Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / Qual o mercado da biblioteconomia?

Qual o mercado da biblioteconomia?

Qual o mercado da Biblioteconomia?

Segundo Rossetti (2000) mercado é determinado local onde os agentes econômicos realizam as suas transações.

Na teoria vemos diversas publicações dizendo que o bibliotecário pode atuar em qualquer tipo de empresa pois a sua atuação não está presa ao suporte físico, mas sim ao gerenciamento da informação, esta premissa pode ser verdadeira, mas não se reflete na oferta de vagas de emprego e trabalhos.

Empresas e empregadores não veem o Bibliotecário como um profissional que possa ser útil na empresa, se isto fosse verdade não teríamos tantos colegas desempregados.

A maioria das vagas onde aparece o termo “bibliotecário” ainda está no segmento biblioteca escolar/universitária, temos muita dificuldade de ampliar o “mercado” de atuação, umas das causas acredito ser que a maioria da produção de conteúdo dos eventos, publicações e postagens nas redes sociais da nossa área são voltadas para a biblioteca tradicional.

As empresas não percebem que o bibliotecário pode atuar em outras áreas pois não veem eles falando sobre outras áreas.

Para fugir da nossa “bolha” é preciso entender a necessidade dos outros “mercados”, para isto é preciso participar de eventos na área jurídica, engenharia, médica, etc. Entender quais são as necessidades informacionais e como podemos desenvolver produtos e serviços que resolvam os problemas.

Quem contrata ou emprega quer uma solução eficiente e rápida, não importa tanto o que está escrito no diploma do profissional, mas que ele demonstre experiência e conhecimento na área.

Em breve teremos um aumento de profissionais pela oferta do curso de Biblioteconomia EAD nas instituições federais, é preciso repensar que tipo de profissional será formado, pois a oferta de vagas atual é limitada e se não conseguirmos ampliar o mercado de atuação a situação será cada vez mais crítica.

Espero que cada vez mais os eventos da Biblioteconomia sejam voltados para outros segmentos, deixando de falar apenas para nós mesmos, entendendo os problemas de outras áreas.

ROSSETTI, José R. Introdução à economia. 18.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Fonte: Bibliovagas

Sobre admin

Check Also

Comunicado Anuidade Pessoa Física 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *