Página inicial / Mercado Editorial / Editoras / Semeadores de livros

Semeadores de livros

Texto por Talita Facchini

Edição especial do PublishNews Entrevista reúne respostas e diversos pontos de vista sobre os direitos fundamentais da humanidade: a leitura, a escrita e a literatura

Você acha que o livro vai salvar o mundo? A pergunta foi feita por Leonardo Neto, editor-chefe do PN, para algumas pessoas que passaram pelo Podcast do PublishNews no último ano. As respostas, claro, variam, passando pelas otimistas e pessimistas. No quinto episódio especial do PublishNews Entrevista, programa que que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro, André Argolo reuniu essas respostas e diversos pontos de vista sobre os direitos fundamentais da humanidade: a leitura, a escrita e a literatura.

“O Brasil é um país – eu acho importante falar isso, em todos os lugares – que nunca se preocupou com o livro, nunca se preocupou com a literatura”, define Eduardo Lacerda (Patuá), que em sua entrevista, falou ainda sobre a história do livro no país e o descaso que continua até hoje com o livro e a leitura. José Castilho também participa da seleção da semana, em sua entrevista, ele falou sobre a Política Nacional de Leitura e Escrita, que por conta do PN ficou conhecida como Lei Castilho e Luiz Alves Jr (Global), sobre como vê o Brasil em relação à leitura. “O Brasil, pra mim, não foi descoberto”, afirma. “A gente vê as grandes discussões prevendo o futuro, negociando o que foi feito no passado, mas dificilmente você vê pessoas que são multiplicadores de informações, levantando o problema da leitura, porque não se educa uma criança, não se dá à uma criança uma educação plena se ela não passar pela leitura”, completa.

Também fazem parte do episódio Marilena Nakano (ex-presidente e voluntária da Rede Beija-flor / Bibliotecas Vivas), Cida Saldanha (Livraria da Vila), Camila Cabete (Kobo) e Jiro Takahashi (editor) falando sobre a importância do livro e definindo em suas palavras, o que é a literatura.

Fonte: Publish News

Sobre admin

Check Also

DO BALCÃO DA BIBLIOTECA À BANCADA DO PARLAMENTO

A participação de profissionais da biblioteconomia na política partidária no Brasil Texto por Carlos Wellington …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *