Página inicial / Notícias / Semana Senac de Leitura oferece programação gratuita

Semana Senac de Leitura oferece programação gratuita

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. Em Piracicaba, a programação, totalmente gratuita, inclui rodas de conversas, oficinas, palestras, apresentações e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

Em Piracicaba, as atividades começam com a exposição Caricaturas de Salão, que ocorre de 22 a 27 de abril. Na mostra, serão exibidas caricaturas minimalistas de Érico San Juan, que retratam personalidades como as cantoras Elis Regina e Nara Leão, os compositores Noel Rosa e Tom Jobim e, também, os escritores Ariano Suassuna, Jorge Amado e William Shakespeare, entre outros. O artista também conduz, no dia 22/4, o bate-papo Processo Criativo na Caricatura do Manual ao Digital, que contará sobre seus 28 anos de carreira.

Ainda no dia 22/4, o bate-papo De Clarice a Carolina: o universo feminino no vestibular explana sobre o fato de que autoras brasileiras vêm ganhando espaço nas listas de livros obrigatórios de importantes processos seletivos do país. No mesmo dia, a programação no Senac Piracicaba inclui a esquete teatral Mulheres em Cena, com alunos do curso Técnico em Teatro.

Já no dia 23/4, a oficina Ecobags de Escritoras oferece aos participantes a oportunidade de confeccionar uma bolsa personalizada com grandes escritoras do cenário nacional e internacional, como Clarice Lispector, Cora Coralina e Malala. Encerrando o evento, no dia 25/4, Márcia Scudeler Cardozo, professora de língua e literatura portuguesa e brasileira nas redes de escola pública e privada, comanda a roda de conversa Escritoras Desbravadoras no Cenário Literário Nacional, que dialoga sobre a contribuição cultural das escritoras Rachel de Queiroz, Cora Coralina e Cecilia Meireles.

Para Rita de Cássia dos Santos Aguilar, bibliotecária do Senac Piracicaba, o objetivo é incentivar na população o hábito da leitura ao conhecer novos autores, além de apoiar a escrita feminina. “As escritoras no âmbito nacional e internacional estão ganhando cada vez mais espaço no cenário literário. Seja nas listas de vestibulares, ou trajetória de suas respectivas vidas, as escritoras clássicas inspiram e encorajam as contemporâneas ao tirar os personagens do imaginário. No momento ainda são minoria nessa questão. Por isso, o tema deste ano aborda mulheres na literatura, o qual valoriza a leitura e escrita que transformam vidas.”

Para conferir a programação completa e se inscrever é necessário acessar o Portal Senac.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS

A 4ª Semana Senac de Leitura terá também a tradicional Feira de Troca de Livros. No Senac Piracicaba, ela ocorre todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 13 horas. Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor da unidade auxiliará o público.

SERVIÇO – 4ª Semana Senac de Leitura, com o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas. De 22 a 27 de abril de 2019. Participação gratuita. O Senac fica na rua Santa Cruz, 1148 , Bairro Alto. Informações: (19) 2105-0199.

PROGRAMAÇÃO – SENAC PIRACICABA

Transmissão da Abertura da 4ª Semana Senac de Leitura – mulheres na literatura
22 de abril de 2019, segunda-feira, das 15 horas às 17h30

Exposição Caricaturas de Salão

de 22 a 27 de abril de 2019, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; aos sábados, das 8h30 às 13 horas

Feira: Troca de Livros

de 22 a 27 de abril de 2019, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; aos sábados, das 8h30 às 13 horas

Esquete teatral: Mulheres em Cena 

de 22 a 25 de abril de 2019, de segunda a quinta-feira, das 15 horas às 15h30

Bate-papo: De Clarice a Carolina: o universo feminino no vestibular 

22 de abril de 2019, segunda-feira, das 19 horas às 20h30

Bate-papo: Processo Criativo na Caricatura do Manual ao Digital

22 de abril de 2019, segunda-feira, das 19h30 às 21 horas

Oficina: Ecobags de Escritoras

23 de abril de 2019, terça-feira, das 15 às 17 horas

Roda de conversa: Escritoras Desbravadoras no Cenário Literário Nacional

25 de abril de 2019, quinta-feira, das 15h30 às 16h30

Fonte: Jornal de Piracicaba

Sobre admin

Check Also

PELA RECOMPOSIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PLANO DO LIVRO DE SÃO PAULO

Às vésperas do quarto aniversario do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *