Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Públicas / São Bernardo é referência na implantação do sistema de acervo on-line das bibliotecas

São Bernardo é referência na implantação do sistema de acervo on-line das bibliotecas

Funcionários da Divisão de Bibliotecas Públicas da cidade foram até Campinas para relatarem a experiência da cidade na implantação do sistema Koha

São Bernardo é referência na implantação do sistema de acervo on-line das bibliotecas

Crédito: Divulgação

Ter acesso ao acervo da biblioteca pública, da comodidade de casa. A iniciativa pioneira da Prefeitura de São Bernardo permite a disponibilização do catálogo de publicações dos espaços de leitura, por meio de uma plataforma on-line, que é referência para outras cidades do País. A ação é coordenada pela Secretaria de Cultura e Juventude (bibliotecapublica/saobernardo.sp.gov.br).

Na última terça-feira (22/10), funcionários da Divisão de Bibliotecas Públicas foram até Campinas para relatarem, a outros servidores municipais, entre bibliotecários, coordenadora e diretores, a experiência da cidade na implantação do sistema Koha, software livre, de código aberto.

Em São Bernardo, o desenvolvimento do programa foi realizado em 2017, por colaboradores, sem custos aos cofres públicos, após a migração do antigo TAUBIP – sistema criado no município na década de 80, que informatizou todas as bibliotecas e não tinha sido atualizado. O sistema foi para a plataforma web, assim como o inventário de todo o acervo, composto por mais de 135 mil exemplares.

O secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, afirma que o Koha é um sistema que pode ser atualizado constantemente, corrigindo e implantando novas funcionalidades. “É importante que este software continue sendo instalado em outros municípios, pois iremos customizá-lo de acordo com a realidade local, melhorando cada vez mais o atendimento à população”, disse. Outras localidades interessadas no processo de implantação e desenvolvimento do sistema é a cidade de Ourinhos (SP) e o Estado da Paraíba.

Fonte: Portal ABCdoABC

Sobre admin

Check Also

Livros além das grades: por que focar nas Bibliotecas Prisionais?

Entrevista com Lisa Krolak, do “Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida” da UNESCO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *