Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Especializadas / Saúde estadual organiza produção técnica e científica para publicação na Biblioteca Virtual

Saúde estadual organiza produção técnica e científica para publicação na Biblioteca Virtual

A fim de tornar pública a produção técnica e científica da Saúde estadual na BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), aderiu ao projeto de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e a Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), que possibilita o registro de produções técnicas e científicas das Secretarias Estaduais da Saúde de todo o Brasil.

No âmbito da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), a Funesa é a referência para coletar, analisar, processar e cadastrar o material produzido pelas instituições na Plataforma da BVS. Entre os documentos necessários estão: publicações periódicas; monografias, trabalhos apresentados em eventos científicos (seminários, conferências, reuniões, congressos); manuais e guias; tese e dissertação; relatórios técnico-científicos; estatísticas; material educativo; filmes, gravações em vídeo e registros sonoros não musicais.

De acordo com a analista educacional da Funesa, Paloma Sant’Anna, essa iniciativa é de extrema importância para o SUS e, principalmente para o SUS Sergipe. “Antes não tínhamos essa oportunidade de dar visibilidade aos materiais produzidos por técnicos e profissionais de saúde do estado. A partir de agora, todo material técnico e científico que for produzido dentro do estado poderá ser disponibilizado na BVS, o que torna as produções científicas acessíveis a um infinito número de pessoas”, explica.

O material recebe um tratamento técnico, sendo catalogado e indexado utilizando descritores da saúde. “Isso ajuda a disseminar a informação produzida e facilita o acesso, à medida que também passa a ser recuperado dentro do catálogo de busca da BVS. O resumo em língua nacional é produzido pela bibliotecária da Fundação e recebe tradução em outras línguas, já que a base de dados é feita em português, inglês, francês e espanhol”, informa Paloma, que acrescenta o projeto contribui significativamente para o avanço do SUS Sergipe. “A partir da divulgação de resultados e dados de pesquisas técnicas e científicas produzidas em nosso estado, poderemos avançar na qualificação de nossas políticas públicas, consolidando e fortalecendo cada vez mais o SUS em Sergipe”.

Leia a matéria completa publicada pelo Aqui Acontece

Sobre admin

Check Also

Comunicado Anuidade Pessoa Física 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *