão de Patrimônio. Pela convergência de interesses e dos temas discutidos, as organizações somaram esforços e trabalharam para a criação de  diálogo entre os eventos. Link para a inscrição nos eventos no final do texto.

A parceria para divulgação e apoio aos Seminários UNIRIO será mantida para as palestras seguintes, buscando a dar mais visibilidade aos eventos de informação especializada e de capacitação profissional neste momento desafiador enfrentado pelos profissionais de informação e pela humanidade.

Inscrições abertas

VI Simpósio Preservação e Conservação de Acervo – Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas. 04/08, das 9h às 13h

Seminários UNIRIO – Conservação Preventiva em Biblioteca e COVID-19: ações e reflexões, com Jandira Flaeschen. 04/08, das 15h às 16h30. Vagas limitadas

Palestras e artigos

Gravação da Webconferência “Contaminación permenante: invisibilidad de processos técnicos y riesgos de salud en personal de bibliotecas”, proferida por Yerko Andrés Quitral no dia 16 de junho de 2020, das 15h00 às 16h60. Clique aqui.

[ABNT] QUITRAL, Yerko Andrés. Bibliotecas frente a la pandemia COVID-19 : fundamentos y acciones en Latioamérica. 2020. Material elaborado para o  evento Seminários UNIRIO: Gerenciamento de risco e biossegurança em bibliotecas e arquivos no contexto do COVID-19

[APA] QUITRAL, Y. A. (2020 June 16). Bibliotecas frente a la pandemia COVID-19 : fundamentos y acciones. Rio de Janeiro: Seminários UNIRIO: Gerenciamento de risco.

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *