Página inicial / Eventos / Recode e PUC-Rio oferecem formação gratuita e online de Mediação em Leitura

Recode e PUC-Rio oferecem formação gratuita e online de Mediação em Leitura

Já estão abertas as inscrições para a formação gratuita de Medicação em Leitura – uma iniciativa da Recode em parceria com o o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer).

Pela primeira vez em formato 100% online, o projeto quer formar professores, educadores sociais, bibliotecários, estudantes e profissionais que atuam em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e prisionais. A expectativa é capacitar 100 profissionais e estudantes por oficina. 

Ao todo, o projeto disponibilizará gratuitamente dez módulos que serão oferecidos a cada mês pela plataforma digital da Recode. Ao final de cada módulo cursado, cada participante receberá um certificado com o selo iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Uma certificação especial de formação em Mediação de Leitura será emitida para quem concluir as dez oficinas.

Segundo Renata Costa, gerente do programa de Bibliotecas da Recode, o percurso das oficinas foi pensado como uma formação continuada para as 200 bibliotecas apoiadas pela Recode e contribui com um dos eixos principais do Plano Nacional do Livro e Leitura, voltado à formação de profissionais que atuam nesses espaços.

“Não basta ter uma biblioteca pública; é preciso ter um profissional que faça a ponte entre o leitor e os livros e, portanto, é preciso ir além da formação técnica”, aponta.

A carga horária de cada oficina será de 10 horas, totalizando 100 horas para a formação completa. Para que os participantes possam esclarecer dúvidas e buscar informações complementares, haverá um webinar (conferência virtual) entre os participantes do curso e o professor responsável por cada oficina, após sua realização.

Cada oficina pretende abordar um dos aspectos que compõem a formação, em temas como: Novas Tecnologias; Contação de Histórias; A Biblioteca como Espaço de Leitura; Mediação de leitura; Literatura infantojuvenil; Práticas leitoras; Leitura e Relações de Trabalho; O Sentido da Leitura e a Leitura dos Sentidos; Dinamização de Acervos e Biblioterapia.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever a partir do dia 05/02.

Para se inscrever, basta entrar na plataforma da Recode, clicando aqui.

Fonte: Recode

Sobre admin

Check Also

Webinar gratuito: Boas Práticas na Publicação de Artigos Científicos

Apesar da pressão para publicar em revistas científicas de alto impacto, os pesquisadores nem sempre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *