Página inicial / Eventos / Sem barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

Sem barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência

Mediação de leitura acessível e inclusiva – Literatura

Visando proporcionar um momento de fabulação e imaginação inclusivo para todas as crianças, com e sem deficiência, esta oficina oferecerá uma mediação de leitura acessível. O livro “O Rei Careca” de Thiago Franco e ilustrações de Alisson Ricardo será lido e mediado com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais. Ademais, para potencializar o ambiente de fantasia, a oficina contará com animação das imagens e trilha sonora com ambientação.

14h às 15h.

Arte e Brincadeira – Oficina

Compreendendo a arte como fundamental na vida de todos e especialmente importante no
desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças, esta oficina buscará propor experiências
artísticas que possibilitem a manifestação das crianças por meio de elementos diversos, como por exemplo, formas, objetos, cores e conceitos artísticos. Dessa forma, durante a oficina as crianças serão estimuladas em sua necessidade de tocar e explorar em atividades como desenhar, brincar com argila, com massinha, pintar com os dedos, com os pés ou com pincéis.

15:30 às 16:30

Cinema Inclusão – Cinema

Através da exibição do curta-metragem “O Branco” de Ângela Pires e Liliana Sulzbach com recursos de acessibilidade – narração em áudio, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais, esta oficina buscará conscientizar os participantes a respeito das temáticas da diferença e da diversidade como valores para a sociedade. Após a sessão de cinema, o público, crianças e jovens maiores de 10 anos, é convidado a participar de uma roda de conversa para compartilhamento das impressões e reflexões suscitadas tanto pela temática da obra em si quanto pelos recursos de acessibilidade presentes.

17h às 18h.

Gratuito
Classificação Indicativa: Livre | Indicado para toda a família.

Sobre admin

Check Also

Seminário a Presença da Literatura Negra em Bibliotecas e na Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *