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Sala de Leitura

Livro: COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO – Como buscar, avaliar e usar a informação para atingir a competitividade

Para gerir uma organização é necessário saber como utilizar a informação e o conhecimento para o alcance de diferenciais competitivos, o que pressupõe que os gestores devam possuir competências atreladas aos processos administrativos, à competência na gestão de pessoas e à competência em informação. Assim, a riqueza do livro é ser multifacetada, considerando-se que oferece uma excelente análise sobre as características e a situação da competência em informação de gestores como diferencial competitivo de indústrias de MPE organizadas como clusters; contribui também com sistematização da literatura sobre esse tema e suas outras denominações, em inter-relação com a competitividade e inovação, além de estabelecer sua relação com a competência em informação. Além de uma abordagem teórica, a autora, complementa sua pesquisa com o desenvolvimento de um estudo de caso junto a uma realidade – indústrias de eletroeletrônicos de Garça (SP) – enquanto clusters representados por um conjunto de indústrias de micro e pequeno porte, o que permitiu demonstrar toda uma trajetória prática na aplicação de metodologias estruturadas. Os resultados são relevantes para aqueles interessados em saber como a competência em informação pode contribuir de maneira direta para o crescimento das indústrias de micro e pequeno porte que se acham organizadas em clusters, pois, além de contar com o aglomerado há a valorização da informação para gerar inovação por meio da criatividade e, com isso, sobreviver no mercado de negócios no contexto brasileiro. Além disso, a autora ressalta a importância do compartilhamento de informação e finaliza com a recomendação de que deve ocorrer de forma frequente entre as indústrias a fim de que possam realizar o uso dessas informações com inteligência.

Fonte: Editora Interciência

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Livro: “Paradigmas, Serviços e Mediações em Ciência da Informação”

Na origem deste livro esta um outro, resultante de um desafio que nos foi lançado por colegas de uma universidade pública, especializada no ensino à distância, interessados numa espécie de manual – um “manual teórico” sobre recursos e serviços de informação -, com o objetivo de servir de orientação para estudantes do ensino superior e de ser tomado como base de referência para a elaboração de materiais didácticos e pedagógicos sobre o assunto. Mas na raiz mais próxima está a estreita convergência de duas vontades: a dos autores de aprofundarem e reformularem o título e o conteúdo do projecto inicial e a da ideia de divulgar, no Brasil, mais um fruto do nosso trabalho de reflexão, de pesquisa, de síntese e de divulgação científica.

Fonte: https://www.facebook.com/commerce/products/2123632824365903/?rid=1525188174472362&rt=6

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Livro: “O custodialismo e a teoria da intencionalidade”

A sociedade contemporânea experimenta uma “cultura de abundância” proporcionada pelo acesso ilimitado à informação. no cenário da livre produção de informação os Sistemas de Informação devem fornecer condições para que os utilizadores encontrem os conteúdos armazenados por eles. No contexto do Paradigma pós custodial e Contemporâneo, o tema Acessibilidade à informação, investigado nessa obra, direciona-se ao entendimento do problema de localização da informação, também relacionado ao neologismo Findability. Findability vincula-se ao contexto de utilização e a capacidade de visibilidade da informação em Sistemas de Informação. Diante de uma perspectiva sistêmica investigamos na CI aspectos específicos da Epistemologia; do Comportamento informacional, e da Organização da informação. Buscou-se abordar sistemicamente tais conceitos, por meio do Modelo resultante da pesquisa, indicando que o fenômeno informação, respaldado pela Teoria da Intencionalidade, pode contribuir para Sistemas de informação completos e Democráticos.

Fonte: https://www.facebook.com/commerce/products/1907373176050907/?rid=1525188174472362&rt=6

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Livro: Mídias sociais: saberes e representações

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Hoje, a grande maioria dos setores da sociedade já foi influenciada, direta ou indiretamente, pelas mídias sociais. E é neste contexto que surge a necessidade de debater, dentro e fora da academia, este fenômeno. Dentre os assuntos abordados, estão a interatividade e a participação em contexto de convergência midiática, a sociabilidade em RPGs on-line, a interação pessoal mediada pelos blogs, a prática religiosa em tempos de internet, o fenômeno das compras coletivas e a circulação de música nos sites de redes sociais.

Fonte: SciELO Books

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Boletim Sistema CFB/CRB nº 73

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ANAIS DO 2º ENCONTRO REGIONAL NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – 2º ERECIN N-NE

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O dom da leitura: Helder Câmara e suas bibliotecas

A presente obra narra um percurso humano digno dos heróis e dos santos. É impossível não se encantar com o trajeto pessoal de Dom Helder Camara, que vai mostrando como simplicidade e grandeza podem ser pares perfeitos na construção dos grandes homens. Dom Helder soube cuidar do dom da vida, do dom da razão e do dom da fé na construção de si mesmo nos mundos em que foi habitando e nas missões que foi assumindo. 

Os que conheceram o Bispo dos Pobres não supõem qual terá sido seu trajeto intelectual. A paixão pela justiça, a liderança do episcopado, a resistência às tiranias e a mística profunda beberam diariamente das fontes da fé e da razão.

Este livro convida o leitor a passear por entre as estantes das bibliotecas pessoais de Dom Helder. O objetivo é apresentar o Helder leitor, pouco conhecido do grande público, para quem os livros representaram muito mais do que uma fonte de informações. 

Além de informações sobre as obras que Dom Helder lia e das anotações às margens das páginas, que ele mesmo fazia nesses livros, o livro resgata trechos de cartas, meditações, discursos e anotações que ele fazia em pequenas cadernetas, a maior parte delas apresentadas pela primeira vez ao grande público. 

O estudo é original e contribui com o conhecimento do labor que fez o grande bispo do Brasil e do mundo. 

Fonte: Paulinas

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Acervo: Revista do Arquivo Nacional

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Cartilha: Entidades de classe da biblioteconomia: o que são e para que servem?

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A publicação tem como objetivo esclarecer o que são as entidades de classe e qual a função de cada uma delas. A proposta foi trazer para a cartilha informações para conhecimento e esclarecer dúvidas sobre conflitos de funções que ocorrem no dia a dia dos estudantes e profissionais sobre a existência e os papeis que competem a cada uma delas.

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Livro: Ontologia Digital Arquivística

A informação digital possui uma série de recursos que, se combinados, potencializam seu alcance e facilita a vida do usuário dessa informação. Nesse sentido, na tecnologia digital é possível que os padrões de descrição dos documentos, representados por meio de metadados, estimulem a criação de ontologias leves com potencial uso no processamento e na interoperabilidade?

O livro explora este caminho, desde como interoperabilizar a informação digital, tanto para a difusão como para a preservação a longo prazo em sistemas de arquivo e na internet. Até mostrar que a descrição arquivística permite acesso à informação arquivística registrada e é capaz de fornecer dados acerca do contexto de produção documental para sistemas de arquivo e para a Web 3.0.

Para o estudo que culminou nesta publicação foram utilizados os padrões dos sistemas informatizados de arquivos, como o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) e Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ), além dos Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos (RDCArq) e o Modelo Record Continuum.

As ontologias têm seu papel na estruturação dos domínios de conhecimento e cresce seu uso na tecnologia digital. Por isso aborda-se sobre as características das ontologias, cujo as leves podem resultar do uso de padrões arquivísticos. O resultado disso pode ser considerado uma Knowledge Organization System (KOS).

O estudo mostra os padrões arquivísticos e a descrição arquivística. Para isso, trata de identificar a descrição arquivística como base…

Fonte: Bookess

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Anais do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

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Em 2018, Salvador sediou o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, o XX SNBU, organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA) e o grande tema escolhido foi: “O Futuro da Biblioteca Universitária na Perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão”. Nesse SNBU buscamos ouvir conferencistas e palestrantes principalmente de outras áreas, como a Linguística, Letra Física, e Artes profissionais da inovação e criação, de dança , músicas , artistas das várias vertentes para contar como se processa a criação e o que espera ou o que fundamenta a participação da biblioteca universitária nesse contexto e institucional contemporâneo Através desse Anais caberá a reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias, e se o espaço do XX SNBU solidificou-se com o passar dos anos nesse requintado ambiente. A realização conjunta entre as instituições de ensino federais do estado da Bahia, e o apoio das universidades públicas estaduais do estado à participação efetiva do Conselho Federal de Biblioteconomia, 17ª Gestão, evidencia a união necessária para a apresentação do tema como o resgate da sua missão histórica, identidade e relevância acrescida da nova função dentro do contexto contemporâneo, ou seja, biblioteca universitária: espaço de ensino, pesquisa extensão criação e inovação e centro de aprendizagem. Ao completar 40 anos de realização, o evento mais expressivo, para esse segmento de bibliotecas no Brasil, retorna aos seus primórdios, porém destaca o protagonismo e atuação das bibliotecas universitárias, ao estarem sempre atentas às inovações e progressos tecnológicos ocorridos, e a defesa da importância e evidência na sociedade contemporânea. Se hoje, chegamos aqui na apresentação dos Anais do XXSNBU temos muito a agradecer ao Reitor João Carlos e Paulo Miguez (Vice-Reitor) que desde o início da Gestão tinham o foco para disponibilizar para o meio acadêmico os recursos do SIBI. Foi por acreditar na equipe que conseguimos realizar mais esse evento. Todos os bibliotecários e servidores administrativos e terceirizados do SIBI que direta ou indiretamente participaram de todos os momentos da concepção do SNBU, do seu início até o encerramento final. Nossos agradecimentos também à equipe da EDUFBA, do ICI e das Pró-Reitorias com suas estruturas e recursos humanos, servidores administrativos das unidades envolvidas e os funcionários das empresas terceirizadas. Lídia Brandão Toutain Presidente do XXSNBU Superintendente do SIBI/UFBA.

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Livro: Ensino e pesquisa em arquivologia: cenários prospectivos

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Ebook: O Protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação

cAPA

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Ebook: Bibliotecári@s Negr@s: Ação, pesquisa e atuação política

 

Bibliotecári@sNegr@s

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Ebook: As contribuições de Paul Otlet para a Biblioteconomia

Capa livro - Otlet

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Livro: Literatura: Ontem, hoje, amanhã

Este livro volta-se ao público com uma provocação: o que é a literatura? A pergunta aparentemente simples guarda inúmeras armadilhas. Quais os limites da literatura? Quais são os seus tipos, suas modalidades, seus gêneros? E, mais que isso: como a ideia do que é literatura se alterou com o tempo? Para todas as idades, este texto, por seu tom saborosamente literário, acaba ele mesmo sendo objeto entre os territórios investigados em suas páginas.

Fonte: Editora Unesp

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Anais HDRio2018 disponíveis

A divulgação de saberes e a democratização do acesso ao conhecimento apresentado no evento é parte do compromisso do HDRio2018. Os trabalhos aqui compilados e organizados foram apresentados durante o Congresso nas modalidades de comunicação coordenada e sessão de pôsteres, após prévia avaliação por pares, seguida de aprovação pela Comissão Científica do Congresso. Os autores que atenderam à chamada de envio de seus textos finais encontrarão os trabalhos organizados de acordo com os eixos temáticos relacionados. Esperamos que o acesso aos relatos aqui apresentados produza novas possibilidades de interlocução entre os autores e os demais pesquisadores que atuam neste fértil e emergente campo das Humanidades Digitais.

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Livro: As tecnologias e o contexto da educação inclusiva: problematizações em espaços educacionais

O livro As tecnologias e o contexto da educação inclusiva: problematizações em espaços educacionais tem como objetivo suscitar uma discussão sobre as questões que convergem tecnologias e inclusão no contexto das instituições educacionais. Aborda a integração das chamadas tecnologias de informação e comunicação (TIC) associadas às práticas dos educadores como uma temática complexa que articula aspectos sociais, tecnológicos, psicológicos e didáticos.

Fonte: Editora UFS

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Livro: Os homens que salvavam livros: A luta para proteger os tesouros judeus das mãos dos nazistas

Uma saga de heroísmo e resistência, amizade e romance, e uma devoção inabalável à literatura e à arte, mesmo sob o risco de morte.

Os homens que salvavam livros é a incrível história real dos habitantes do gueto de Vilna, na Lituânia, que resgataram milhares de livros e manuscritos raros da cultura judaica por duas vezes – primeiro das mãos dos nazistas, depois dos soviéticos. Tendo como base documentos judaicos, alemães e soviéticos, incluindo diários, cartas, memórias e entrevistas do autor com vários participantes da história, o livro registra as atividades ousadas de um grupo de poetas e eruditos que se tornaram combatentes e contrabandistas na cidade conhecida como a “Jerusalém da Lituânia”.

Partindo de uma extensa pesquisa do principal estudioso do gueto de Vilna, de estilo e ousadia excepcionais, Os homens que salvavam livros é uma história épica de heroísmo, um conto pouco conhecido dos dias mais sombrios da guerra.

Vencedor do National Jewish Book Award 2017 – Categoria Holocausto

Fonte: Grupo Autêntica

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Manual: Journalism, ‘Fake News’ and Disinformation: A Handbook for Journalism Education and Training

Escrito por especialistas na luta contra a desinformação, este manual explora a natureza do jornalismo com módulos sobre por que a confiança é importante; pensar criticamente sobre como a tecnologia digital e as plataformas sociais são canais do distúrbio da informação; lutando contra a desinformação e a desinformação através da alfabetização midiática e informacional; verificação de fatos; verificação de mídia social e combate ao abuso online.

Faça o download em: https://en.unesco.org/node/295873

Fonte: De olho na CI

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Livro: Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. O Diálogo Possível

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Na trajetória histórica do conhecimento humano, áreas surgem e outras perecem, atendendo a necessidades, preocupações, interesses, imposições, questionamentos, dominação, etc. A arquivologia, a biblioteconomia, a museologia e a ciência da informação são abordadas, neste livro de Carlos Alberto Ávila Araújo, tanto em seus aspectos históricos, como na síntese das correntes e modos de explicá-las e entendê-las. Trabalhando no espaço das discussões apresentadas acima, o autor enfatiza a importância do diálogo entre as áreas, refutando qualquer entendimento de dominação de uma por outra. Os objetos ou os núcleos do objeto não impedem a relação. Ao contrário, exigem a troca, o diálogo. As áreas de interesse do livro precisam uma das outras. A existência isolada pode até ser possível, mas acarretando empobrecimento teórico e prático; um olhar apenas para o próprio âmago, alijando-se do mundo, dos homens e das outras ciências; um não pertencimento ao universo do conhecimento humano. Este livro enquadra-se entre os que propõem algo novo. O novo é o questionamento, o desnudar dos conflitos, a apresentação dos antagonismos. O novo exige um repensar; transforma o conhecimento e o reorganiza, o reestrutura. O desejo de qualquer autor é retirar o leitor da passividade das certezas, é criar dúvidas, é transformar as posições apresentadas em questionamentos. Texto bom, para mim, é aquele que gera conflitos no leitor, conflitos que exigem um novo olhar em nossas sedimentadas verdades.

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Livro: Livrarias, uma história da leitura e dos leitores

O escritor catalão Jorge Carrión desenha um verdadeiro mapa-múndi das livrarias, revelando uma série de histórias e informações preciosas sobre o universo dos livros, da Roma Antiga aos dias atuais. Nesse percurso, o autor investiga a relação de escritores e leitores com diversas livrarias, mostrando como esses encontros se tornaram peças-chave da cultura e da economia criativa em diversas partes do mundo. Ao transitar pelos caminhos da memória editorial e livreira – evocando uma série de personagens e estabelecimentos, além de referências literárias, filosóficas e políticas –, Carrión constrói uma história inédita do livro em âmbito internacional, apoiado em uma profunda pesquisa que revela dados bibliográficos e biográficos, análises de conteúdo e de mercado.

Livrarias e livreiros icônicos – como Shakespeare & Co., Daunt Books, Strand Books, Bertrand – estão presentes na obra, assim como contextos menos conhecidos e igualmente fascinantes: livreiros de Havana, as lojas das ruas de Istambul, estabelecimentos e histórias na Austrália, China, Guatemala, África.

Carrión sabe que as ruas, a geografia, a alma das cidades não seriam as mesmas sem as livrarias que compõem sua paisagem. Cada uma com seu perfil e vocação, leitores apaixonados, frequentadores assíduos ou mesmo clientes de primeira viagem tem o seu lugar e função neste universo de livros, escritores e leitura.

Fonte: Bazar do Tempo

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E-book: Tratado de Documentação

A editora Briquet de Lemos fez a tradução para o português, da principal obra de Paul Otlet: Tratado de documentação. Esta obra é fundamental para a Biblioteconomia e para a Ciência da Informação. A editora disponibiliza a publicação gratuitamente.

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Livro:  ORDEM DOS LIVROS, A: LEITORES, AUTORES E BIBLIOTECAS NA EUROPA ENTRE OS SÉCULOS XIV E XVIII

As relações estabelecidas entre a humanidade e o saber, entre a cultura e a massa, entre os livros e os leitores são os fundamentos deste livro que fascina desde a primeira página. Ao argumentar que os artifícios de leitura dos sentidos de um texto são infinitos como as possibilidades do conhecimento e de propagação da cultura, Roger Chartier abre uma perspectiva de análise de uma temática tão apaixonante quanto vasta: reconhecer as modalidades diversas do processo de “armazenamento do saber” nos livros e sua interação entre as identidades dos leitores e a arte de ler. Sensível, acessível e profundo, este estudo também objetiva mostrar que os livros, na condição de “realidades físicas do saber disperso”, são objetos cujas formas estão em estreita ligação com a noção de mundo dos leitores, cada dia mais plural, devido principalmente ao advento da informática e suas vastas possibilidades de aquisição do conhecimento a partir da leitura.

Fonte: Editora UnB

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Livro: Uma Biografia em Livros

Ricamente ilustrado, principalmente, com fotografias de manuscritos nunca antes vistos, primeiras edições raras e livros anotados de autores que vão desde Homero, Ovídio, Mestre Eckhart e Dante até Wiliam Blake, Goethe, Hölderlin, Nietzsche e James Joyce, este livro apresenta a biografia intelectual de Jung, seguindo seus encontros essenciais com os livros e mostra como, através de seu envolvimento com eles, ele criou uma nova concepção de natureza humana.

Fonte: Editora Vozes 

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Livro “MUSEUS BRASILEIROS”

Na segunda metade do século XX, o tema do museu adquiriu importância na vida social, atraindo um público cada vez maior na dinâmica criada pela indústria cultural. Aumento do turismo, revitalização urbana e destino arquitetônico são consequências naturais da criação de novos museus nas cidades. No início do século XXI, o Brasil conta com um número considerável de museus de grande qualidade arquitetônica e modernos esquemas museográficos, tornando fundamental sua difusão nacional e internacional. Este livro ilustra a importância deste tema, demonstrando que a diversidade das iniciativas espalhadas pelo Brasil é a resposta às inúmeras tradições e manifestações artísticas de uma sociedade multicultural. Entre as obras selecionadas nesta obra estão – Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer O Museu Iberê Camargo, de Álvaro Siza A Pinacoteca do Estado de São Paulo, de Paulo Mendes da Rocha O Museu Rodin, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci além dos projetos de Diller, Scofidio + Renfro para o Museu da Imagem e do Som de Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen para o Museu de Arte do Rio e de Santiago Calatrava, para o Museu do Amanhã.

Fonte: Editora Interciência

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Traducción al español del material de entrenamiento de RDA

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Traducción al español del material de entrenamiento de RDA elaborado y almacenado por Library of Congress (LC)

Acceder

Más sobre  

Este proyecto fue coordinado por la Biblioteca Nacional Mariano Moreno de la República Argentina (BNMM), en el ámbito de ABINIA (Asociación de Estados Iberoamericanos para el Desarrollo de las Bibliotecas Nacionales de Iberoamérica), contando con el aporte de las Bibliotecas Nacionales de España, Chile y Colombia y colaborando Library of Congress (LC, Biblioteca del Congreso de Estados Unidos) en la revisión de las traducciones.

Catalogación descriptiva utilizando RDA

Actualizaciones de RDA

Fonte: Universo Abierto

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Livro “RECURSOS AUDIOVISUAIS – Sua contemporaneidade na organização e representação da informação e do conhecimento”

As coleções de audiovisuais tomam proporções inimagináveis com as novas soluções tecnológicas para localização e acesso, refletir e avaliar sobre elas é o objetivo do livro Recursos audiovisuais: sua contemporaneidade na organização e representação da informação e do conhecimento. Os novos olhares e contribuições eficazes para o tema, é feito pelos autores a partir de uma interlocução dos métodos e instrumentos de representação e organização com os audiovisuais e são apresentadas por meio de conjunto de textos que retratam os estudos e experiências dos recursos audiovisuais na Ciência da Informação e seus novos e tradicionais campos de trabalho. Além disso, a motivação para reunir diferentes autores de diversas instituições do país em uma mesma obra deriva das discussões realizadas pelo Grupo de Pesquisa Organização e Representação da Informação e do Conhecimento de Recursos Imagéticos (ORICRI) ao longo de 2014 e 2015 com os alunos das graduações de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), proporcionando aos alunos em aprofundar os conceitos, estratégias e metodologias que levassem a uma compreensão de como melhorar, assegurar e inovar uma representação e organização das coleções audiovisuais.

Fonte: Editora Interciência

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Livro “COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO – Como buscar, avaliar e usar a informação para atingir a competitividade”

Para gerir uma organização é necessário saber como utilizar a informação e o conhecimento para o alcance de diferenciais competitivos, o que pressupõe que os gestores devam possuir competências atreladas aos processos administrativos, à competência na gestão de pessoas e à competência em informação. Assim, a riqueza do livro é ser multifacetada, considerando-se que oferece uma excelente análise sobre as características e a situação da competência em informação de gestores como diferencial competitivo de indústrias de MPE organizadas como clusters; contribui também com sistematização da literatura sobre esse tema e suas outras denominações, em inter-relação com a competitividade e inovação, além de estabelecer sua relação com a competência em informação. Além de uma abordagem teórica, a autora, complementa sua pesquisa com o desenvolvimento de um estudo de caso junto a uma realidade – indústrias de eletroeletrônicos de Garça (SP) – enquanto clusters representados por um conjunto de indústrias de micro e pequeno porte, o que permitiu demonstrar toda uma trajetória prática na aplicação de metodologias estruturadas. Os resultados são relevantes para aqueles interessados em saber como a competência em informação pode contribuir de maneira direta para o crescimento das indústrias de micro e pequeno porte que se acham organizadas em clusters, pois, além de contar com o aglomerado há a valorização da informação para gerar inovação por meio da criatividade e, com isso, sobreviver no mercado de negócios no contexto brasileiro. Além disso, a autora ressalta a importância do compartilhamento de informação e finaliza com a recomendação de que deve ocorrer de forma frequente entre as indústrias a fim de que possam realizar o uso dessas informações com inteligência.

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Livro “BIBLIOTECAS DIGITAIS – Novas Tendências na Navegação em Contexto”

A principal motivação para a publicação deste livro é trazer, nesta segunda coletânea, a divulgação dos resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidos, ao longo destes últimos 14 anos, pelos pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual – MHTX. A obra que aqui se apresenta, no formato de livro, fornece uma visão sobre a importância e a influência do contexto no momento da categorização e representação da informação e do conhecimento, o que possibilita refletir a estrutura cognitiva do indivíduo na organização da estrutura informacional sobre determinado domínio do conhecimento. Essas estruturas do conhecimento são representações da organização das ideias na nossa memória semântica. Cada estrutura de conhecimento existe como objeto, ideia ou evento e, também, como um grupo de atributos, o qual é ligado à outra estrutura do conhecimento. À medida que aprendemos, apreendemos novas estruturas e ligações, adicionando informações às estruturas existentes, ou alterando essas estruturas através do processo de reestruturação. Para organizar o conhecimento de qualquer área, da sua representação à sua recuperação, estudam-se primeiramente os conceitos que compõem esse campo do conhecimento e as relações entre eles. Neste livro, no percurso dos seus oito capítulos, são apresentados os esforços desses pesquisadores em estudar os fundamentos teóricos e propor soluções para questões relacionadas à organização e representação da informação hipertextual, principalmente, aquelas que dizem respeito às técnicas de pesquisas em tecnologias da Web Semântica, tendo o usuário como ponto central de estudos na área. Para realização dessas pesquisas, também, foi necessário buscar aportes teóricos e metodológicos em outras áreas do conhecimento, tais como a Ciência da Computação, a Linguística e a Psicologia Cognitiva. Espero que este livro seja útil para os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como para professores e pesquisadores da área.

Fonte: Editora Interciência

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Boletim Sistema CFB/CRB nº 72

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E-book: As contribuições de Paul Otlet para a Biblioteconomia

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E-book: Bibliotecári@s Negr@s: ação, pesquisa e atuação pesquisa

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E-book: Leitura documentária: estudos avançados para a indexação

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Sinopse

O desejo de desvelar os mecanismos subjacentes à leitura documentária e contribuir para o avanço das reflexões científicas no Brasil motivou a organização desta obra, fruto da colaboração científica entre as pesquisadoras Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Campus de Marília, Profa. Dra. Dulce Amélia de Brito Neves da Universidade Federal da Paraíba e Profa. Dra. Paula Regina Dal’Evedove da Uni-versidade Federal de São Carlos, que encontram nos estudos da representação temática da informação um elo comum. Apresenta uma coletânea de resultados de pesquisas que proporciona ao leitor uma rica reflexão acerca da leitura documentária. Seus capítulos resgatam e discutem, de forma verticalizada e atual, os referentes teóricos e metodológicos do processo de leitura documentária mediante um diálogo interdisciplinar, o que torna esta obra um convite aos profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Ciência da Informação que buscam uma aproximação crítica com o papel da leitura documentária no processo de indexação.

Fonte: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

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E-book “As bibliotecas universitárias de Portugal e do nordeste do Brasil: estudo sobre o impacto e mediação das tecnologias”

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Livro: Quer que eu leia com você? – Refletindo sobre as práticas e os espaços de leitura para a educação infantil

 Este livro contribui para estimular o debate, a reflexão e a criação de novas metodologias para incrementar a leitura e a contação de histórias, inclusive com o envolvimento e a participação ativa das crianças. Apresenta experiências desenvolvidas na Biblioteca Flor de Papel da UFF, um espaço de mediação dedicado a incentivar as crianças da educação infantil a terem contato com a literatura e demais gêneros textuais, buscando trabalhar o gosto e a prática cotidiana da leitura. Uma obra de grande interesse para pais, professores, bibliotecários e todos os que se interessam pelo desenvolvimento das práticas de leitura infantil.

Fonte: Eduff – Editora da Universidade Federal Fluminense

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E-boook: Gestión de proyectos en información y documentación

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 Fonte: De Olho na CI

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E-book: Contextos formativos e operacionais das bibliotecas escolares e públicas brasileiras

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Este livro contém o registro sistematizado das atividades desenvolvidas pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) com o fim de refletir sobre a realidade social e política das bibliotecas públicas e escolares no Brasil. Afinal, a educação e a cultura são pilares fundamentais para a transformação do sujeito em cidadão, capaz de configurar, continuamente, seu contexto cultural e social. Mas também registra as reflexões sobre ética profissional acontecidas nos Seminários Regionais de Bibliotecas Escolares e Públicas e de Ética Profissional que o CFB realizou em todas as regiões do País, quando a temática foi apresentada e discutida como conceito normativo e prática essencial ao exercício de qualquer profissão. Assim, por meio da análise das informações coletadas regionalmente no País, baseada em princípios filosóficos, discorre-se sobre a sua pertinência e reflete-se sobre como a ética, atualmente, orienta e disciplina a conduta do bibliotecário brasileiro em suas realidades regionais e ambientes profissionais.

Fonte: Repositório Institucional do Conselho Federal de Biblioteconomia

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E-book: Mediadores de leitura na bibliodiversidade

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A presente publicação resulta da produção textual dos docentes que atuaram na equipe coordenadora e executora do projeto Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, na modalidade EAD. Os capítulos deste livro constituem-se na trajetória dos autores envolvidos no curso acerca dos temas desenvolvidos nos cinco Módulos do conteúdo programático, na sequência de seu desenvolvimento. Os conteúdos desenvolvidos objetivaram desenvolver competências para a fruição da literatura, da construção estética dos textos em suas diferentes linguagens e em diferentes ambientes; identificação de práticas leitoras; a reflexão e o debate sobre os aspectos teóricos, políticos e metodológicos da leitura e da mediação da leitura.

Fonte: Secretaria de Educação a Distância da UFRGS

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Manual de procedimentos para o tratamento da informação com restrição de acesso

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Publicado em 2017 pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados este manual tem como objetivo definir critérios técnicos sobre o acesso a informações restritas, a fim de que se possa garantir o necessário e pertinente tratamento a determinadas informações de controle especial. Nesse sentido, a leitura e análise desta obra é indicada não apenas àqueles que se veem diante da necessidade de cumprir as disposições prescritas em textos normativos, mas também a todos quantos, na condição de cidadãos, queiram conhecer e entender os procedimentos da administração pública brasileira, para melhor exercer o controle social e a efetiva cidadania.

Fonte: Portal do Bibliotecário

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E-book: ComCiência e divulgação científica 

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Fonte: Agência FAPESP

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Livro: “Modelo de Gestão de Bibliotecas Comunitárias: criado a partir do TCC: Modelo de Gestão de Bibliotecas Comunitárias, apresentado à FESPSP – FaBCI – 2013”

Mesmo diante às novas tecnologias e o rápido acesso à informação, a sociedade atual encontra-se em um patamar de desinformação muito alto principalmente no que tange às sociedades menos favorecidas. Nesse sentido surgem às bibliotecas comunitárias, que por serem normalmente gerenciadas por uma multidisciplinaridade de pessoas da própria comunidade e não contar com um modelo de gestão, acabam muitas vezes por deixarem de existir. Esse trabalho tem o propósito de servir como um modelo de gestão aos interessados em constituir uma biblioteca nesse gênero, servindo de suporte desde sua criação, captação de recursos, parcerias, até sua construção – o trabalho técnico mais apropriado para o usuário (comunidade), disponibilização para o usuário e ações culturais e demais serviços que podem ser desenvolvidas nesses espaços onde normalmente contam apenas com doação para sua existência. Essa pesquisa foi realizada para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP.

Fonte: Novas Edições Acadêmicas

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E-book “Educação Científica: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de jovens pesquisadores” 

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As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) trouxeram uma série de mudanças sociais e comportamentais. Essas mudanças reverberaram em todos os espaços e instâncias da sociedade. Em alguns elas causam espanto, repulsa; em outros , despertam curiosidade e fascínio. O fato é que a influência das NTIC é enorme, quase inevitável, atingindo de modo mais forte as camadas mais jovens da população. Diante disso é necessário (re)pensar a formação dos jovens nesse contexto cada dia mais efervescente.

O livro Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis, organizado pela professora Maria Aparecida Moura, da Universidade Federal de Minas Gerais, traz justamente trabalhos que refletem sobre a formação ética,cidadã e científica de jovens, trabalhos esses que buscam também romper com barreiras e propor novos caminhos para a formação de pesquisadores juvenis.

A fim de organizar e aproveitar de maneira mais clara as ideias contidas em seus 21 capítulos o livro divide-se em quatro eixos. São eles:

  1. Educação científica e cidadania;

  2. Metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica;

  3. Letramentos, leitura e mediações;

  4. Ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais.

Ao longo dos capítulos os mais diversos contextos, discussões e possibilidades de abordagem da temática “educação de jovens e formação de pesquisadores juvenis” são expostos. Há textos que levantam questões em torno da formação ética, outros apresentam discussões de gênero, além das novas possibilidades e cenários surgidos com as NTIC.

Dentro desse último tópico discute-se creative commons, escrita colaborativa, blogs, letramento, cultura wiki e robótica. Todos os textos possuem um bom nível de conteúdo e constituem-se em ótimo referencial inicial para quem se interessa por essas temáticas.

O livro Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis é antes de mais nada um indicador de que é possível construir novos caminhos no que se refere a formação humana e que esses caminhos passam pelo desenvolvimento de práticas mais inclusivas e dinâmicas no tocante a lida com o caótico, amplo e rico campo tecnológico e informacional.

Fonte: Estante da Bibliotecária

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Livro: Biblioteca Digital Jurídica do STJ : BDJur 10 anos

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Livro: Informação Seletiva , Mediação e Tecnologia. A Evolução dos Serviços de Disseminação Seletiva da Informação

Esta obra, não apenas atualiza a literatura acadêmica existente sobre os serviços de disseminação da informação, mas, também, sistematiza, de forma inovadora, os conhecimentos já consolidados sobre o processo. Além disso, sintetiza e integra a literatura sobre tópicos relacionados aos mesmos, sobre o papel do profissional da informação no seu oferecimento e sobre os aspectos práticos do seu planejamento e produção.

Fonte: Amazon

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Livro: O Profissional da Informação em Tempo de Mudanças

Sinopse profissional da informação em tempo de mudanças, o
Falar em Sociedade da Informação faz-nos repensar vários conceitos e práticas em praticamente todas as áreas. Evidentemente, a Ciência da Informação não poderia deixar de refletir sobre tal questão. A Ciência da Informação parece ainda não ter alcançado um ponto de equilíbrio e consenso em relação à atuação que se espera por parte dos profissionais que atuam na área. Muitos indivíduos consideram que a principal causa dessa situação está nos currículos dos cursos de graduação; outros consideram que os currículos são satisfatórios e que a questão está mais relacionada com o perfil do profissional. Assim, focando-se no “perfil profissional”, o conteúdo do livro constitui-se em cinco ensaios relacionados ao perfil do profissional da informação. Cada um com sua particularidade, envolvendo aspectos tais como: perfil de habilidades demandadas por empresas de recrutamento e seleção de recursos humanos; reflexões sobre cenários, práticas e perspectivas da Biblioteconomia; atuação do profissional da informação na Gestão do Conhecimento; o compromisso social da profissão e a visão do usuário em relação ao perfil do profissional. Dessa forma, não ousamos dar por encerrada a questão sobre “O bibliotecário no contexto da sociedade da informação? refletindo sobre a busca de uma identidade”. Pelo contrário, embora esperamos ter contribuído para que os próprios profissionais possam identificar um perfil que melhor se adapte a seus interesses e realidade, lançamos o desafio para que eles busquem respostas para as inquietações pessoais que possivelmente surgirão após a leitura dos textos, os quais, apesar de serem escritos por diferentes autores, mantêm uma mesma linha que os une – o perfil do profissional da informação.

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Livro: Coaching e Gestão do Conhecimento Pessoal: O Bibliotecário Como Agente de Desenvolvimento Humano

Sinopse coaching e gestão do conhecimento pessoal: o bibliotecário como agente de desenvolvimento humano
“…Esta obra de Leonardo Fernandes Souto inicia-se tratando dos meios pelos quais se faz a Gestão do Conhecimento Pessoal, ou seja, como se planeja, organiza, mobiliza e controla os resultados do seu próprio conhecimento pessoal desenvolvido, mas já se pode supor, a partir das considerações de Polanyi, que esta tanto é melhor quanto mais se evolui no desenvolver da consciência e da apreensão da realidade, do indivíduo encontrar e saber trilhar os caminhos com os quais defronta-se em seu cotidiano. E aí entram técnicas como o coaching, descritas no livro. Ou seja, o coaching torna-se de imensa valia para a gestão do conhecimento pessoal do indivíduo, seja aplicado às organizações, a outros ambientes, enfim, à sua própria vida. O coaching faz valer também a importância da relação com o outro, no sentido de estimular o indivíduo na busca do seu caminho.O livro é fortemente recomendado, especialmente para os bibliotecários, mas também para qualquer outro profissional interessado em buscar respostas para o seu desenvolvimento pessoal…”

Fonte: Cia. dos Livros – BOOKPartners Brasil Editora e Distribuidora de Livros LTDA.

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Ebook: Archivos personales: experiencias de organización y gestión /  Arquivos pessoais: experiências de organização e gestão

Las comunicaciones reunidas en esta obra fueron presentadas en el “I Encuentro de Archivos Personales”, coordinado por Noelia García y Maria Celina Soares de Mello e Silva, en el marco del XII Congreso de Archivología del MERCOSUR, celebrado recientemente en la ciudad de Córdoba, Argentina.

Los trabajos abordan, desde diversas perspectivas, distintas temáticas relativas a los archivos personales.

Fonte: RED de Archiveros graduados de Córdoba

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E-book: Dar nome aos documentos: da Teoria à Prática

Sinopse

Arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória enfrentam hoje, mais do que nunca, a dificuldade de nomear adequadamente os documentos que precisam descrever e disponibilizar para consulta. Na medida em que se interessam por tudo aquilo que pode servir de fonte para a pesquisa, e não apenas por documentos que correspondem a atos de caráter administrativo e jurídico, lidam com uma variedade muito grande de linguagens, suportes, técnicas de registro e formatos, sem dispor de repertórios que os auxiliem nessa tarefa.

Fonte: Fundação Fernando Henrique Cardoso

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Livro: Competência em informação: Políticas Públicas, teoria e prática

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Autor(a): Fernanda Maria Melo Alves, Elisa Cristina Delfini Corrêa e Elaine Rosangela de Oliveira Lucas (Org.)
Ano: 2016
Editora: Edufba
ISBN: 978-85-232-1540-8
Nº de Páginas: 457
Idioma: Português, Inglês e Espanhol

O livro possibilita uma reflexão sobre os diversos caminhos seguidos pela ciência da informação. Dividido em três eixos: políticas públicas, aspectos teóricos e práticas e experiências, os autores do Brasil e da Espanha descrevem diferentes abordagens do campo de atuação e pesquisa na área , desde a iniciativa dos estados para o fomento à formação e ensino em competência em informação, até as metodologias, conceitos e aplicabilidade dessas ações em diferentes lugares.

Fonte: Edufba

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E-book: Open data day: dados abertos governamentais e democracia

A presente obra é um resultado do evento denominado Open Data Day (ODD), dedicado à pesquisa e ativismo pelos dados abertos. Esse evento é realizado simultaneamente em diversos países, no qual se vislumbra a continuidade de uma rede de cooperação científica interinstitucional e internacional de alto nível na área, com a colaboração de diversos professores estrangeiros e nacionais de vários campos do saber, tais quais Direito, Tecnologia de Informação, Comunicação Social, Políticas Públicas e Administração. No Brasil, o ODD já possuiu edições em anos anteriores, ocorrendo em alguns estados. Em todas as edições, têm-se levado a cabo discussões que trazem temas contemporâneos ante o uso desses dados para a melhoria das ações governamentais e da sociedade. Sabe-se que os dados abertos geram transparência e responsabilidade democrática, oferecendo à sociedade uma melhor compreensão das ações públicas e governamentais, e capacitando-a a tomar decisões que melhore a sua qualidade de vida.

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Livro: Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI

SPUDEIT, D. F. A. de O.; MORAES, M. B. de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278p. (Coleção Estudos ABECIN; 07). 

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E-book: Arquivos fotográficos: reflexões sobre sua abordagem arquivística

Las comunicaciones reunidas en esta obra fueron presentadas en el “III Encuentro de Archivos Fotográficos”, coordinado por André Malverdes (Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil) y Anna Carla Mariz (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil) en el marco del XII Congreso de Archivología del MERCOSUR. Los textos reunidos están orientados al tratamiento
archivístico de fondos y colecciones fotográficas, en distintos ámbitos institucionales y espacios geográficos.

Fonte: RED de Archiveros graduados de Córdoba

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Livro: Livro, leitura e biblioteca em tempos sombrios

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E-book: Comunidades de usuarios, necesidades de información y servicios bibliotecarios: investigaciones.

Calva González, J. J. (coord.). [e-Book]  Comunidades de usuarios, necesidades de información y servicios bibliotecarios: investigaciones. México, Instituto de Investigaciones Bibiotecológicas. y de la Información, 2017

Texto completo:

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Los usuarios de la información son uno de los elementos fundamentales de los servicios bibliotecarios y de información que se brinden, ya sea que estos se encuentren en sectores público o privados. Así se tiene a comunidades o sectores sociales de muy diferente orden como lo son: los enólogos, los agricultores de agave, los estudiantes, las comunidades indígenas, los docentes y muchos otros más, que esperan de dichos servicios, precisamente, obtener la información que necesitan. Todas las comunidades de usuarios de la información del tipo que sea, tendrán siempre necesidades de información. El conocimiento de las necesidades de información se obtiene de una manera bastante aproximada llevando a cabo los llamados “estudios de usuarios” y concretándose sobre las necesidades informativas. La investigación sobre los usuarios de la información está presente en esta obra, la riqueza de información que brinda permite que sea utilizada en diversas comunidades y que para ciertos sectores como los agroindustriales.

Fonte: Universo Abierto

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E-book: Paleografia e suas interfaces

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Livro: Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais


Organizadores: Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Gerda de Souza Holanda, Patrícia Silva Dorneles, Juliana Valéria de Melo

Ano: 2016

Editora: Luminária Academia

ISBN: 978-85-5996-161-4

Nº de Páginas: 332

A acessibilidade cultural, tratando-se de algo muitas vezes subjetivo, torna-se um desafio bastante complexo para profissionais da área. A cultura transcende normas ou padrões, não se baseia em fórmulas ou parâmetros fixos e universais. Somente a acessibilidade física ou arquitetônica de instituições culturais, por exemplo, não garante a fruição total daqueles bens. Para a acessibilidade cultural, também é preciso adaptar ou criar novas linguagens. O livro ACESSIBILIDADE CULTURAL NO BRASIL: NARRATIVAS E VIVÊNCIAS EM AMBIENTES SOCIAIS instiga o leitor a lidar com as diferentes linguagens sobre essa temática, transversalzando vivências práticas dos autores e discussões teóricas a partir de diferentes olhares.

Fonte: Editora Multifoco

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Livro: A Ciência da Informação em evidência: autonomia e participação social

Autor(a): Kátia de Oliveira Rodrigues, Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, Hildenise Ferreira Novo e Jaires Oliveira Santos (Org.)
Ano: 2017
Área: Biblioteconomia e ciência da informação
Editora: Edufba
Edição: 
ISBN: 978-85-232-1618-4
Nº de Páginas: 199

O tema central do  livro são as atividades de informação para o desenvolvimento do protagonismo social na memória social, na cidadania, e na atuação de arquivos, bibliotecas e museus. Promove o debate acerca da concepção, promoção e valorização do desse protagonismo, fundamentado no desenvolvimento de competências específicas das áreas que se interligam para atender aos novos tipos de necessidades informacionais da sociedade contemporânea.

Fonte: Edufba

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Livro: Gestão de Coleções em Unidades Informacionais

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Academic E-Books: Publishers, Librarians, and Users

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Ward, S. M., R. S. Freeman, et al. [e-Book] Academic E-Books : Publishers, Librarians, and Users. West Lafayette, IN, Purdue University Press, 2015

Academic E-Books: Publishers, Librarians, and Users  ofrece a los lectores una visión de las implicaciones cambiantes y emergentes que conllevan los libros electrónicos en la educación superior. Las tres secciones principales contienen contribuciones de expertos en el ámbito editorial, comercial, y también de bibliotecarios que informan sobre los desafíos que conlleva ofrecer y gestionar libros electrónicos; así como sobre los aspectos relacionados con el uso de los e-books por parte de los usuarios. La sección de estudio de caso ofrece experiencias de siete bibliotecas universitarias de diferentes tamaños y tipos, en las que los bibliotecarios describen proyectos innovadores y estimulantes que implican el trabajo con libros electrónicos

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Caderno Emília nº 1

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E-Book: “Interlocuções e novas perspectivas na educação em Ciência da Informação”

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FARIAS, G. B. (Org.). Interlocuções e novas perspectivas na educação em Ciência da Informação. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 115p. (Coleção Estudos ABECIN; 06).

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Livro: Com Borges

Em 1964, Alberto Manguel, então com dezesseis anos, trabalhava em uma famosa livraria de Buenos Aires, onde era possível encontrar as últimas novidades publicadas na Europa e nos Estados Unidos – e onde todas as tardes Borges passava, retornando da Biblioteca Nacional. Um dia, o escritor, já cego, perguntou ao jovem Manguel se ele estaria disposto a ler para ele à noite, já que sua mãe, Doña Leonor, com noventa anos, se cansava facilmente. O apartamento de Borges é um lugar fora do tempo, povoado de livros e palavras, um universo puramente verbal onde Manguel descobrirá o tipo de conversa que lhe era congenial – a dos livros e de sua feitura. E descobrirá (ele que havia crescido em Israel e que a partir de 1968 viveria em diversos países), a única terra à qual vale a pena pertencer – a da literatura. Com uma paixão constantemente moderada por um afável comedimento, Manguel nos faz compartilhar sua descoberta, permitindo-nos conhecer o que de Borges não conhecíamos. Tanto que, no final, nos é difícil acreditar que não conhecemos pessoalmente Borges, que não fomos hóspedes em sua casa.

Fonte: Livraria da Travessa

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Livro: Bibliotecas no Mundo Antigo

Lionel Casson (autoria), Cristina Antunes (tradução)

Esta deliciosa obra conta a história das bibliotecas antigas desde suas origens, quando “livros” eram tábuas de cerâmica e a escrita, um fenômeno novo.
O renomado estudioso clássico Lionel Casson nos conduz em uma animada viagem, partindo das bibliotecas reais do Antigo Oriente, passando pelas bibliotecas públicas e privadas da Grécia e de Roma, até as primeiras bibliotecas monásticas cristãs.
Casson traça o desenvolvimento das construções, os sistemas, acervos e patronos das bibliotecas, considerando questões de uma ampla variedade de tópicos, como: quem contribuiu para o desenvolvimento das bibliotecas públicas, especialmente a grande Biblioteca de Alexandria? O que as bibliotecas antigas incluíam em seu acervo? Como bibliotecas antigas adquiriam livros? Qual era a natureza das publicações no mundo greco-romano? Como o cristianismo transformou a natureza dos acervos bibliotecários?

Assim como uma biblioteca recompensa quem a explora com tesouros inesperados, este interessante livro oferece a seus leitores a história surpreendente da ascensão e do desenvolvimento de bibliotecas antigas – uma história fascinante que nunca foi contada antes.

Fonte: Grupo Autêntica

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Guia de Gestão de Dados de Pesquisa para bibliotecários e pesquisadores

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Gerenciamento de dados de pesquisa é o processo de supervisão dos dados que estão sendo gerados durante um projeto de pesquisa. Qualquer pesquisa vai exigir algum nível de gerenciamento de dados, e as agências de financiamento estão cada vez mais exigindo que os cientistas e acadêmicos planejem e executem as boas práticas de gestão desses dados. O Guia de Gestão da Dados de Pesquisa elaborado por Luana Sales e Luís Fernando Sayão busca, nesse sentido, orientar os pesquisadores e os profissionais de informação frente a esses novos desafios.

Fonte: Comissão Nacional de Energia Nuclear

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Livro: A Europa de Gutenberg: O Livro e a Invenção da Modernidade Ocidental (Séculos XIII-XVI)

Autores: Souza, Gilson César Cardoso de , Barbier, Frédéric

Editora: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo

Sinopse: As grandes transformações das sociedades são acompanhadas por transformações paralelas nos sistemas de comunicação social. No Ocidente, a primeira “revolução midiática” foi desencadeada pela invenção da imprensa por Gutenberg, em meados do século XV. Suas principais características, segundo Frédéric Barbier, foram o desenvolvimento da organização técnica do campo literário moderno, o desenvolvimento da fiscalização e da censura, bem como a invenção do processo mesmo de midiatização. Ao analisar a revolução de Gutenberg e estabelecer comparações entre ela e fenômenos contemporâneos, o autor propõe algumas chaves sobre a revolução das mídias dos anos 2000. Este livro permite, assim, que se compreendam melhor questões relacionadas à história da cultura no mundo ocidental. 

Fonte: Livraria Edusp

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Livro: Alfabetizar letrando na biblioteca escolar

Tomando por foco a proposta de alfabetizar letrando na biblioteca escolar e nas salas de leitura, os autores defendem que as diversas vozes se façam ouvir nesses importantes ambientes de leitura, destacando sua função crítica, educacional e pública. Traçam ainda relações entre a arte e o livro infantil e fundamentam a importância de se ler em voz alta e contar histórias para favorecer a construção de sentido e despertar o prazer da leitura nas crianças. No livro, são propostas atividades com poesias, canções, periódicos, livros informativos, placas, anúncios, cartazes, quadrinhos, livros sem texto, livros informativos sobre arte e narrativas curtas.

Cortez Editora
Coleção: Coleção Biblioteca Básica de Alfabetização e Letra
Autor: Eduardo Valadares, Marcela Mendonça Amorim, Fabiano Moraes

Fonte: CORTEZ EDITORA E LIVRARIA

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E-book: Competência em informação no Brasil: cenários e espectros

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Fonte: ABECIN Editora

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Livro: O contributo da biblioteca escolar para o reforço da escola inclusiva

Cabe à biblioteca escolar fornecer as melhores oportunidades de informação para que todos os indivíduos possam tirar o maior partido das suas vidas como cidadãos ativos, construtivos e independentes. Mas, perante o aumento de situações de vulnerabilidade da população escolar que caracterizam a escola contemporânea, nomeadamente, o crescente número de alunos oriundos de outros países, a elevada percentagem de discentes com comportamentos de risco e de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas do ensino regular, a biblioteca escolar confronta-se com o desafio de responder a uma população escolar com necessidades diversas que, muitas vezes, requer meios tecnológicos diferenciados e estratégias individualizadas de acesso à informação.

Biblioteca escolar e aprendizagem

A biblioteca escolar assume, no paradigma educacional do século XXI, a missão primordial de apoiar alunos e professores no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, disponibilizando equipamento diversificado e informação em diferentes formatos e suportes, promovendo a igualdade no acesso e colaborando na planificação e dinamização de atividades de aprendizagem centradas no aluno e nas suas necessidades. Na definição apresentada por Lourense Das (2008) sobre a concepção de uma biblioteca escolar no século XXI, a autora refere que a biblioteca escolar é mais do que uma sala com livros e serviços, é uma função na escola. Também, segundo Valverde (2000) a Biblioteca Escolar é um recurso coletivo que permite a todos os alunos, sem exceção, o acesso aos instrumentos de aprendizagem, à informação e à leitura, garantindo, assim, uma educação, em condições de igualdade.

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Fonte: Portal do Bibliotecário

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Livro: Leitura, escrita e tecnologias da informação

Organizadores: Ana Lúcia Tinoco Cabral, Jean-Luc Minel, Sueli Cristina Marquesi

Em uma sociedade em que a informação está disponível como nunca esteve, arriscamos dizer que nunca se leu e nem se escreveu tanto. Por isso é premente desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio dos sistemas de computador e voltadas para as modernas tecnologias de informação. Elas ajudarão a melhorar as competências leitora e escritora e, consequentemente, possibilitarão o desenvolvimento pleno da cidadania de nossos jovens. É com esse intuito que os pesquisadores do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul envolvidos no projeto de pesquisa Gramática, texto e argumentação para a prática de leitura e escrita, em cooperação com pesquisadores de universidades brasileiras, portuguesas e francesas, desenvolveram este livro.

Fonte: Editora Terra Cota

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Livro: Cultura, representação e informação digitais

 

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Autor(a): Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, Aurora Leonor Freixo, Iole Costa Terso e Ricardo Sodré Andrade (org.)
Ano: 2010
Editora: EDUFBA
Edição: 1ª Edição
ISBN: 978-85-232-0713-7
Nº de Páginas: 248

Os diferentes capítulos deste livro associam reflexões epistemológicas, científicas e técnicas no domínio da Ciência da Informação em contextos técnicos, históricos e culturais. A obra elenca de modo central as relações entre a informação e sua configuração contemporânea em formato digital e seus desdobramentos nos campos da cultura e da representação. Estabelece relações complexas entre a importância da informação digital numa perspectiva de cultura e representação.

Fonte: EDUFBA

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E-book: Bibliotecário do Século XXI: pensando o seu papel na contemporaneidade

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Organizadores: Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro e Pedro Cavalcanti Gonçalves Ferreira

Fonte: Ipea

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E-book: ‘Estudos Métricos da Informação no Brasil: Indicadores de Produção, Colaboração, Impacto e Visibilidade

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Este livro constitui um estudo teórico-conceitual-metodológico, analítico e aplicado, resultante da trajetória científico-acadêmica da vida profissional da autora, decorrente da sua vivência junto à Universidade Estadual Paulista (UNESP), no campus de Marília, como docente do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Seu foco é atender ao estudioso da subárea Estudos Métricos da Informação, área de Ciência da Informação, trazê-lo à compreensão do significado de indicadores e suas aplicações.

Desde os anos de 1982, quando iniciou sua docência na vida universitária, a autora teve o primeiro contato com a Bibliometria, por meio de um curso oferecido pela Profa. Dra. Gilda Maria Braga (Convênio IBICT/UFRJ), uma das pioneiras no Brasil, com experiência na área de Ciência da Informação e ênfase em Cientometria, dedicada aos temas: recuperação da informação, socialização da informação, bibliometria e comunicação científica. A autora compreendeu a necessária associação entre os indicadores bibliométricos e cientométricos e os recursos matemáticos dos quais dispunha. Sentiu, também, a necessidade de agregar os conhecimentos estatísticos e, na sequência, a competência em softwares que agilizassem os cálculos e pudessem organizar e sintetizar os dados retirados das fontes escolhidas.

Fonte: Unesp

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Livro: “O BIBLIOTECÁRIO PERFEITO: O HISTORIADOR RAMIZ GALVÃO NA BIBLIOTECA NACIONAL”

Este livro traz novas perspectivas ao destacar a importância da Biblioteca Nacional para o projeto político-cultural nacional e para o projeto de escrita da História do Brasil do século XIX. A biblioteca, por meio de suas rotinas e também de acontecimentos extraordinários, como a Exposição de História do Brasil de 1881, surge como locus decisivo para a reunião de um acervo, para o trabalho de pesquisa com livros e documentos e para sua disponibilização a um público, quer de letrados, quer de cidadãos cultos. […] Estou certa de que este livro poderá inspirar outros estudos sobre intelectuais, com destaque àqueles que se tornaram, privilegiadamente, mediadores culturais (Angela de Castro Gomes).

Mais informações: ediPUCRS

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Ebook: Manual de direito autoral para museus, arquivos e bibliotecas

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A digitalização de acervos é uma atividade que tem se intensificado nas instituições de memória nos últimos anos. O barateamento das tecnologias de digitalização torna cada vez mais viável que museus, arquivos e bibliotecas disponibilizem para acesso online heranças culturais antes alcançáveis apenas por aqueles com possibilidades financeiras e geográficas. No Brasil, essa atividade também tem se popularizado. Observando este fenômeno é que a equipe do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getulio Vargas iniciou, em setembro de 2014, o projeto Acervos Digitais. Este livro buscou investigar quais eram os aspectos técnicos, jurídicos, financeiros e institucionais que surgem quando museus, arquivos e bibliotecas optam pela atividade da digitalização.

Fonte: Repositório Digital da FGV

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Ebook: Desigh thinking para bibliotecas

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O livro “Design Thinking para Bibliotecas” foi idealizado pela IDEO, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. A FEBAB obteve autorização para traduzi-lo com participação voluntário da professora Adriana Souza e a revisão de Paula Macedo.

É uma experiência para quem pretende conhecer uma nova filosofia em que o surgimento de problemas sejam potencialmente transformados por uma equipe em oportunidades para ação por meio de processos de inspiração, ideação e iteração.

Fonte: Biblioteconomia Digital

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Livro: “Arquivo Zila Mamede: Inventário”

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Com a publicação do inventário do arquivo de Zila Mamede (1928-1985), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo dá início à difusão dos fundos e coleções que custodia, para além de seu rico acervo bibliográfico.
Por suas dimensões reduzidas, que não comprometem, contudo, sua representatividade e seu potencial informativo, o arquivo da bibliotecária, pesquisadora e poetisa Zila da Costa Mamede foi escolhido para ser o primeiro a ser descrito e disponibilizado para a consulta, em experiência-piloto que teve por objetivo consolidar metodologia específica para o tratamento de arquivos de natureza pessoal a ser aplicada aos demais conjuntos documentais.
José Francisco Guelfi Campos: professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI-UFMG). Doutorando em História Social pela FFLCH-USP. Realizou estágio de especialização em gestão de arquivos privados no Archivo Histórico de la Nobleza, Espanha (2012). Coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo (Arq-SP). Entre 2014 e 2016, foi coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP).

Fonte: Fonte: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

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Livro: “As Bibliotecas de Maria Bonomi”

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Convidada para ilustrar o sexto número da revista Livro (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição – USP, 2017), a artista plástica Maria Bonomi produziu 23 xilogravuras das mais proeminentes bibliotecas do
mundo, desde a antiga Biblioteca Marciana (de 1564) à jovem Biblioteca Brasiliana (2013), passando por diversos países, como Itália, Portugal, Áustria, República Tcheca, Alemanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Brasil, Egito, Japão e China, sem deixar de fora a biblioteca infinita de Jorge Luis Borges. As xilogravuras da artista, com suas matrizes e impressões, resultaram na exposição “A Revista Livro e as Bibliotecas de Maria Bonomi”, realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
A partir das gravuras, a historiadora Marisa Midori Deaecto compôs um histórico conciso e profícuo a respeito de cada uma das 23 bibliotecas, as quais são discorridas em seus diversos aspectos: as condições de fundação, os percalços históricos, a formação e a relevância do acervo, os projetos arquitetônicos e a edificação dessas construções monumentais dedicadas ao livro e responsáveis por conservar o conhecimento, a cultura, a memória e a história das civilizações humanas.
Este e outros livros marcam o início das Publicações BBM, resultado de parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e o BNDES.

Fonte: Fonte: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

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Livro: “Glossário Visual de Conservação: um Guia de Danos Comuns em Papéis e Livros”

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Elaborado como instrumento de trabalho para o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, este Glossário Visual de Conservação busca, por meio de imagens e definições sintéticas, esclarecer alguns termos básicos usados para descrição de danos comuns em livros e obras em papel.
Camila Zanon Paglione: graduada em História pela Universidade de São Paulo em 2010 e mestra em História Social pela mesma instituição em 2014. Tem como principal área de atuação a conservação de bens culturais

Fonte: Fonte: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

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Livro: “Rubens Borba de Moraes: Anotações de um bibliófilo”

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Pensando no importante papel desempenhado pelo bibliotecário, bibliófilo, bibliógrafo, historiador, professor e pesquisador Rubens Borba de Moraes (1899-1986) no universo da bibliografia brasiliana, o
livro Rubens Borba de Moraes: Anotações de um Bibliófilo, de Cristina Antunes, reúne o conjunto das notas manuscritas por ele nos livros que constituem sua biblioteca – hoje parte integrante da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (BBM-USP) –, a partir do levantamento, registro e transcrição de toda a marginalia presente nas referidas obras, na forma de anotações feitas no próprio livro, ou notas manuscritas em papéis avulsos, recortes de jornais, recortes de catálogos e notas de venda emitidas por livreiros.
Cristina Antunes: graduada em Educação pela Universidade de São Paulo. Grande bibliófila, é atualmente curadora da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo.

Fonte: Fonte: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

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Livro: “Cartas de Rubens Borba de Moraes ao Livreiro Português António Tavares de Carvalho”

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Por meio deste conjunto de cartas trocadas com o livreiro português António Tavares de Carvalho, o leitor poderá acompanhar parte significativa da formação da Biblioteca Brasiliana de Rubens Borba de Moraes – integrada hoje à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo –, bem como a crescente empatia entre ambos.
Com a erudição aliada à peculiar clareza, sem pedantismo e sem falsa modéstia, discorre Borba de Moraes sobre a importância de cada obra desejada, adquirida ou não, traçando um amplo painel dos interesses que nortearam o colecionador e o estudioso que foi.
Sem a trava da censura que a troca de correspondência entre amigos permite, aborda ainda com muito equilíbrio, inteligência, por vezes com fina ironia, outras, de forma mordaz, diversos assuntos que transcendem o da bibliofilia e nos dá a visão de mundo de um personagem instigante de nossa história cultural que, por meio desta correspondência insólita, confirma, mais uma vez, a sua importância no universo do livro no Brasil.
Rubens Borba de Moraes: nascido em Araraquara (SP) em 1899, foi um bibliófilo, bibliógrafo, bibliotecário, professor e pesquisador brasileiro.

Fonte: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

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Livro: “Bibliografia e a Sociologia dos Textos”

 

 

Bibliografia e a Sociologia dos Textos aborda a questão da textualidade e da materialidade do impresso de modo inovador, mostrando como a forma de um texto é crucial na composição de seu sentido. D. F. McKenzie demonstra que, à medida que qualquer obra é reproduzida, reeditada e relida, ela assume novas formas e novos significados. Nas quatro conferências que compõem o livro, o autor discute temas como a materialidade do livro e seu potencial “discursivo”, amplia o conceito de textualidade e de materialidade da escrita para suportes múltiplos, e enfatiza a relação entre forma e conteúdo, abrindo novos caminhos para que os objetos da escrita possam ser pensados de forma mais ampla. Nesta edição o leitor encontrará ainda o estudo de McKenzie sobre oralidade e letramento em seu país natal, “A Sociologia de um Texto: Cultura Oral, Alfabetização e Impressão na Nova Zelândia”.

 

Fonte: Edusp

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Livro: Altmetria para bibliotecários

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“Altmetria para bibliotecários” é um guia que explica de forma didática os principais conceitos e ferramentas de altmetria, com exercícios práticos para sua aplicação na avaliação da produção científica.

Edição E-BOOK (PDF)
Edição do autor
Formato PDF
106 páginas
2016
Gratuito

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Ebook: Formação e atuação política na Biblioteconomia

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SPUDEIT, D. F. A. de O.; PEREIRA, D. B.; LOBÃO, I. de S. L.; DAVID, J. G. (Orgs.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 361p. (Coleção Estudos ABECIN; 04)

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Ebook: Fazeres cotidianos na biblioteca escolar

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SILVA, R. J. da; BORTOLIN, S. (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. 2.ed. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 163p. (Coleção Estudos ABECIN; 03)

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Livro: “Ética da informação: perspectivas e desafios”

 

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Os textos reunidos no livro organizado por Maria Nelida Gonzalez de Gomez e Regina de Barros Cianconi nos despertam para questões contemporâneas que tocam os problemas relativos à gestão democrática da informação, da produção e reprodução do conhecimento científico e da construção de narrativas e “verdades” ancoradas nas memórias dos documentos e arquivos que (re)fazem os eventos e acontecimentos históricos. Os textos da coletânea nos suscitam reflexões pertinentes à governança das democracias sociotécnicas contemporâneas.

 

Um primeiro aspecto trazido pelo conjunto de trabalhos diz respeito aos desafios impostos às sociedades contemporâneas face à intensificação e difusão de dispositivos de normalização das práticas, discursos e dos mecanismos de formulação das identidades. Michel Foucault foi sem sombra de dúvida um dos melhores observadores e analistas das feições concedidas às instituições de controle na modernidade, tornando-se abrigos da sujeição dos indivíduos aos regimes de normalização e internalização das normas (Foucault, 1972, 1987a). O espírito do capitalismo não só conferiu vida às noções de individualismo e autonomia, mas também concedeu corpo a uma ideia de ética universal fundamentada na radical separação entre a ética e a moral, espaço público e privado, fazendo com que a “ética protestante” se tornasse majoritária na promoção de uma ética universalizante informada, neste sentido, pelos princípios do regime da normalização. Em grande medida, os EUA figuraram como a fonte irradiadora dos modelos de gestão da ética na pesquisa não somente pelo seu papel de destaque na política científica, mas pela amplitude que a ideologia liberal e individualista (e normalizadora) obteve nos diferentes contextos socioculturais.

 

Fonte: Garamond

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Livro: “Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação”

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Organizado pelos pesquisadores Regina Marteleto e Ricardo Pimenta, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ, o livro-coletânea conta com a contribuição de autores das áreas de Ciência da Informação, Comunicação, Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Ciências Sociais, que analisam diferentes formas de aplicação dos conceitos e métodos produzidos por Pierre Bourdieu, em seus respectivos campos de inserção científica. A obra pretende ainda fornecer um guia de leitura da obra do sociólogo para a reflexão crítica das formas sociais de produção do conhecimento, obra inovadora proposta pela Ciência da Informação, como tributo às contribuições das ideias de Pierre Bourdieu nesse campo de estudos.

De acordo com os organizadores da obra, o tempo de maturação de seus conceitos e métodos aplicados em pesquisas na Ciência da Informação, enquanto domínio de conhecimento das Ciências Sociais e Humanas, parece ter atingido um patamar que justifica o diálogo interdisciplinar proposto. Além disso, lembram que no momento histórico presente, no qual os laços sociais e os produtos culturais alcançam relevo mundializado nos intensos fluxos de comunicação e informação, reconfigurando as formas de leitura, interação e aprendizagem, cabe redimensionar o pensamento de um autor que dedicou suas pesquisas à reflexão sobre os processos de dominação simbólica e de diferenciação social por meio de uma abordagem socioantropológica do conhecimento.

A prefaciadora do livro, a pesquisadora Maria Cecília de Souza Minayo, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama a atenção dos leitores para “o elevado nível de sofisticação e seriedade desta obra acadêmica – que, com certeza, será uma referência para professores, pesquisadores e estudantes da área de informação, comunicação e das ciências sociais, em geral”, desejando que “os leitores desta obra encontrem nela o rigor da ciência e a humanidade que lhe dá sentido, fazendo jus ao engajamento intelectual e social dos que a escreveram”. E sublinha o que mais marcou a si própria na trajetória de Pierre Bourdieu, tomando-o como exemplo de postura ética na práxis acadêmica: “a coerência de sua trajetória intelectual; a coerência de seu discurso teórico; e a coerência de seu engajamento como cidadão e ator político, sempre qualificado por sua produção científica”.

O autor do Posfácio, o pesquisador Marco Antônio de Almeida, do Curso de Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Eca, Universidade de São Paulo (USP), destaca “o diálogo de alto nível entre estudiosos do campo informacional e dos demais campos disciplinares presentes nesse volume, o que atesta a pujança e a atualidade do pensamento de Bourdieu para refletir sobre diversos aspectos que compõem nossa sociedade perpassada pelos fluxos de informação e comunicação. Conceitos consagrados como os de “habitus”, “campo”, “capital simbólico”, “distinção” são empregados em discussões que refletem tanto sobre os paradigmas e concepções dos estudos informacionais, como também sobre fenômenos relacionados, como as redes sociotécnicas, a educação, as formas de organização da ciência, as políticas estatais, os públicos das instituições culturais, entre outras. Uma obra que, sem dúvida, estimulará e contribuirá para os diálogos interdisciplinares no âmbito da Ciência da Informação no Brasil”.

Fonte: Garamond

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Livro: “Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar”

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Resumo

“Diante dos crescentes resultados negativos do desempenho escolar de alunos brasileiros, constatados pelo Ministério da Educação (MEC), Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar propõe-se a refletir sobre o complexo processo de alfabetização infantil e os contextos em que a leitura está inserida. Nesse sentido, apresenta-se uma análise dos aspectos cognitivos e sicossocioambientais que interferem no desempenho dos alunos. A obra contribui para o aprofundamento do conhecimento acerca dos processos envolvidos na aquisição da leitura e abre portas para intervenções eficazes que impulsionem essa competência tão relevante à formação das crianças. A compreensão do processo de aquisição da leitura e dos instrumentos disponíveis para sua avaliação, como a Provinha Brasil – Leitura, pode beneficiar profissionais das áreas da Educação, Psicologia e Psicopedagogia.”

Mais informações sobre o livro

Autor: Mendes, Eva Cristina de Carvalho SouzaBrunoni, Decio

Editora: Editora Mackenzie

Idioma: Português

Ano: 2015

Páginas: 84

ISBN 9788582933022

eISBN: 9788582937242

DOI: https://doi.org/10.7476/9788582937242

Fonte: SciELO Livros

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“O LEITOR COMO METÁFORA: o viajante, a torre e a traça”

Tanto quanto se pode dizer, os seres humanos são a única espécie para a qual o mundo parece composto de histórias, escreve Alberto Manguel. Lemos o livro do mundo de muitas formas: podemos ser viajantes, avançando através de suas páginas como peregrinos que se dirigem para a iluminação. Podemos ser reclusos, retirando-nos através da nossa leitura em nossas próprias torres de marfim. Ou podemos devorar nossos livros como traças, não para nos beneficiarmos da sabedoria que eles contêm, mas apenas para nos enchermos de inúmeras palavras. Neste livro, Manguel considera a cadeia de metáforas que descreveram os leitores e suas relações com o texto em um período de quatro milênios.

Fonte: SESC SP

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“A Capa do Livro Brasileiro: 1820-1950”

Mesclando a análise da evolução das capas com a história do desenvolvimento do livro, dos editores e dos capistas, Ubiratan Machado oferece uma visão ampla e consistente da história do livro brasileiro do ponto de vista de suas capas. O autor costura a história das capas na trajetória das principais escolas literárias do período em tela, ressaltando as interações entre forma e conteúdo. Dessa forma, passamos pelo romantismo, pelo naturalismo, pelo simbolismo e vemos um grande quadro do modernismo. A alguns dos grandes artistas da capa são reservados capítulos inteiros: J. U. Campos, Di Cavalcanti, Belmonte, Dorca e, talvez aquele que seja pintado com as cores mais belas, Santa Rosa. Naturalmente, há todo um capítulo dedicado à obra infantil de Monteiro Lobato, artista de talentos múltiplos, cuja biografia se confunde com a história do livro na primeira metade do século XX.
Com mais de mil e setecentas imagens de capas, o amante dos livros, Ubiratan Machado, oferece uma densa e coesa história das capas dos livros no Brasil. Obra que nasce original e clássica, tornar-se-á indispensável nas prateleiras de bibliófilos e historiadores. [Felipe Castilho de Lacerda]

Ler um trecho em pdf

O Livro tem 28 de altura por 30 de largura e 4,3 de espessura.

Fonte: Ateliê Editorial

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¿Cómo atender al usuario de las bibliotecas?

Blazquez Viedma, M. and M. A. Cuadrado Cordero Cómo atender al usuario de las bibliotecas. Salamanca, CITA. Fundación Sánchez Ruipérez, 2016.

Texto completo

¿Cómo es la biblioteca donde trabajo? • ¿Cuál es su misión? • ¿Qué objetivos tiene? Lo que está claro es que nuestro objetivo es aprovechar el impulso del cambio social, cultural y tecnológico que venimos experimentando desde hace unos años y aplicarlo a la forma que tenemos de atender al usuario. Se facilitan las pautas para manejar eficazmente la comunicación con el objeto de ofrecer un mejor servicio al usuario y así satisfacer sus necesidades de información junto con un trato excelente, aprendiendo a crear estrategias para desarrollar la motivación y el trabajo en equipo.

Fonte: Universo Abierto

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“(eBook) Biblioteca pública: avaliação de serviços”

Sinopse

Considerando que a avaliação está presente e perpassa inúmeras áreas e segmentos da biblioteconomia, abrangendo diversas maneiras de atuação desenvolvidas pelos profissionais da área, o objetivo principal desta obra é o estudo sobre a avaliação no trabalho desenvolvido nos Serviços de Referência e Informação das bibliotecas públicas.

Informações sobre o livro

 Fonte: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina

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“Leitura, literatura infanto-juvenil e educação”

Sinopse

Partindo da ideia de que a escola exerce papel de mediadora, no que tange à divulgação e ao consumo de livros específicos para o publico infanto-juvenil, esta obra tem como objetivo refletir sobre as relações entre aquela instituição e esta literatura. A abordagem realiza-se por intermédio de uma vasta seleção de obras que representam a escola, os professores e o ensino. Este livro é imprescindível para professores, estudiosos e interessados em conhecer mais sobre o complexo processo de utilização da literatura infanto-juvenil.

Informações sobre o livro
Título: (eBook) Leitura, literatura infanto-juvenil e educação
Autor(a): Célia Regina Delácio Fernandes
Idioma: Português
Editora: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina
Edição: 1
Ano: 2013
Número de Páginas: 320
ISBN: 978-85-7216-690-4

Fonte: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina

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“Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura”

Sinopse

De acordo com o autor, o objetivo deste livro é formular um modelo de formação do mediador de leitura em biblioteca escolar que possa ser aplicado em qualquer município do Brasil, respeitando a peculiaridade de cada região. Propõe ainda o desenvolvimento de cursos de formação continuada que possibilitem ao professor mediar a leitura na biblioteca da escola e se utilizar eficientemente dos materiais escritos nela disponíveis.

Informações sobre o livro:

  • Título: Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura
  • Autor(a): Rovilson José da Silva
  • Idioma: Português
  • Editora: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina
  • Edição: 1
  • Origem: NACIONAL
  • País de Produção: BRASIL
  • Peso: 0,3750 Kg
  • Número de Páginas: 192
  • ISBN: 978-85-7216-551-8

Fonte: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina

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“Arquivística audiovisual: filosofia e princípios”

A arquivística audiovisual é uma área amplamente reconhecida entre as instituições de memória, indústrias e universidades, e apresenta uma gama de políticas de governança para o desenvolvimento de coleções, sua preservação e acesso a elas. Entretanto, o volume crescente de documentos audiovisuais e a rápida obsolescência das tecnologias utilizadas para criá-los são fatores que impõem desafios imensos para os arquivos e os arquivistas de coleções audiovisuais. Esta publicação trata desses desafios e examina as questões levantadas pela migração de imagens e sons do analógico para o digital, além de conceitos mais amplos de preservação e acesso.

Alinhado à Recomendação da UNESCO de 2015 relativa à Preservação, ao Acesso e ao Patrimônio Documental, incluindo o Formato Digital, o Programa Memória do Mundo visa a proteger a memória documental e coletiva dos povos do mundo, assim como torná-la acessível a todos. Espera-se que esta publicação sirva como repositório de sabedoria e conhecimento para aqueles que exercem a profissão de arquivista audiovisual, e também como fonte para o seu trabalho de preservação desse rico legado cultural, para o benefício das gerações presentes e futuras.

Autor: Ray Edmondson

Brasília, UNESCO, 2017. 102 p.

Título original: Audiovisual archiving: philosofphy and principles.

Download gratuito:

Exemplares impressos:

Para solicitar cópias impressas em português, entre em contato com: grupoeditorial@unesco.org.br

Fonte: UNESCO

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“Memórias digitais: o estado da digitalização de acervos no Brasil”

Os acervos de instituições de memória – como bibliotecas, museus e arquivos – promovem acesso ao conhecimento, à educação e à cultura, além de preservar a memória e a identidade. O desenvolvimento das tecnologias digitais permite que esses acervos sejam divulgados e cheguem a públicos mais vastos, não mais restritos por limitações geográficas. Do ponto de vista geopolítico, trata-se da possibilidade de a cultura de um país e uma língua encontrarem presença qualificada na rede mundial. No Brasil, esse potencial está ainda por ser realizado, ou tem sido realizado de forma bastante desigual regionalmente.
Nesse contexto, o presente livro apresenta os principais desafios enfrentados para a digitalização de acervos, por meio de artigos de renomados profissionais que trabalham com instituições de memórias, em suas mais diversas esferas e em experiências internacionais relevantes.

Fonte: http://editora.fgv.br/memorias-digitais-o-estado-da-digitalizacao-de-acervos-no-brasil

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“Arquivos pessoais: experiências, reflexões, perspectivas”

O livro é uma coletânea dos trabalhos apresentados no I Encontro Arquivos pessoais: experiências, reflexões, perspectivas , realizado em São Paulo (2015).